Crianças também perdem cabelo?

A Lara não nasceu com muito cabelo mas duas semanas depois ela perdeu todos os fios da frente e ficou com um rabinho pequeno atrás. Me recordo que chamávamos de "rabinho do menudo" hahaha. Ela tinha tão pouco cabelo que o seu primeiro corte só fiz depois dos dois anos.

Já a baby Lia nasceu com muito mais cabelo. Perdeu menos mas eu sempre via na fronha os cabelinhos que iam caindo. E ai vem a dúvida: será que isso é normal? E quando os filhos vão crescendo, os cabelos continuam a cair? 

Atenção aos detalhes: se você observa que a cama do seu filho amanhece cheia de cabelos ou o ralo do banheiro está sempre cheio de fios, saiba que não são apenas os adultos que perdem cabelos. Já foram diagnosticadas várias causas que podem levar a queda de cabelos nas crianças, além disso, todo cuidado também é pouco na hora de escolher o produto que utilizará para pentear a criança. Aliás uma boa escova e um bom shampoo é fundamental!


Já nas primeiras semanas de vida, o bebê pode ter queda de cabelos difusa ou localizada. Segundo o Dr. Marco Aurélio Safadi (CRM: 54792), parceiro da NUK e professor de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, é um quadro transitório, que não precisa de qualquer tratamento. Muitos bebês podem inclusive ficar carequinhas por até vários meses. Normalmente, o bebê perde o cabelo quando o atrita contra o colchão, principalmente na parte de trás do couro cabeludo.

Causas:
As causas mais comuns de queda de cabelos em crianças são: alopecia areata, micoses no couro cabeludo, eflúvio telógeno, alterações hormonais, deficiências nutricionais, tração (tricotilomania) ou infecções.

A alopecia areata caracteriza- se pela queda súbita e geralmente rápida de cabelo do couro cabeludo, podendo também acometer qualquer outra região do corpo. Acomete principalmente crianças maiores e adolescentes, provocando frequentemente lesões redondas ou ovaladas. Pode decorrer de alterações imunológicas, sendo comumente desencadeada por fatores como estresse por alguma perda ou transtornos familiares. Pode ser necessário o tratamento com cremes ou até injeções a base de corticóides.

Os fungos podem atingir crianças de todas as idades, principalmente entre 5 e 10 anos. Ocorrem geralmente em condições sócio-econômicas menos favorecidas por viverem aglomeradas e em moradias de higiene precária, favorecendo a contaminação pelo fungo de outra pessoa ou do ambiente. Nesses casos, áreas esparsas com cabelos ralos e quebradiços se formam. O tratamento normalmente é feito com shampoos com antifúngicos mas em algumas situações o uso de medicamentos orais pode ser necessário.

A queda de cabelo pode ocorrer por traumas frequentes no folículo piloso pela ação de quem cuida da criança ou por um transtorno psicológico, a tricotilomania. O exemplo clássico é a mãe que sempre faz a mesma trança na filha, forçando seus cabelos. De tanto tracionar, o folículo piloso se inflama e atrofia. Já a tricotilomania, é a perda de cabelo causada pelo ato da criança puxar, torcer, ou esfregar seu cabelo. A perda de cabelo é irregular e caracterizada por cabelos quebrados e de comprimento variável. Tipicamente, ocorrem áreas mais acometidas do lado dominante da mão da criança. Pode ser desencadeada por algum estresse ou ansiedade na vida do seu filho.

O eflúvio telógeno é uma condição em que uma situação de estresse físico ou emocional como febre alta, cirurgias ou traumas psicológicos interrompe o ciclo normal de crescimento do cabelo. Os folículos pilosos param de crescer prematuramente e entram numa fase de repouso, chamada de fase telógena. Não existem testes conclusivos para confirmá-lo e também não há tratamento específico. Pode ocorrer até alguns meses após o fator estressante. De qualquer forma, o crescimento do cabelo cheio geralmente retorna no prazo de seis meses a um ano.

Outras causas raras podem ser por conta de alterações nutricionais relacionadas a algumas vitaminas ou minerais como as deficiências de ferro, zinco e vitamina B, assim como o excesso de vitamina A. Doenças da tireóide também podem ser causa de queda de cabelo.

Seja qual for a situação, sempre que a queda de cabelos ocorrer de forma excessiva após os 6 meses de idade, consulte o pediatra que saberá identificar o problema, realizando exames se julgar necessário ou encaminhando a um dermatologista pediátrico.

LEIA MAIS

Sexta da limpeza com Inspira da Limppano

Uma mãe sabe melhor do que ninguém que é preciso aproveitar bem o tempo diante de tantos afazeres da casa, do trabalho, além de cuidar dos filhos e do marido, namorado ou namorido. Por isso o que nós queremos é praticidade.

Sempre eu trago por aqui algumas dicas bem legais pra você ganhar tempo na hora de fazer uma faxina. Aliás o que eu sempre digo e vou repetir, que os dois lugares que mais precisam estar limpos e onde a faxina é sempre mais pesada são o banheiro e a cozinha. 

A dica hoje é para facilitar a sua vida na hora de deixar o seu banheiro não apenas limpo, mas também perfumado. Ah, eu adoro um banheiro cheirosinho e isso faz uma diferença enorme. E pensando justamente nisso, a Limppano desenvolveu a linha Inspira:


Esses são o Gel Adesivo Inspira que vão deixar o seu banheiro limpo e perfumado. Eles vêm em nova embalagem muito mais bonita, oferecem fragrância e limpeza superiores, vocês não precisam nem tocar no vaso sanitário e nem no produto na hora de usar e o melhor: dura até 6 semanas! Cada embalagem vem com seis aplicações.


Recebi aqui as versões Lavanda (roxa) e Citrus (verde). No meu banheiro, por causa da decoração, eu gosto mais do roxo mas pra dizer a verdade - embora os dois tenham cheiro delicioso - eu gostei mais do citrus. E todo mundo percebeu a diferença por aqui, até a Lara me falou: mamãe que banheiro mais cheiroso, o que você passou aqui! 

Viram? Até uma criança vai sentir a diferença. Eu usei, adorei e super recomendo. Essa é a minha experiência #inspirabanheiro. Experimente e compartilhe conosco a sua também!
LEIA MAIS

Nova Linha Avon Supreme {resenha}

Eu sou super antenada aos lançamentos da Avon porque sei que a marca dita sempre a tendência quando o assunto é maquiagem, esmaltes e perfumes. 

Na última semana recebi por aqui a coleção completa da nova Linha Avon Supreme. E o que eu posso dizer? {pausa}. Fiquei sem fôlego! Coleção diva com dez batons com cores que são a cara da estação e ainda uma máscara alongadora de cílios que é tudo!


Todas essas belezuras que são de tirar o fôlego vieram em uma caixa glamourosa em preto camurça. Quase nem couberam na foto né? Claro que eu já usei todos. Dez dias, dez tons e depois eu corri aqui para mostrar tudinho pra vocês. 


Montei um degradê de cores que começa no vermelho, passa pelo rosa, coral e termina nos tons marrons. Agora os detalhes de cada cor e os nomes pra vocês comprarem os que mais se identificam com o seu tom de pele.


Todos os produtos dessa nova linha foram formulados com uma infusão de óleos, como o de Argan, que aliam a beleza aos cuidados, o que é fundamental.

Agora pensem nesses dez batons! Eles combinam cor intensa, nutrição e hidratação garantindo lábios instantaneamente mais macios. É uma delicia! E tem mais, não meleca e não borra nos dentes!


Reparem só nesse pincel do alongador de cílios. Essa máscara foi formulada com a tecnologia ArganXtend que alonga de verdade os cílios em até 43%. Isso mesmo, 43%! E tem mais, facilita a remoção do produto para que ninguém aqui fique com cara de panda, e tudo isso sem que vocês percam os cílios.

Avon, Beleza que faz Sentido!

LEIA MAIS

Novidades para o Natal: Panettones Arcor Paçoca Amor e Sonho Doce de Leite

Nós vivemos na correria diária ... casa, filhos, trabalho, mercado, farmácia e imprevistos. E de repente já é Natal! Nossa como o ano passou rápido não é mesmo?

Você sai de casa e já se depara com a magia do Natal. Lojas, Shoppings e casas já decoradas. Vai ao supermercado e já encontra Panettones a venda. E que tal sair do tradicional e dar lugar ao novo? Faça como eu, experimente os novos Panettones Recheados Premium da Arcor!


Disponível nos sabores Paçoca Amor e Sonho Doce de Leite, essas delícias vão te conquistar.


Já provei - e me acabei - nessa delícia. Esse é o Sonho Doce de Leite. E olhem só que vem recheio, muito recheio e com aquela massa macia e super gostosa.


Agora eu quero provar o outro. Assim que encontram no supermercado compro mais um desses e trago um do outro pra experimentar, porque coisa boa é sempre bem vinda né?

Essas novidades foram preparadas cuidadosamente para unir amigos e familiares nos momentos mágicos de fim de ano, muito embora eu me delicie sozinha - e se bobear escondida pra não dividir. Mas pensem em um Panettone gostoso gente. É irresistível!

E já aproveito para desejar Boas Festas na companhia de Arcor, para que possamos ter momentos mágicos que nunca se esgotam!

LEIA MAIS

Festas de fim de ano: qual roupa escolher para as crianças?

Vestir aquela roupa especial, escolhida carinhosamente para as festas de Natal e Ano Novo faz parte deste período de fim de ano. O vermelho, o branco e o dourado, cores características desta época, os tecidos com aplicações e detalhes são as principais escolhas para montar um look elegante, mas também confortável para as crianças. A Brandili, marca de moda infantil, listou algumas dicas para tornar mais alegre e divertida esta busca pela combinação perfeita para as festas. As sugestões são da gerente de produto Daniele Moser, da Brandili, e as opções fazem parte da coleção de Alto Verão da submarca Mundi.

Para o almoço ou a ceia de Natal, o vermelho é a cor tradicional e pode ser variado entre vestidos e conjuntos para as meninas. Outros tons de cores mais delicadas, como o rosa e o lilás, também são ótimas escolhas para esta ocasião. “A inspiração no estilo romântico combina perfeitamente com o Natal, sendo uma confraternização que pede uma produção mais sutil e especial”, comenta Daniele.


Já na produção de moda para a festa de Ano Novo, o dourado e o branco são a cores preferidas. E para celebrar a chegada do novo ano com muita diversão e estilo, aqui vale escolher aquele vestido especial para a ceia e um conjunto mais fresquinho para a festa da virada. “Sabemos que as crianças também gostam da animação que é a chegada do Ano Novo, então você pode optar pela peça mais elegante e depois um conjunto que também é encantador”.

A Mundi também apresenta opções lindas para deixar os meninos arrumadinhos para estas ocasiões. Os conjuntos com camiseta e bermuda estão sempre em alta e deixam qualquer look super charmoso. Uma dica é contrastar as cores tradicionais, como a combinação do vermelho com o branco ou outros tons neutros. 

A nova coleção da Mundi de Alto Verão já está disponível na loja virtual da Brandili e nas multimarcas.

www.brandili.com.br
LEIA MAIS

Puberdade precoce e suas consequências

Conhecido como o período de transição entre a infância e a adolescência, a puberdade marca as mudanças físicas e biológicas no corpo dos meninos e das meninas. Em geral, essa fase demora de dois a quatro anos e ocorre entre os 10 e os 13 para as garotas e entre os 12 e os 14 para os garotos. É nesse estágio que o crescimento se acelera e tem início a produção dos hormônios sexuais, estrógeno para o sexo feminino e testosterona para o masculino.

Entre as várias mudanças, é nesse período que os pelos aparecem pelo corpo, a pele fica passível de acnes e espinhas e o organismo se torna apto para procriar. Nas meninas, os seios crescem e surge a menstruação. Nos meninos, além dos primeiros fios de barba a voz engrossa, desponta o pomo de adão e eles passam a ejacular. Mas algumas crianças apresentam a puberdade precoce, ou seja, esses sinais se revelam em garotas de 8 anos e em garotos de 9.





“Com isso, surgem as mamas, os pelos pubianos, o crescimento testicular ou peniano antes do tempo,”, explica a endocrinologista Louise Cominato, secretária do Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

Com a puberdade precoce e o desenvolvimento das características sexuais antecipadamente, há um reflexo no corpo da criança. “A velocidade de crescimento aumenta e ocorrem mudanças na composição corporal, com aumento da musculatura e distribuição de gordura diferenciada”, atesta a especialista.

Em contrapartida, ressalta a médica, existe consequência na altura final dessas crianças. “A perda de altura final é uma das principais complicações, pois, com o aparecimento da puberdade precoce, ocorre um avanço na idade óssea e fechamento da placa de crescimento, portanto a criança terá menos tempo para crescer e ficará com altura menor do que a esperada”, afirma.

Além das mudanças físicas, existem também alterações psicossociais. “Como são jovens demais, as meninas e os meninos não têm maturidade para as mudanças no corpo, além da disparidade com os colegas da mesma idade”, confirma a endocrinologista.

A puberdade precoce pode ser causada por vários fatores como alterações no sistema nervoso central, problemas nas glândulas adrenais e tumores nos ovários ou nos testículos, e pode até ser genético. “As causas devem ser investigadas por um endocrinologista pediátrico, médico que também recomendará o tratamento adequado”, indica Louise Cominato.

Inicialmente, o endocrinologista pediátrico fará uma consulta para saber da história do paciente e um exame físico, além de pedir alguns exames laboratoriais e de imagem que irá auxiliá-lo no diagnostico da causa dessa precocidade. “O tratamento deve ser iniciado rapidamente. O acompanhamento deve ser feito a cada três ou quatro meses até o final do tratamento”, explica a médica.

Apesar de atingir mais as meninas, as decorrências são semelhantes. “O que difere é que o menino tem mais chance de que essa puberdade aconteça em consequência de uma doença mais grave, como um tumor de sistema nervoso central”, conclui a médica.


LEIA MAIS

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários