Dicas para pais e filhos se divertirem juntos nas férias


Para a maioria das pessoas, a infância é uma fase muito marcante da vida. Para os adultos, a melhor forma de reviver essa época tão gostosa é estar junto aos filhos, participando de brincadeiras em família. Com a presença constante da tecnologia no mundo moderno, é comum as crianças de hoje ficarem vidradas em aparelhos telefônicos ou em joguinhos de computador. Por isso, para dar aos pais a oportunidade de resgatar um pouco da própria infância e proporcionar a eles momentos de diversão na companhia dos filhos, aproveitando, por exemplo, as férias – e sem precisar gastar muito -, relembramos algumas brincadeiras do passado que podem render muitas risadas em família, seja em casa, no parque, no campo ou na praia.

As dicas e explicações são de Ricardo Steinle de Moraes, gerente geral da Fundação Acampamento Paiol Grande. 

Nome da brincadeira: Telefone de lata
O que é? O brinquedo é feito com duas latas, ligadas por um pedaço de barbante.
Como se brinca? O primeiro desafio é construir o brinquedo; depois, é só conversar com a outra pessoa sobre algo bem divertido. A surpresa de ver o telefone funcionando sem nenhum recurso tecnológico é um dos grandes baratos.
Por que vale a pena? Estimula o diálogo, a criatividade e as habilidades manuais.


Nome da brincadeira: Empinar pipa
O que é? A pipa é um brinquedo que consiste de uma armação leve de varetas de bambu recoberta de papel de seda. No céu, lembra um pássaro.
Como se brinca? Fazer a pipa pode ser tão interessante e desafiador quanto empiná-la. As crianças adoram, mas é indispensável a ajuda e a orientação de um adulto.
Por que vale a pena? O processo de construção da pipa é extremamente colaborativo. Os pais precisam acompanhar de perto a ação dos filhos para que eles não se machuquem. Persistência e paciência também são valores que podem ser trabalhados durante essa brincadeira, afinal ver a pipa no céu não é tarefa fácil, mas é algo muito gratificante.

Nome da brincadeira: Batuque de mesa
O que é? Fazer música com as mãos pode ser muito divertido.
Como se brinca? No improviso, o pai desafia o filho, ou vice-versa, para ver quem consegue reproduzir mais fielmente a música que acabou de ser feita. Quem preferir poderá fazer desse jogo um desafio, no qual um tenta ser mais criativo e habilidoso que o outro.
Por que vale a pena? Brincadeiras que fazem sujeira ou barulho geralmente são as que os pais mais repudiam. Ver pais e filhos se divertindo juntos, sem recriminação, pode dar uma abertura importante para que se aproximarem. O pai também pode aproveitar a oportunidade para trabalhar a noção de limite com seus filhos, além de estimular neles a criatividade, a coordenação motora e o ritmo.

Nome da brincadeira: Telefone sem fio
O que é? Irmãos, primos e coleguinhas se sentam em roda. O primeiro inventa secretamente uma palavra ou frase e a diz, sem que ninguém mais ouça, no ouvido de quem está sentado à sua direita. Sucessivamente, cada um fala a palavra para o vizinho até chegar ao último, que deverá repetir em voz alta o que ouviu. Dificilmente a palavra (ou frase) será a mesma dita no início da brincadeira, o que é motivo de boas risadas.
Como se brinca? Quanto mais gente melhor! Vale dividir os participantes em dois grupos e disputar para ver quem termina mais rápido e com a palavra mais fiel àquela escolhida inicialmente.
Por que vale a pena? Oportunidade para aproveitar o contato físico e para conversar sobre responsabilidade.


Nome da brincadeira: Pular corda
O que é? Brincadeira antiga em que duas pessoas batem uma corda para uma terceira pular.
Como se brinca? Há diferentes níveis de dificuldade, mas não há segredo. Basta se divertir!
Por que vale a pena? O exercício de ensinar a brincadeira e de dar as mãos estimulados por ela é muito valioso para a relação entre pais e filhos. Os pais podem ainda aproveitar a oportunidade para trabalhar o espírito competitivo com as crianças. 

Nome da brincadeira: Contação de histórias
O que é? Inventar histórias tão criativas e especiais como aquelas a que os pequenos assistem em filmes ou leem em livros.
Como se brinca? Reúna vários brinquedos, roupas e objetos em uma sala e comece o Era uma vez... Enquanto um conta a história, o outro escolhe os elementos que devem ser inseridos de forma criativa na narrativa. Vale tudo: escova de dente, boneca, pijama, carrinho, bola, qualquer coisa.
Por que vale a pena? O prazer de se divertir em conjunto é sempre muito importante para o fortalecimento da relação entre pais e filhos, mas uma dica para aproveitar ainda mais esse momento é usar a história ou as características dos personagens para transmitir valores e ensinamentos que façam parte da vida da criança. Os pais podem inserir na história alguma dica para que o filho se relacione melhor com um coleguinha ou para que consiga enxergar suas próprias qualidades.

Nome da brincadeira: Show de talentos
O que é? Por que esperar a festa de final de ano da escola para apresentar uma coreografia que vem ensaiando há tempos? A sua casa também pode ser um ótimo lugar para você e seu filho porem em prática os dotes artísticos que possuem, apreciam ou estão desenvolvendo.
Como se brinca? Arraste o sofá e faça do tapete um palco no qual vocês podem apresentar números de dança, música ou teatro. Apresentações curtas, inéditas ou não.
Por que vale a pena? O exercício de apreciar, aplaudir e elogiar o outro é muito rico e necessário. Essa é uma ótima forma de - pôr em prática essa ideia!


Nome da brincadeira: Corrida do saco
O que é? Essa brincadeira é bem antiga, mas nem por isso menos divertida.
É como o próprio nome sugere: uma corrida na qual os participantes, em vez de correrem do ponto de partida ao destino final, fazem o trajeto pulando dentro de um saco.
Como se brinca? Para começar, basta que o pai providencie alguns sacos feitos de feltro, tecido ou plástico. Eles precisam ser grandes e resistentes. Pai e filho entram em um mesmo saco ou, se preferirem, cada um coloca apenas uma perna lá dentro. Ambos precisam se abraçar e pular juntos para que consigam atravessar de um lado para o outro.
Por que vale a pena? Dificilmente eles conseguirão evitar os tombos e escorregões, mas são esses momentos que rendem as mais sinceras e deliciosas risadas. Um depende exclusivamente do outro para seguir e o abraço é tratado com naturalidade. Respeito, cuidado e companheirismo são valores que com certeza também estarão em jogo.

Nome da brincadeira: Caça ao tesouro
O que é? Uma grande gincana cheia de pistas e provas para que, aos poucos, os participantes possam descobrir onde foi escondido o tesouro.
Como se brinca? Primeiro, montam-se as equipes. Uma delas esconde o tesouro, que pode ser algum objeto curioso. Depois, tem de dar à outra equipe pistas do local onde ele está escondido, de modo que uma pista dependa da anterior para ser desvendada. Para deixar a brincadeira mais legal, elas são a resposta de alguma charada ou ‘o que é o que é’.
Por que vale a pena? Mais uma vez o cooperativismo é o que fará a diferença e os pais podem aproveitar esse espírito de equipe para mostrar aos filhos quanto os apoiam e para transmitir-lhes segurança. É uma oportunidade para que ações despretensiosas se tornem verdadeiras provas de amor e amizade.

Aqui a brincadeira preferida da Lara é a contação de histórias e a do seu filho? Me conta!
LEIA MAIS

Dicas para manter saudável a pele do bebê durante a estação mais quente do ano


LEIA MAIS

Bebê Limpinho com Boni Baby


Na semana passada eu compartilhei com vocês a minha opinião usando a linha Boni Baby Cabelos Limpinhos. Shampoo, condicionador e hidratante aprovados! Estamos usando muito por aqui, assim como os produtos Bebê Limpinho. 


Para manter o bebê sempre limpinho é preciso um ritual de higiene a cada troca de fraldas, o que significa usar muita toalhinha umedecida e também um bom produto para prevenir assaduras. E por ter produtos tão bons a Boni marca sempre presença aqui em casa.


As toalhinhas e o gel são vendidas separadamente, mas vocês também encontram o kit "troca fraldas" como eu chamo aqui em casa. Mais uma vez vale a dica para presentear no chá de bebê ou na visita de boas vindas.


Eu adorei as toalhinhas porque não possuem cheiro e porque tem uma textura super macia, não machucando a pele sensível dos pequeninos. E tem mais, a toalhinha não é daquelas ralinhas não, e você sente a suavidade e a maciez já que tira da embalagem.


Claro que eu adorei as toalhinhas, aliás, como nós usamos não é mesmo? Muitas vezes até para limpar as mãos ou a roupa do bebê quando cai alguma coisa. Realmente uma invenção que trouxe muita praticidade a nossa rotina. Agora eu me surpreendi mesmo foi com esse produto: Gel para prevenir assaduras. Isso mesmo, um gel!


Esse é o primeiro produto que preveni assaduras em forma de gel que eu conheci e que usei. Fiquei surpresa mas adorei a ideia antes mesmo de usar. E o produto é mesmo bom! Não tem cor e já que você aperta a embalagem nota que ele possui algo como um óleo, que te faz associar a hidratação. E sabe o que é melhor?
1. Não mancha a roupa
2. Não gruda na mão
3. Fácil de aplicar e remover

Precisa de mais? Hidrata a pele formando uma barreira protetora sobre a pele do bebê, evitando o contato com o xixi e as fezes, prevenindo assim o surgimento de assaduras. Eficácia e segurança testados clinicamente com o acompanhamento de pediatra e dermatologista, o que nos dá muito mais segurança para testar, gostar e usar!

As toalhinhas são comercializadas em embalagens com 48 unidades e o gel em embalagens de 35g. Ambos formulados de maneira a minimizar possível surgimento de alergia.

Espero que tenham gostado. Alguma de vocês usou ou tem alguma dúvida? Só deixar nos comentários.

Vocês encontram os produtos em farmácias, drogarias, super e hipermercados no Brasil todo. Dúvidas? Acesse:

Site        |        Facebook        |       Instagram
LEIA MAIS

Look Baby: regata menininha


Estamos vivendo uma onda de calor intenso por aqui. E se nós que somos adultos sofremos, imaginem só os pequenos que não param um segundo. Por isso vale a regra: manter a hidratação oferecendo muito líquido aos pequenos e apostar nas roupas leves.

Uma ótima dica para deixar os pequenos super a vontade e ao mesmo tempo fofos, é apostar nas regatas. Elas são ideais para o dia a dia e deixam os pequenos bem vestidos e com cara de criança!


Eu sou apaixonada por essa regatinha que é da Coleção Alto Verão 2016 da Beijinho. O tecido é super levinho e a estampa essa fofura. A Lili fica super fashion e ao mesmo tempo confortável.


Vocês podem optar por um shorts mas eu prefiro mesmo uma calcinha por cima da fraldinha, que dá um toque de fofura adicional. 

Ultimamente tenho optado pelas faixas porque a Lili perdeu muito cabelo. Se vocês também adoram esse acessório clássico, procure por aqueles que sejam confeccionados com elástico molinho, para não apertar. Evite laços ou enfeites muito grandes, porque eles ficam desproporcionais e tiram toda delicadeza das pequenas.


Além de escolher um tecido que deixe o corpo transpirar, o bacana é apostar em estampas que dão um charme a mais. Esse de menininha e flores está mesmo uma fofura, concordam? E ainda bem com esse detalhe em laço. Já a parte de trás é toda lisa, na cor salão.

Para conhecer mais a marcas Beijinho, Beijoka e Aventurama, acesse: www.marcaslanser.com.br

LEIA MAIS

Concurso Cultural: Volta às Aulas com DAC


Mais um ano se inicia e com a ele a lista de gastos extras: IPTU, IPVA e material escolar!

Sou mãe de uma menina em idade escolar e sei como os materiais para inicio do ano letivo pesam no bolso. E por isso mesmo compartilho a oportunidade de ganhar um super kit escolar da DAC. Coloque a sua criatividade para funcionar e clique no banner para participar.


LEIA MAIS

Nivea Clinical Intense Control: Proteção 48h contra transpiração excessiva


Alguns cuidados diários não podem ser deixados de lado não é mesmo? Passe um único dia sem usar antitranspirante para constatar o resultado. Acho que eu não preciso dizer mais nada! Desodorantes e antitranspirantes existem aos montes. Basta dar uma espiadinha em gôndolas de mercados, perfumarias e farmácias. Agora, encontrar um que seja bom e que se adapte a suas necessidades é outra história. 

Seja o perfume, a eficácia na hora de conter o mau odor ou mesmo a sensação na pele ou o resultado nas blusas e camisas, escolher um bom antitranspirante pode se tornar uma tarefa dificil. Nessas horas vale consultar as amigas, ler sobre os produtos e até mesmo fazer um teste para saber qual deles atende melhor as suas necessidades. Aqui em casa estamos usando o mais novo lançamento da Nivea e hoje compartilho com vocês a minha experiência.


Desenvolvido especialmente para aqueles que sofrem de transpiração excessiva, Nivea Clinical Intense Control é o produto ideal para combater o suor. Sua fórmula de ingredientes ativos combatem a transpiração e proporcionam um cuidado adequado para a pele oferecendo proteção máxima por até 48hrs. E como a Nivea pensa em tudo, desenvolveu a versão feminina e masculina.


Com a Nivea eu tive a oportunidade de conhecer um novo conceito ao usar um antitranspirante: aplicar à noite! Isso mesmo. 

Mas por que aplicar à noite?
Enquanto seu corpo está descansando suas glândulas sudoríparas estão menos ativas e por isso mais receptivas para absorver a fórmula. Isso dá o tempo necessário para a fórmula agir e criar um nível de proteção mais forte para o dia que está por vir. Então eu passo à noite, depois do banho, e reaplico pela manhã. Assim eu garanto a máxima proteção até mesmo em dias mais quentes. 


O produto já está disponível em redes de super e hipermercados, farmácias e lojas de cosméticos na versão bastão. Não sei vocês mas eu estava super acostumada com antitranspirantes em spray.  Embora não seja tão prático, porque a medida que vocês usam é preciso girar a parte inferior para elevar a barra, super vale a pena pelos resultados:

Máximo proteção contra o suor
O produto cumpre realmente o seu papel, oferecendo proteção antibacteriana por 48h.

Toque seco
Todo antitranspirante tem o dever de manter o mau odor longe, bem longe. Mas poucos oferecem a sensação de toque realmente seco. Nesse quesito o produto também recebe nota 10! Se não fosse pela fragrância super suave, eu nem saberia se havia ou não aplicado o produto. Pele realmente seca.

Sem manchar as roupas
Às vezes o produto é até bom, mas na hora de vestir ou despir a blusa aquela surpresa desagradável: manchas brancas ou amareladas. Isso sem falar em axilas meladas e amareladas. Como o produto é rapidamente absorvido pela pele, além da sensação de toque seco a pele ou as roupas não ficam manchadas.

Hidratação
Toda mulher depila as axilas correto? E por isso mesmo não é possível usar qualquer produto! O Nivea Clinical não contém álcool e conta ainda com ingredientes hidratantes.

Espero que tenham gostado da dica de hoje e até a próxima!

www.nivea.com.br
http://www.facebook.com/#!/niveabrasil
LEIA MAIS

Lookinho do dia: cojunto navy vermelho


No primeiro editorial de moda infantil do ano, mais um lookinho de uma das marcas que nós aqui em casa amamos: Elian! Peças desenvolvidas para vestir crianças como crianças, deixando os pequenos e pequenas super estilosos e tudo com muito conforto e diversão. Querem ver? 


Aproveitando as altas temperaturas do verão, conciliada a temporada de ferias temos o que? Muita diversão ao ar livre! Seja na praia, na piscina, no campo ou na cidade, o que vale é não ficar parada. Aproveitem para curtir bons momentos ao lado dos filhos, afinal passa tudo tão rápido. Eu estou aproveitando muito. Confiram os "clicks":


Não tem coisa melhor do que ver um sorriso estampando o rostinho deles não é? E a roupa não precisa só ser necessária, já que não dá pra ficar sem. Ela pode ser irreverente, divertida, estilosa e acima de tudo confortável. A pequena Lara não estaria se divertindo tanto se estivesse usando uma roupa que a estivesse incomodando. E como ela ficou estilosa com esse modelo super descolado.


O conjunto é da nova coleção Alto Verão da Elian, que aliás está recheada de lançamentos! A regada com listras vermelhas, que remetem ao estilo navy, é super fresquinha. A bermuda é de elástico com bolsos falsos. Aproveitei para combinar com o tênis da Minnie da Diversão Calçados, do grupo Sugar Shoes.


Espero que vocês tenham gostado. Lembrado que as marcas Elian e Diversão vocês encontram em lojas multimarcas físicas e online.

A Lara usa:
LEIA MAIS

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários