Maternidade: Os três medos típicos dos primeiros dias




Depois de ter o bebê e passar os primeiros dias no hospital, a gente não vê a hora de ir pra casa e começar a nova rotina com o bebê. A adaptação é fundamental para que a família e o bebê se ajustem a uma nova rotina. Mas o que esperar assim que você abrir a porta da sua casa?

Claro que os primeiros dias não são fáceis. Além dos cuidados com o bebê tem o pós-parto e também a dieta. Então, contar com a ajuda de uma pessoa mais experiente nesses primeiros dias é fundamental. Além disso, algumas preocupações surgem o que é perfeitamente normal.

Segundo pesquisas, os três principais medos das mamãe no momento em que retornam ao seu lar com o bebê nos brãos são:


Será que o bebê está respirando?

Muito se fala da síndrome da morte súbida, comum nos primeiros meses de vida. Então, o instinto materno nos leva a verificar a todo momento se o nosso bebê está realmente respirando. As vezes, eu colocava até a mão na barriga da Lara só pra ter certeza. Na hora de dormir então eu ficava apavorada. O meu marido, também papai de primeira viagem, resolveu investir pesado e comprou o ultra moderno aparelho Angel Care, que além de babá eletrônica com câmera e sensor de som, vem com um dispositivo que é colocado abaixo do colchão do berço e que detecta os mínimos movimentos do bebê, como a sua respeiração. Assim, se o bebê não se mover por mais de 30 segundos, um alarme é disparado automaticamente. 

Confesso que fiquei mais tranquila com o Angel Care, pois além da síndrome da morte súbida o bebê podia se afogar com o próprio vômito ou a saliva, ou ainda se enrolar com o lençol do berço e se sufocar. Alguns amigos e parentes nos chamaram de paranóicos, mas o importante é estar sempre atento!


E se o bebê cair e bater a cabeça?

Nos primeiros dias isso parece impossível, já que o bebê ainda não se move a ponto de virar. No entanto, o ideal é não facilitar e redobrar a atenção. Nunca deixe o bebê sozinho na cama, na banheira ou no trocador. E, se o pior acontecer, ligue para o seu pediatra e procure o hospital mais próximo urgentemente.


Nos primeiros dias é melhor não lavar a cabeça do bebê para não afundar a moleira?

Isso é mito. Os antigos muito falavam sobre os riscos de "abrir" a moleira. Não é assim não. O bebê pode, e porque não, ter sim seus cabelos e a cabeça lavados na hora do banho pois isso não afunda a moleira. Assim como os órgão genitais e o cordão umbilical, a cabeça também precisa ser higienizada. Atenção especial apenas para que não entre água nos ouvidos, para que o bebê não tenha dores.

Outra coisa super importante é não esquecer de cortar as unhas do seu bebê. Sim, e como elas crescem! O ideal é cortá-las uma vez por semana, usando sempre uma tesoura sem pontas especialmente desenvolvidas para bebês.

Que compartilhar suas angústias e seus bons momentos com outras mamães? Deixe seu comentário!


bjus





LEIA MAIS

Meu bebê tem cólicas e agora?





Sempre ouvi as mamãe reclamarem das cólicas de seus bebês e assim que fiquei grávida muitas delas me alertaram sobre isso. Eu achava que estava preparada mas confesso que não estava e conviver com as cólicas do meu bebê tem me deixado exausta.

Como mãe de primeira viagem eu li sobre o assunto. Revistas especialistas no assunto dizem que há um horário crítico para as cólicas, que vai das 18h00 às 23h00. Já que a Lara nasceu ela quase não chorava. Dormia e mamava e sempre foi muito tranquila. Depois de duas semanas os choros noturnos alternados foram ficando cada vez mais frequentes. Eu me lembro que na segunda noite em que ela chorava inconsolavelmente, onde o leite, o colo, a chupeta e o remédio de dor não faziam efeito nenhum, fomos ao médico que nos informou que ela estava bem e saudável e que realmente era cólica, normal até os seis primeiros meses de vida.

Confesso que conforme a noite vai chegando o meu desespero vai aumentando. Será que hoje ela vai chorar por horas de forma inconsolável novamente? O mais complicado é não poder fazer praticamente nada e ver o seu bebe esperneando e chorando com gritos. Eu fico nervosa e muitas vezes choro junto só de ver o sofrimento dela.

Embora não exista nada que comprovadamente funcione, algumas dicas ajudam. Eu por exemplo coloco compressa de água quente na barriga. Percebo que melhora um pouco. No incío não iamos dar a chupeta pra ela, mas depois de algumas noites resolvemos ceder, e parece que isso também deixa a Lara mais calma. Comer chocolate e beber refrigerante foram expressamente proibidos pela pediatra, pois creio eu aumentam a cólica, e isso eu já não estava fazendo.

Outra dica de mamãe foi dar pra Lara a fuchicória. Eu pesquisei mas li que a ANVISA proibiu a venda. Uma outra dica que uma seguidora me deu, e ajuda também, é fazer exercícios com as perninhas dela seguidos de massagens na barriguinha. Dá pra ouvir os gases sendo liberados e acho que isso também ajuda bastante.

Não sei se a cólica está relacionada tão diretamente com o que a mãe come. De qualquer forma, por ser uma mãe de primeira viagem, gostaria de compartilhar com vocês essa minha agonia e de trocar experiências.

Então, se você já passou por uma situação parecida com a minha, me ajude deixando nos comentários o que você fez para ajudar a sua bebê a superar essa fase tão difícil.
LEIA MAIS

Força em dobro



Para reforçar ainda mais os cuidados com antienvelhecimento e  firmeza da pele, a partir de meados de outubro, chega às farmácias um pack de duas caixa de Innéov Fermeté, com 50% de desconto no valor da segunda caixa. Cada embalagem contém 60 cápsulas e deve-se ingerir 2 cápsulas por dia, na refeição principal. Estudos mostram que a eficácia de Innéov Fermeté se torna visível após 3 meses de uso e aumenta com o uso prolongado. Innéov Fermeté não engorda. 2 drágeas de Innéov Fermeté contêm aproximadamente 5 kcal.
 
Innéov Fermeté tem em sua fórmula Lacto-Licopeno® um ativo patenteado pelos Laboratórios Innéov. O Lacto-Licopeno® é a associação do licopeno com as proteínas do leite, maximizando sua biodisponibilidade e, portanto, o nível de absorção desse ingrediente ativo no organismo.
Innéov Fermeté possui uma ação antioxidante que protege as células contra os radicais livres. Previne e corrige a perda de firmeza da pele e as rugas do rosto.
 
 
Preço médio:
Uma Caixa: R$116,90
Pack promocional: R$ 175,35




LEIA MAIS

Casualidade e leveza na primavera/verão Kildare



A leveza do verão pede passagem na nova coleção da marca de calçados masculinos Kildare. Para o período mais quente do ano, a empresa mostra produtos descontraídos, onde a casualidade é a característica mais evidente. Entre as novidades, está a linha 'Haiti', que aposta em calçados e alpargatas com cabedal em lona e solado com revestimento em corda. Além disso, os lançamentos ainda trazem a praticidade de cadarços elásticos e destacam costuras aparentes. A cartela de cores evidencia tons neutros, como cinza, bege, azul e marrom.























 
A Empresa

A Calçados Jacob S.A., detentora da marca Kildare, é uma das mais tradicionais indústrias brasileiras do setor calçadista, fundada em 22 de dezembro de 1928. A empresa possui unidades fabris em Maratá (RS) e Cachoeira do Sul (RS), e matriz administrativa em Novo Hamburgo (RS), empregando no total 620 pessoas. Atuando em mais de 30 países, as exportações respondem por 20% dos negócios da marca.




 
LEIA MAIS

Meu Outubro é Rosa e o seu?



Todo ano no mês de outubro muito se vê, se lê e se ouve falar do outubro rosa. Eu acho muito bacana essa mobilização, já que o câncer de mama é um assunto sério. O que eu gostaria de deixar registrado, é que não devemos reunir nossas forças e nos mobilizarmos para o assunto prevenção somente nesse mês. 

A prevenção contra o câncer é ainda o nosso melhor remédio. Portanto, não deixe de fazer o auto exame e de procurar um médico quando perceber qualquer mudança.

Vamos dar a todos os meses do ano o tom rosa da compreensão, da perseverança e da atenção que o assunto necessita.

E, se você não sabe o que é o outubro rosa leia sobre tudo sobre a sua história AQUI!


 

 
LEIA MAIS

É ajudando que se recebe!


LEIA MAIS

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários