Como montar uma lancheira equilibrada

Uma revisão publicada em 2015 na Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil apresentou um estudo que avaliou o consumo alimentar de crianças brasileiras assistidas em creches e mostrou que a ingestão de energia e ferro estava abaixo das recomendações internacionais e nacionais. As recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria indicam que os carboidratos devem contribuir com 50 a 55% do valor energético diário, ou seja, mais da metade das calorias que as crianças precisam ingerir devem ser provenientes de alimentos fontes deste nutriente. 


"Existe uma crença popular que carboidratos engordam e é importante considerar que as calorias vindas do carboidrato são as mesmas fornecidas por outros alimentos. Qual for a escolha só vai colaborar para o ganho de peso, se consumido em excesso em relação ao seu gasto energético", desmistifica Beatriz Botequio, nutricionista da Equilibrium. "Um lanche para crianças em idade escolar devem ter em torno de 300 calorias e a composição dos itens da lancheira deve proporcionar equilíbrio entre os nutrientes, como carboidratos, proteínas e gorduras. Sempre evitando os excessos, ela deve ter alimentos variados e seguros, que respeitem a cultura e a tradição alimentar", completa.




Dicas para montar uma lancheira equilibrada:

• O lanche é uma refeição intermediária e, por isso, não é necessário enviar muitas opções, nem grandes quantidades e porções de alimentos para a criança. 

• É recomendado incluir alimentos fontes de carboidrato na lancheira das crianças, pois fornecem energia para as atividades, estudos e brincadeiras. Pães, bolos e biscoitos são exemplos de alimentos que podem fazer parte desse lanche. 

• É importante estimular o consumo diário de frutas e legumes nas refeições. A lancheira é uma boa oportunidade para incluir algum vegetal ou fruta, que também pode ser oferecida na forma de suco, priorizando os naturais ou industrializados 100% fruta.

• Líquidos não são um item obrigatório, eles podem ser enviados para complementar a hidratação, que já ocorre com a água disponível na escola. 

• É recomendado que na lancheira tenha um alimento proteico, que pode ser um queijo, iogurte ou patê de atum. 

Importante reforçar:

• Os alimentos não devem ser classificados como "bons" e "ruins", levando em conta apenas sua composição nutricional. É preciso também considerar os aspectos sociais e emocionais da alimentação. 

• Crianças tem um gasto energético elevado, pois estão em fase de crescimento e, na maioria das vezes, são ativas. Por isso, alimentos fontes de carboidrato precisam aparecer nesse lanche.

• O bolo é um alimento gostoso, que faz parte de um momento divertido da alimentação das crianças: a hora do recreio. É possível considerá-lo dentro do contexto de alimentação equilibrada, pois ela não se restringe a uma única refeição. 

• Legumes, verduras, frutas, leite, carnes magras, arroz e feijão devem fazer parte da alimentação da criança, resultando em equilíbrio com outros alimentos que a criança possa consumir, como um bolo. 

• Se por um lado há a preocupação com o desenvolvimento da obesidade, por outro lado, também se deve atentar para o fato de que a preocupação excessiva com o ganho de peso e severas restrições alimentares podem prejudicar o relacionamento com a comida, levando em casos extremos a transtornos alimentares. 

Sugestão semanal de lancheiras:

Segunda-feira
1 pote de iogurte parcialmente desnatado com polpa de morango + 5 morangos + 1 unidade de bolinho Ana Maria Cenoura com Chocolate

Terça-feira
200ml de suco de uva 100% integral + 2 bisnaguinhas de cenoura recheadas com queijo branco + 4 unidades de nozes 

Quarta-feira
1 caixinha de água de coco + 6 unidades de castanha de caju + 1 unidade de bolinho Ana Maria Banana com Chocolate


Quinta-feira

1 maçã picada + 10 unidades de biscoito de polvilho salgado + 1 unidade de snack de queijo UHT 

Sexta-feira
1 garrafinha de leite fermentado + 5 unidades de baby cenourinhas + 1 unidade de bolinho Ana Maria Cenoura com Chocolate

LEIA MAIS

L’attitude Libre e L’attitude Musique: as novas fragrâncias masculinas Jequiti


Eu adoro a Jequiti, porque além de ser uma empresa brasileira a marca não se cansa em inovar e trazer para seus clientes lançamentos surpreendentes, prezando pela qualidade e sempre com ótimos preços. E eu não resisto, sempre que experimento uma novidade corro aqui pra compartilhar com vocês.

Esses são os novos lançamentos em perfumaria masculina: L’attitude Libre e L’attitude Musique, que trazem o conceito street art (arte urbana), que tem como inspiração a cultura de rua francesa.


As fragrâncias representam a força da expressão do jovem urbano, descolado, que sabe o que quer, tem muita energia e busca na cultura moderna a sua liberdade.


L’attitude Libre:
É uma fragrância que remete à atitude da juventude traduzida na arte. Ela é inspirada no Le Parkour, atividade física radical que nasceu na França, e no L’art, movimento artístico bastante expressivo e diferente francês.

Seu caminho olfativo fougère refrescante traz uma deliciosa combinação de acordes como das notas de saída limão, alecrim e bergamota. As notas de corpo apresentam a lavanda, sálvia e sândalo e as notas de fundo são âmbar, cedro e patchouli.


L’attitude Musique:
É uma colônia que traz a atitude do jovem na música, tendo como influência dois ídolos da atualidade: os franceses David Guetta e Miss Kittin. Musique também expõe a energia das festas de música eletrônica.

Esse lançamento é da família olfativa fougère vibrante e apresenta a harmonização das notas de saída gálbano, limão e menta. As notas de corpo levam cardamomo e noz moscada. Já as notas de fundo têm vetiver, sândalo e musk.

Frascos
A arte de rua francesa também está presente nos frascos e embalagens dos perfumes L’attitude Libre e L’attitude Musique. A versão Libre traz o graffitti abstrato com formas geométricas nos tons preto, roxo, azul e verde. Já Musique mostra a arte de uma guitarra, com muitos traços e detalhes, nas cores preta, vermelha, laranja e amarela.

Preços regulares:
L’attitude Libre (100ml) e L’attitude Musique (100ml) - R$ 62,90 

Os lançamentos podem ser adquiridos por meio de uma das 210 mil consultoras localizadas em todo o país. 

SAC 0800 776 7575 
LEIA MAIS

Descubra o perfil comportamental da sua mãe e acerte no presente!


O Dia das mães está chegando! Se você ainda tem dúvidas de como presenteá-la de forma especial e marcante, o IBC preparou algumas dicas e sugestões incríveis para você dar o melhor presente para sua mãe, segundo o perfil comportamental dela!

Para fazer o teste de Perfil Comportamental aqui. É rápido e leva poucos minutos!

Minha mãe é Águia! Ela é muito criativa e adora fazer diferente!
Pessoas com esse perfil adoram inovar e ter liberdade para se expressar e vivem pensando no futuro. A Águia inspira a todos com sua inclinação para mudanças e novas ideias. Escolha presentes como obras de arte, livros e cd's de artistas contemporâneos, ingressos para o show do artista favorito, peças de decoração com designer moderno, aparelhos tecnológicos como notebook, smartphone ou mesmo dvd’s de filmes e seriados. Se você preferir viajar com sua mãe, escolha passeios exóticos e inusitados, mergulho e passeio de balão são ótimas opções, você pode também dar algumas roupas e acessórios informais e modernos, ela vai usar sem medo!

Minha mãe é Tubarão! Ela tem que fazer agora e não pode deixar para amanhã!
Tubarões têm o senso de urgência apurado e costumam tomar a iniciativa. Pessoas com esse perfil são motivadas pela ação e são impulsivas. A mãe Tubarão é prática, procura soluções rápidas e fáceis para os problemas. Elas estão sempre focadas no resultado e adoram superar barreiras. Mães assim, adoram roupas mais confortáveis para o dia o dia, artigos esportivos, acessórios neutros e utensílios práticos para cozinha!

Minha mãe é Lobo! Ela prefere fazer certo a fazer rápido!
As mães lobos são detalhistas e organizadas, pensam bastante antes de realizarem algo para não dar nenhum passo em falso, são metódicas e responsáveis. Elas não gostam muito de mudanças e fazem de tudo para cumprir compromissos. Sua mãe vai adorar ganhar livros e cd's de artistas consagrados, peças de arte ou hobbie favorito para colecionar. Não tem como errar com roupas, sapatos, acessórios e perfume sofisticados!

Minha mãe é Gato! Ela adora fazer atividades em grupo e bater papo!
Pessoas com o perfil comportamental Gato são sensíveis, se relacionam bem com os demais, praticam uma comunicação harmoniosa e colocam a felicidade acima de resultados. A mãe Gato vai adorar ganhar uma cesta com os produtos que ela mais gosta (vinhos, chocolates ou queijos, por exemplo), livros de romance ou de autoajuda, kits com produtos de perfumaria com a fragrância preferida, roupas alegres e extrovertidas, scrapbook ou porta retratos com fotos de vocês, dvd’s de filmes e séries de comédia ou comédia romântica.

Seguindo essas dicas não tem como errar na escolha do presente! Peça para sua mãe que responda o Teste de Perfil Comportamental, descubra um pouco mais sobre ela e dê o presente perfeito!

*O Teste de Perfil Comportamental é realizado através de um aplicativo do Facebook. Sendo assim, o resultado sairá no nome da conta logada.
LEIA MAIS

Lookinho especial de batizado



Sabe o que não pode faltar jamais no closet das nossas meninas? Um vestido de renda! Aproveite as ocasiões marcantes para fazer bonito e registrar momentos de puro glamour usando vestidos rendados.

A Ana Giovanna Moda Infantil arrasa quando o assunto é vestidos para ocasiões especiais. Um modelo mais lindo que o outro, que transformarão a sua menina em uma verdadeira princesa. Quer uma amostra? Olha só a Lara arrasando nesse look branco!


Esse vestido lindíssimo, todo branco e confeccionado em renda, foi o modelo que eu escolhi para vestir a Lara para o batizado da Lia. Assim que ela vestiu ela me disse: mamãe, estou parecendo uma princesa! Impossível não concordar diante de tanto encanto.

O vestido tem uma modelagem perfeita e caimento ideal. Várias camadas, incluindo tule, para dar esse efeito magnifico. E o vestido é super confortável. A Lara nem queria tirar do corpo.

Para deixar o look alegre, combinei o vestido com essa sandálias amarelas lindíssimas da Pampili. 


Ficha técnica:
LEIA MAIS

Promoção Mês das Mães com Hiroshima

Encerrado. Confira o resultado aqui

Maio é mesmo um mês muito especial porque no segundo domingo comemoramos o Dia das Mães. O blog, em parceria com a Hiroshima, não poderia deixar essa data tão especial passar em branco, não é mesmo? Por isso, nós preparamos um sorteio super especial, dedicado a vocês leitoras!


Prêmio:
Macaquinho com transpasse em poliviscose com elastano e tule - Cor: Preto - Tamanho: Único (Referência 97061.1 - clique aqui para visualizar os detalhes no site)

Qualquer pessoa que resida no Brasil poderá participar. Serão permitidas no máximo três participações por pessoas. 

Blog: Basta clicar no botão "participar desse site" na barra lateral 
G+1: Basta me adicionar em um dos seus círculos no G+1 (aqui) e clicar em compartilhar no final desse post
Facebook: Basta curtir a fan page do blog (aqui), da nossa parceira Hiroshima (aqui) e compartilhar o banner do sorteio (aqui).

Preencha o formulário AQUI!


Lembrando que você só precisa escolher um dos canais para participar e que, se inscrevendo em mais de uma poderá aumentar as suas chances de ganhar. E não se esqueça de preencher o formulário.


Observações:

* O sorteio terá início em 19/04 e término às 23h59m de 20/05/2016. Será utilizada a ferramenta random.org, que escolherá aleatoriamente um número entre todos os participantes que se inscreverem no formulário.
* Após conferido o resultado será publicado no blog em até 05 (cinco) dias úteis.
* O macaquinho do sorteio é o mesmo informado nesse post e não poderá ser trocado por outro produto ou mesmo convertido em dinheiro. Eu mesma farei o envio pelo correio, em até 20 dias úteis após o recebimento dos dados do ganhador. Lembrando que o tamanho é único e a cor preto.
* O ganhador deverá residir no Brasil e retornar ao meu email no prazo máximo de 3 dias. Caso contrário um novo sorteio será realizado.


LEIA MAIS

Para cada etapa da vida, um produto Faber Castell


Eu sou apaixonada por itens de papelaria: cadernos, estojos, lápis, canetas. Sempre que eu posso, passo na papelaria para conferir as novidades da Faber Castell. E quase nunca resisto, volto pra casa com tudo aquilo que eu e a pequena Lara amamos!

Aqui em casa não falta guache, eu comprava antes a embalagem de seis unidade, mas agora que a marca está comercializando embalagens com 12 unidades não resisti. Muito mais cores para as atividades da Lara:


Os guaches da Faber Castell são atóxicos, não secam e ainda rendem muito. Para pintar usamos os pinceis da marca, que são ideais para as mãozinhas pequenas dos filhos. Eu já postei uma resenha falando deles (e também de guaches) aqui.


E se guache não falta, lápis de cor e giz de cera também não. E olhem só que sacada legal a Faber Castell teve:


EcoGiz: giz de cera com corpo de madeira. Bárbaro porque assim o giz não quebra e também não escorrega da mão porque o corpo em madeira não é redondo!


Outra sacada legal é que a novidade vem com EcoGiz bicor, ou seja, cada lápis traz duas cores. São doze cores para os pequenos criarem e se divertirem muito. Ah, e a embalagem vem com o apontador.

A marca inova também com essa embalagem contendo 18 EcoLápis - porque tudo que é ecológico é melhor - com cores especiais.


E para quem adora desenhar ou escrever, EcoLápis N2 (B) grafite com cores Neon. Eu fiquei apaixonadas. O meu lado professora não deixou eu compartilhar nenhum com a Larinha.


Escrita macia, com a qualidade Faber Castell, ou seja, nada da ponta ficar quebrando ou soltando fragmentos.

Gostaram das novidades? Já usaram alguns desses produtos? Compartilhe nos comentários!

LEIA MAIS

18 de Abril: Dia Nacional do Livro Infantil


Aqui em casa incentivamos a leitura desde cedo, tanto que fica impossível deixar de compartilhar boas dicas de títulos. Ainda mais em uma data tão importante quanto a de hoje: Dia nacional do livro infantil.

Quem ai nunca brincou de vestir bonecas de papel com roupas desenhadas, pintadas e recortadas em folha de sulfite? Bons tempos que você pode reviver com sua filha, mas de uma maneira ainda mais alegre, colorida e prática. Confira só as opções que seguem nessa linha, e deixe-se encantar por esse universo rosa que é único, lindo e mágico!


O guarda-roupa das Princesas
As princesas Flora e Sofia são grandes amigas. Elas estão sempre juntas e adoram se vestir com elegância em todas as ocasiões, desde um piquenique e uma festa à fantasia até um baile de gala no castelo. Você vai se divertir criando os visuais mais incríveis com as lindas roupas e os fabulosos acessórios do guarda-roupa das princesas. São mais de 200 Adesivos Reutilizáveis, não é o máximo? Dá só uma espiadinha!


Super ilustrado o livro traz histórias e cenários, além dos adesivos para vestir, todos reutilizáveis. E no final do livro tem espaço exclusivo para guardar tudo e recomeçar a brincadeira sempre que as meninas quiserem.


Larinha se encantou, mas confesso que eu também brinquei muito, relembrando doces momentos da minha infância.


Ainda nessa linha, mais um título encantador:


Pretty Girls

Divirta-se ao vestir suas lindas modelos. Qual estilo de look cada uma vai usar? Moderno ou clássico? Esportivo ou sofisticado? Você é a estilista! E o livro vem com mais de 90 adesivos incríveis!

Com tanta coisa incrível, fica fácil vestir essas mini fashionistas em papel.


E para finalizar tem ...



Junte-se às princesas, em seus belos palácios, neste encantador livro de atividades com adesivos. O livro contém mais de 250 adesivos reutilizáveis e um cenário dobrável, de dupla face, para as crianças colarem os adesivos, além de um montão de quebra-cabeças legais, atividades e figuras destacáveis, que vão proporcionar horas de diversão.



Nesse livro a brincadeira de vestir segue o modelo tradicional, bem próximo as bonecas de papeis que eu desenhava na minha infância. E são várias! O livro é super completo e traz ainda 2 cenários gigantes para a sua filha de divertir no universo mágico e lúdico, aprendendo ao mesmo tempo que se diverte.


Esse livro é tão completo que traz uma série de atividades super bacanas, que suas meninas irão amar! Tem adesivos, páginas para colorir, brincadeira de ligar os pontos, quebra-cabeça, labirinto, brincadeiras de tabuleiro, espaço para desenhar e muito mais. Super vale a pena.

Espero que tenha gostado da dica de hoje. Aproveite a data para presentear seus filhos, afilhados, sobrinhos, primos ou netos. Não deixe essa data super importante passar em branco. Apoie a leitura, comprando ou presenteando com livros. 

Na Saraiva você encontra esses e muitos outros títulos, com preços e condições facilitadas e tudo isso com entrega rápida!

LEIA MAIS

Receita de domingo: Cestinhas de Coco com Sorvete e Farofa de Biscoito



Farofa de Biscoito:
1 embalagem de Biscoito Mousse Chocolate Zabet
1 embalagem de Biscoito Maizena Zabet (200g)
50g de castanha de caju, triturada

Cestinhas de Coco:
1 embalagem de Biscoito Maisena Zabet (200g)
4 colheres (sopa) de margarina
60g de açúcar
2 claras
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de coco ralado

Para Acompanhar:
Sorvete de morango
Folhinhas de hortelã

Modo de Preparo:
- Comece preparando as cestinhas de coco. Leve ao processador o biscoito maizena e bata até obter uma farofa. Despeje numa tigela funda, a farofa de biscoito, margarina, açúcar, claras, farinha de trigo, coco e misture até obter formar uma massa homogênea. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por 2 horas. Retire da geladeira e molde as cestinhas de coco utilizando forminhas de empada. Repita a operação até obter 6 cestinhas.

- Leve ao forno médio (180ºC) pré-aquecido por 20 minutos ou até dourar. Retire forno, deixe esfriar, desinforme e reserve.

- Prepare a farofa de biscoito recheado. Leve ao processador o biscoito recheado e bata até obter uma farofa. Numa tigela pequena, junte a farofa de biscoito recheado, caju, misture delicadamente e reserve.

- Monte as cestinhas da seguinte forma. Acomode em pratinho individual, recheie com sorvete de morango ou outro sabor de sua preferência, polvilhe por cima a farofa de biscoito recheado com castanha de caju, decore com folinhas de hortelã e sirva a seguir.

Rendimento: 6 cestinhas
Tempo de Preparo: 1 hora

SAC Zabet: 0800 702 1118
LEIA MAIS

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários