Uma infinidade de opções em alimentação, vestuário e atividades estão disponíveis no mercado "fit". A busca por hábitos mais saudáveis se tornou tão presente no dia a dia que existem diversos perfis em redes sociais que prometem tornar esse lifestyle mais dinâmico e acessível.
O personal trainer Talles Sucesso, da Bodytech Lago Sul, lembrar a importância de procurar um profissional formado na hora de montar a rotina de treinos. "Para prescrever qualquer tipo de exercício é importante avaliar diversos pontos para potencializar os resultados e, mais importante ainda, ter cuidado com a saúde. Só quem estudou para isto está apto para elaborar o treino", explica.
Um dos argumentos mais comuns das pessoas que procuram os exercícios sem orientação profissional está na busca por diversificação dos movimentos. "Se preocupam mais com o desafio de tentar o novo do que com o efeito do exercício. Acabam esquecendo de avaliar cientificamente cada movimento", destaca o personal.
De acordo com Talles, quando os treinos são copiados ou duplicados de pessoas da internet, o que acontece com frequência nas academias, o ato pode não só comprometer a saúde como até mesmo atrasar o resultado almejado. O profissional estuda diversas ciências para prescrever o exercício correto para cada aluno.
Busca por profissionalização
O reflexo da onda fitness chegou até as salas de aula. Entre 2000 e 2015 o número de profissionais formados anualmente na área cresceu de 8.283 para 35.032, um aumento de 323%, segundo o Censo da Educação Superior.
Com especialistas disponíveis no mercado, as desculpas para não procurar orientação ficam ainda menores. Confira os cinco danos mais comuns ao seguir treinos sem respaldo profissional:
1º Lesões por exagero de treino
Excesso de séries, repetições, dias de treino e tempo de academia podem resultar em diferentes lesões.
2º Lesões por traumas
Geralmente acontecem quando exercícios são executados de forma inadequada. "Para ser correto, o exercício precisa seguir uma tríade perfeita: segurança, eficiência e conforto.
3º Prejuízos cardíacos
As condições físicas podem não estar aptas para determinada modalidade e a execução dela pode gerar prejuízos para até para o coração. "Por isso é indicado que os praticantes de atividade procurem um cardiologista antes de executar exercícios", enfatiza Talles. E não só os exercícios de alta intensidade estão nesta lista, até atividades mais leves podem resultar em patologias se a relação volume intensidade não estiver equilibrada, por exemplo, gastar muitas calorias não significa que você irá emagrecer mais.
4º Prejuízos articulares
Causados também pelo excesso de volume de treino e pouco descanso entre uma sessão e outra. Lembrando que o tempo e o treino adequado devem ser desenvolvidos pelo orientador físico após a avaliação individual.
5º Afastamento da meta
Copiar um treino indiscriminadamente pode te distanciar do objetivo final, já que todas as séries devem ser desenvolvidas de acordo com o objetivo e condições individuais de cada um.