Pesquisa Ibope revela preferência de crianças por videogame a brincadeiras e à prática de esportes

Adeptas à tecnologia e inseridas totalmente no mundo digital, as crianças de hoje têm colocado o videogame e os jogos online à frente de atividades recreativas ao ar livre, brincadeiras com os amigos e prática de esportes em sua lista de preferências. É o que afirmam 37% dos pais em pesquisa[1] realizada em São Paulo e Rio de Janeiro no mês de junho deste ano, pelo IBOPE Inteligência1, a pedido de Nebacetin®, produto da Takeda Farmacêutica.





Este dado chamou a atenção da psicóloga especialista em psicologia analítica e transpessoal, Daniella Freixo de Faria (CRP 06/58821), uma vez que as brincadeiras e os esportes são fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças. “O foco das crianças nas atividades online pode causar isolamento e até levar a atitudes agressivas, uma vez que elas estão deixando de exercitar, por exemplo, o trabalho em equipe, que é essencial neste momento da formação da personalidade”.

A pesquisa1 também revela que mais da metade dos pais (59%) acreditam que os principais valores que o esporte proporciona aos seus filhos são a formação da personalidade (22%), sociabilidade (19%) e disciplina (18%). Do lado oposto deste ranking, apenas 3% dos pais acreditam que a prática esportiva ajuda também no desenvolvimento do controle emocional e a lidar melhor com as derrotas. “É curioso observarmos o antagonismo desta situação”, comenta Daniella ao comparar a consciência dos pais em relação às preferências dos filhos e os benefícios que o esporte traz à vida das crianças.

“O esporte é a chance de a criança sair do mundo dos desejos para o mundo real de uma maneira escalonada, onde se aprende a necessidade e benefícios de se seguir regras, que na vida é preciso muita dedicação e esforço para se conseguir o que deseja. É o momento de aprender a lidar com as frustrações, de entender seu papel como indivíduo e como parte do coletivo”, explica a psicóloga. “E o videogame e os jogos eletrônicos tiram a criança desta vivência e tornará as próximas fases de sua vida mais difíceis e sofridas”.

Use a tecnologia a seu favor
Mas então, como fazer com que os pequenos criem interesse nos esportes também na “vida real”? Uma dica da psicóloga é inserir a prática esportiva na rotina das crianças sem quebrar totalmente o vínculo com o digital, pois isso seria ir contra a uma tendência de gerações cada vez mais conectadas.

Uma dica infalível da Daniella, que tem sido testada há algum tempo com seus pacientes, é usar o celular durante uma brincadeira ou esporte. Com os recursos da câmera lenta (slow-motion) ou da velocidade acelerada (time-lapse) os pais podem filmar seus filhos em atividade e isso se tornar algo divertido para os dois. “A própria criança, ao se assistir, buscará instintivamente movimentos melhores e isso poderá ser um bom gatilho para que vire de fato uma rotina”, afirma.

Esporte melhora a energia da vida
Inserir a prática esportiva na rotina da criança é um desafio, desde criar o interesse dela pela atividade, até no que diz respeito ao dia a dia que enfrentamos na vida moderna. Trânsito, horários extensivos de trabalho e falta de momentos em família, mas o incentivo pelo exemplo é um dos fatores mais marcantes na iniciação de um esporte. A pesquisa mostra que os pais que praticam esportes incentivam mais os seus filhos. 72% dos entrevistados, entre os que praticam alguma modalidade, disseram incentivar seus filhos no esporte, contra 50% dos que não mantém este hábito1.



Além de um grande aliado da educação e desenvolvimento das crianças, o esporte atua também como um “energético” para outras atividades, já que traz mais energia e disposição para a vida de quem o pratica. Um outro fato importante revelado pela pesquisa do IBOPE Inteligência1 é que os pais que praticam esportes em geral são os que mais proporcionam atividades extracurriculares para os filhos, incluindo aulas de idioma, música, artes e outros.

“Com a prática esportiva inserida na rotina teremos crianças mais energizadas, que dormem melhor, são mais bem-humoradas, bem relacionadas e conectadas à vida, ávidas por fazer algo novo. A alimentação também se torna naturalmente mais saudável”, enfatiza a especialista.


Medos e resistências precisam ser enfrentados
Apesar de grande parte dos pais entrevistados mostrarem conhecer os benefícios da prática esportiva no desenvolvimento dos filhos nos aspectos físicos, morais e habilidades sociais, uma parcela importante disse concordar parcial ou totalmente que tem receio dos filhos se machucarem (26%). Além disso, 20% dos pais entrevistados concordam total ou parcialmente que evitam que os filhos pratiquem atividades ao livre por receio da exposição ao sol1.

Segundo a psicóloga, é muito importante que as crianças pratiquem esportes ao ar livre, já que isso proporciona uma consciência a respeito da natureza e desenvolve o senso de cuidado e respeito por ela, além de dar a sensação de liberdade e independência tão desejadas. Até mesmo as quedas e pequenos incidentes são importantes para a experiência de crescimento. Mas é preciso que os pais aprendam a lidar melhor com isso e a controlar suas reações quando algum incidente acontece.

“O desafio é lidar com o machucado do tamanho que ele se apresenta e não do tamanho que o medo o apresenta. Muitas vezes quando a criança se machuca praticando alguma atividade a reação natural pode ser um pequeno afastamento e desestímulo à prática esportiva. Machucar-se é parte natural do esporte ou da brincadeira, pois pode ser complementar ao aprendizado e desenvolvimento da segurança para superação de desafios”, completa Daniella. 

As bicicletas ganham mais adeptos
Atualmente, 42% dos pais afirmam que são adeptos da bike, lembrando que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro têm estimulado cada vez mais esta modalidade com a expansão das ciclovias. Os entrevistados disseram também que 31% dos seus filhos têm estado sob duas rodas, depois de natação (47%) e futebol (39%) 1.

O futebol é o esporte mais praticado na infância de uma forma geral (47%) e permanece sendo uma das principais atividades dos pais homens (60%). Já as mães têm como principal atividade na infância a dança e muitas continuam praticando ainda hoje (42%) 1.

A pesquisa
Realizada pelo IBOPE Inteligência[1] entre os dias 8 e 13 de junho de 2016, com 307 pais nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com o instituto, a margem de erro estimada é de 6 pontos percentuais. A média de idade dos entrevistados é de 37 anos e seus filhos possuem entre 8 e 12 anos. 59% da amostra têm apenas um filho e 34% dois. Apenas 5% relataram ter 3, e 2% quatro ou mais.

A maior parte das crianças (64%) estuda meio período e tem seu tempo livre preenchido independente das atividades proporcionadas pela escola. A maioria dos pais pertence às classes B e C e foram divididos igualmente entre os sexos feminino e masculino na amostra1.

Para conhecer melhor os diversos esportes, suas características e benefícios para a formação das crianças acesse o MANUAL DO PEQUENO ESPORTISTA no site: www.takedabrasil.com
LEIA MAIS

Privé Homme Royale e Fortune: para homens de atitude


Engana-se quem acredita que apenas as mulheres são apaixonadas por um bom perfume. Os homens adoram!!! E pensando no seu namorado, marido ou namorido estou aqui hoje para apresentar a nova linha de Deo Perfums masculinos da Jequiti.


Luxo e sofisticação fazem parte da noite parisiense e o que não pode faltar nesse momento é um perfume único. Para somar e marcar essa atmosfera na cidade da Luz. E dpo pesando nisso que a Jequiti acaba de lançar duas novas fragrâncias masculinas: Privé Homme Royale e Privé Homme Fortune, ambas da Coleção Francesa.


Os perfumes são inspirados no homem Privé, ou seja, reservado, requintado e cheio de atitude. Royale e Fortune são Deo Parfums que trazem na sua composição notas mais potentes, impactantes e duradouras que farão diferença por onde o Privé Homme passar. Vamos conhecer cada um deles?



Privé Homme Fortune (100ml)
Esse perfume é um memorável fougère sensual que apresenta notas de saída frescas como bergamota, lima, cardamomo e noz moscada, notas de corpo sedutoras como gardênia, pimenta preta, violeta e cashmeran e notas de fundo envolventes como vetiver, couro, âmbar, cedro e patchouli. Uma delícia!



Privé Homme Royale (100ml)
Já essa fragrância possui um inesquecível caminho olfativo madeira sensual com notas de saída marcantes como pimenta, limão, amêndoa e bergamota, notas de corpo enérgicas como patchouli, pimenta rosa, favatonka, notas frescas e notas de fundo sedutoras como vetiver, couro, âmbar e cedro. Um perfume bem marcante.


Preço regular: R$ 79,90/cada.

Os frascos dos Deo Parfums refletem o conceito dos produtos, trazendo embalagens glamorosas, sendo o Royale na cor vinho e Fortune no tom azul, e tampas douradas representando o luxo francês.

O lançamento pode ser adquirido por meio de uma das 210 mil consultoras localizadas em todo o país.


SAC 0800 776 7575
LEIA MAIS

No mês das crianças tem lançamento Hello Kitty


O mês de outubro ficou ainda mais especial esse ano, com o lançamento da coleção de cama e banho da Hello Kitty para a Artex! Nós fomos convidadas para o evento de lançamento, que aconteceu no último dia 08 na loja da Artex no Shopping Ibirapuera em São Paulo. 


Larinha mal pode se conter de alegria ao conhecer a personagem pessoalmente. E ela fez questão de levar a sua pelúcia preferida da personagem, e ainda ir com a camiseta da Hello Kitty.


O evento foi um verdadeiro sucesso. A coleção é repleta de estilo e atitude, inspirada no universo do rockabilly dos anos 50, perfeita para tornar as noites ainda mais divertidas.


E tem promoção rolando viu? E ela é irresistível!


Então corre já para uma loja Artex, porque a promoção vai só até o dia 31/10 ou enquanto durarem os estoques! Confira os lançamentos:


Para saber mais sobre o lançamento acesse:
LEIA MAIS

Outubro Rosa: o mundo contra o câncer de mama


Em 2005 fui passar um tempo no Canadá, em um intercâmbio para aperfeiçoar o meu inglês. Lembro-me que desembarquei no país no primeiro dia de outubro e logo peguei um metro para conferir as maravilhas dessa nova cultura. Assim que subi as escadas da estação me deparei com uma caminhada. Eram mulheres, homens e crianças que usavam no peito um lacinho rosa. Na hora eu fiquei me perguntando o que era aquilo, e só depois descobri que era a caminhada do outubro rosa.

Aqui no Brasil essa mobilização demorou um pouco mais pra chegar, mas todos os anos quando chega outubro eu fico feliz em saber que as pessoas abraçam a causa. Claro que não devemos fazer o auto exame ou procurar um médico só em outubro, isso deve fazer parte da nossa rotina, mas é bom termos um mês inteiro para ajudar as pessoas com menos acesso e até mais dificuldades a procurar ajuda, assim como dar apoio as mulheres que passam ou que já venceram essa dificil batalha.


Uma empresa que abraça a causa, e que por isso tem todo o meu respeito e admiração é a Avon. Todos os anos a empresa participa de campanhas. O tema da campanha esse ano é #AtitudeRosa que traz o lema "Juntas para curtir, juntas para se cuidar". 

O kit Atitude Rosa chegou com muita informação importante, além de duas camisetas e dois porta-retratos. A ideia é engajar na campanha chamando uma amiga e assim continuar essa corrente do bem. Afinal, amiga de verdade é aquela que ajuda, orienta e está presente tanto nas horas felizesm quanto nos momentos de desafio e superação.


Vale lembrar que o Instituto Avon, que coordena desde 2003 ações de investimento social da Avon no Brasil, por meio das campanhas "Avon Contra o Câncer de Mama" e "Fale Sem Medo - Não à Violência Doméstica", já apoiou 235 projetos no Brasil, destinando a elas um montante de R$ 122 milhões, ao lonfo de seus 13 anos de existência. 

Chame uma amiga e participe também dessa campanha do bem.

Saiba mais sobre o Instituto Avon acessando: www.institutoavon.org.br


LEIA MAIS

Lookinho do dia: urban street


Para o editorial de moda infantil de hoje preparei um look no estilo urban street, super descolado e irreverente, para deixar as meninas estilosas, isso sem perder o jeito delicado de criança!

A posta: uma saia jeans, uma camisa de amarrar e um coturno.


Quem acompanha os editoriais do blog sabe que por aqui somos apaixonados pelo melhor da moda infantil, que reflete o verdadeiro estilo da criança. Ou seja, um look descolado ou clássico, irreverente ou mais comportado, desde que deixe a pequena confortável e adequado a idade dela.

Muito charme! Vejam que a blusa e a saia são básicas. Portanto, o destaque ficou mesmo para esse coturno marsala da Kidy, marca que trabalha a saúde e o conforto dos pequenos, ou seja, super alinhado com a proposta aqui do blog.


A fivela dourada deixa o calçado ainda mais estiloso. Aliás, o coturno é uma peça chave e deve estar no closet das pequenas mesmo fora da temporada de inverno. Basta saber compor e harmonizar o look.

Apostei também nas corujinhas:


Essas presilhas (tictac) são da Menina Flor. Super recomendo porque elas não escorregam ou caem do cabelo. E você encontra em várias opções de modelos e cores. Já mostrei lá no meu IG detalhes.


Os calçados da Kidy podem ser encontrados em lojas multimarcas físicas ou em e-commerces em todo o Brasil.


A Lara usa:
Camisa de amarrar PUC
Saia jeans Vigoss
LEIA MAIS

Exposição "O Mundo da Hello Kitty" no Galleria Shopping Campinas


Os amantes da Hello Kitty que moram em Campinas e região têm um motivo a mais para prestigiar o Galleria Shopping. De 14 a 30 de outubro o shopping recebe a exposição "O Mundo da Hello Kitty", levando os visitantes numa viagem incrível do universo da personagem.


Claro que eu levei a Larinha para conferir tudo. Ela é super fã da personagem e ficou encantada. Tantas bonecas lindas que não só ela, mas a mamãe aqui também, queria ter em casa:


Nós ficamos apaixonadas e encantadas com todos os detalhes da exposição. Ela está belíssima e vale muito a pena a visita. A entrada é gratuita!


E dá só uma olhadinha nessas duas estátuas de fibra de 1,40 m de altura, que trazem a personagem customizada.


Além de conhecer as curiosidades da personagem pelo mundo, ilustrações temáticas, ações fashion, peças vindas com exclusividade do Japão e também uma linha do tempo, destacando as várias fases da personagem, que se firmou como ícone da cultura pop e referência de glamour e fofura, os pequenos poderão brincar nas oficinas infantis “Hello Kitty e Amigos”, com pinturas de desenhos da personagem e recorte de madeiras. 


Lara ficou um bom tempo se divertindo na pintura e nós ainda trouxemos para casa o porta lápis em madeira já pintados. Mas não parou por ai não! Teve até foto com a celebridade!


O Galleria Shopping recebe a presença da Hello Kitty em todos os finais de semana da exposição. O público está mais do que convidado para tirar fotos, abraçar e brincar muito com a personagem. Demais não é mesmo? Então fique de olho na programação:

O evento poderá ser visitado de domingo a sexta das 14h às 20h e aos sábados, das 10h às 22h.

Confira o regulamento completo aqui.
LEIA MAIS

Keravit® trata infecções e traumas oftalmológicos de cães e gatos


Inflamações, alergias, infecções e traumas nos olhos de cães e gatos são extremamente comuns e podem ter causas distintas. A Vetnil traz em seu portfólio o produto Keravit®, pomada indicada para infecções oculares bacterianas que cursam com irritação, inflamação ou edema e também nas afecções oculares inflamatórias e alérgicas dosanimais.

No momento da aplicação, é necessário verificar se o globo ocular está limpo para aplicar uma fina camada do produto sobre a borda palpebral, de três a quatro vezes, até obter resposta satisfatória, para reduzir gradativamente o número de aplicações diárias.

A fórmula especial de Keravit® permite manter sobre o globo ocular e bordas palpebrais uma camada uniforme do medicamento que não é diluído e nem levado pela secreção lacrimal, o que assegura a ação permanente dos princípios-ativos. O produto está disponível em bisnagas de 5g.



Sobre a Vetnil
Fundada pelo médico veterinário Dr. João Carlos Ribeiro, a Vetnil atua há mais de 20 anos no mercado veterinário. A empresa 100% nacional atua na área de pesquisas e desenvolvimento de produtos para a saúde e performance de equinos, sendo líder de mercado no segmento. Também está presente no mercado PET, estando entre os cinco maiores laboratórios do setor, desenvolvendo soluções voltadas à saúde e nutrição dos animais de companhia, e no segmento de animais de produção. Com forte atuação no Brasil, também está presente nos principais eventos do setor no exterior e exporta para diversos países, entre eles: Angola, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Croácia, República Dominicana, México, Panamá, Paraguai, Peru, Quatar, Eslovênia, Emirados Árabes e Uruguai. A empresa acumula premiações importantes, entre elas “Empresa que mais cresceu em 2005 no setor veterinário” (Anuário Exame Agronegócio 2006-2007), “Melhor empresa do setor de produtos veterinários” (Anuário do Agronegócio 2006, da Revista Globo Rural), “100 Melhores empresas para se trabalhar no Brasil” (Revista Época, 2006), “30 Melhores empresas para a mulher trabalhar” (Revista Época, 2006), “Melhores do Agronegócio 2011 na categoria Produtos Veterinários, pela Revista Globo Rural”, “As 200 Pequenas e Médias Empresas Que Mais Crescem No Brasil” (Revista Exame, 2015), “Melhores do Agronegócio – As 10 melhores do Setor Saúde Animal” (Anuário do Agronegócio 2015, Revista Globo Rural).
LEIA MAIS

Vitamina D: Entenda a importância do nutriente para a saúde das crianças


Uma alimentação balanceada, rica em vitaminas e minerais é fundamental para a saúde, principalmente das crianças, que necessitam desses nutrientes para crescer de forma saudável. E a vitamina D exerce um papel importante no desenvolvimento dos pequenos. Para os pais e responsáveis, entender os benefícios e como obter o nutriente é essencial para manter a saúde das crianças.

A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo das crianças. Ela colabora para que o sistema imunológico atue de forma adequada, ajudando na absorção do cálcio e fortalecendo os ossos e os dentes. Também auxilia no desenvolvimento físico e na saúde cardiovascular.

Popularmente conhecida como a vitamina do Sol, ela é a única que pode ser produzida pelo organismo, por meio da exposição solar correta de partes do corpo, como os braços e as pernas, sempre antes das 10 e após as 16 horas - lembrando sempre de ajustar esses horários, de acordo com o horário de Verão, que começa em meados de outubro nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Além disso, o nutriente está presente em alguns alimentos, principalmente peixes e frutos do mar.

A ausência de vitamina D no organismo das crianças, no entanto, pode provocar uma série de complicações na saúde, como alterações no sistema imunológico, surgimento de doenças inflamatórias e infecciosas, raquistimo na infância e osteoporose na fase adulta.

Pensando no bem-estar das crianças, Redoxitos®, a linha de suplementos vitamínicos da Bayer, composta pelo tradicional suplemento alimentar infantil de vitamina C nos sabores laranja, morango, uva e frutas tropicais e o recém-lançado Redoxitos®+, com vitaminas C, D e zinco, sugere algumas dicas para adquirir a vitamina D tanto pelo sol quanto pela alimentação.


Sobre Redoxitos®
Redoxitos®, vitamina C em formato de gominha, possui a quantidade diária adequada do nutriente para crianças a partir de 4 anos. Com formato inovador, o suplemento vitamínico possui apresentações nos sabores laranja, frutas tropicais, morango e uva. Contém os corantes naturais carmim, nos sabores laranja, morango e uva, e cúrcuma, no sabor frutas tropicais. Disponível nas embalagens de 25 e 100 unidades – esta somente no sabor laranja –, auxilia os pais na tarefa diária de cuidados com seus filhos: basta uma gominha por dia para complementar as necessidades do nutriente. Cada gominha contém 30 miligramas de vitamina C. Já o recém-lançado Redoxitos®+, que segue o mesmo formato da linha tradicional, possui a quantidade diária das vitaminas C, D e zinco e mix de sabores, com laranja, morango e papaia. O suplemento vitamínico, disponível em embalagem de 25 unidades, ajuda a proteger as crianças nos momentos em que elas estão mais expostas. Contém aromatizantes. Basta uma gominha por dia para auxiliar na deficiência dos nutrientes.

Preço médio sugerido ao consumidor:
Redoxitos®: R$ 15,90 (25 unidades) e R$ 52,00 (100 unidades).
Redoxitos®+: (vitaminas C, D e zinco): R$ 23,70

Bayer: Science For A Better Life (Ciência para uma Vida Melhor)
A Bayer é uma empresa global focada em Ciências da Vida nas áreas de cuidados com a saúde humana e animal e agricultura. Seus produtos e serviços são desenvolvidos para beneficiar as pessoas e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a companhia objetiva criar valor por meio da inovação. A Bayer é comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com suas responsabilidades sociais e éticas como uma empresa cidadã. Em 2015, o grupo empregou cerca de 117 mil pessoas e obteve vendas de 46,3 bilhões de euros. Os investimentos totalizaram 2,6 bilhões de euros e as despesas com Pesquisa & Desenvolvimento somaram 4,3 bilhões de euros. Esses números incluem os negócios de polímeros de alta tecnologia, que foram lançados no mercado de ações como companhia independente nomeada Covestro, em 6 de outubro de 2015.
LEIA MAIS

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários