async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Especial Tecnologia: Como lidar com haters (odiadores) na internet - Ariane Baldassin


Especial Tecnologia: Como lidar com haters (odiadores) na internet

Ao mesmo tempo em que a internet aproxima pessoas, ela também serve como palco para discussões acaloradas e ofensas gratuitas. Algumas pessoas praticamente se transformam atrás de uma tela de tablet, celular ou computador, imaginando que a pessoa do outro lado nada poderá fazer. Essa sensação de proteção que a web proporciona faz com que os internautas sintam-se livres para expressarem opiniões hostis. Assim surgem os chamados "haters"

A palavra "hater" significa "odiadores", em tradução livre para o português. E, por mais que o termo seja forte, não há exageros nessa definição. Por conta da maior visibilidade, os influenciadores digitais são os principais alvos das mensagens de ódio. Para ajudar nessa tarefa, a influu, ecossistema de influenciadores digitais, separou algumas dicas importantes para lidar com essa situação


Silêncio é a melhor resposta
Receber uma ofensa é um verdadeiro teste de paciência e não retrucar é uma prova de sanidade. Mas, por mais que seja difícil, é necessário manter a compostura. O objetivo do "hater" é justamente esse: provocar. 

Ao responder, o influenciador abre ainda mais brecha para se estressar e para que outros comentários apareçam. Com bom senso duvidoso, "haters" muitas vezes encaram suas atitudes como diversão e, ao receberem atenção, vão se dedicar cada vez mais a incomodar. Dar visibilidade para essas pessoas não agregará nada de útil ao conteúdo. Sequer as respostas irônicas são recomendadas. O ideal é que o influenciador gaste seu tempo com o público fiel, respondendo comentários positivos dos seguidores.

Críticas construtivas
"Haters" certamente não são os melhores críticos, mas é sempre bom que o influenciador busque compreender a diferença entre uma crítica e uma ofensa. Ao analisar os comentários negativos, o profissional pode aprender cada vez mais sobre seu público e adotar uma nova postura. Se a avaliação foi bem elaborada, educada e útil, vale a pena agradecer.

Sem desânimo
Ser influenciador envolve carisma, conteúdo e coragem. Se expor tanto em uma rede social, seja diante de uma câmera ou não, é uma tarefa difícil. Receber uma enxurrada de comentários ofensivos realmente é desanimador para o influenciador e o pode fazer com que questione seu trabalho. É importante frisar que essa é uma reação completamente normal, afinal de contas, ataques desse tipo, geralmente, focam em pontos fracos/sensíveis das pessoas. Nesses momentos de "crise", é recomendável que o profissional não foque tanto nesse ponto e se lembre de todo resultado positivo que conquistou até o momento. Se for necessário, o influenciador pode até mesmo excluir comentários negativos que não agregam ao canal. Em situações mais complicadas, que podem ser identificadas como injúria, difamação ou calúnia, é bom salvar prints antes de excluir o comentário como prova do ataque.

Essas dicas não valem apenas para influenciadores digitais não! Valem para toda e qualquer pessoa, inclusive adolescentes, que por serem mais imaturos, muitas vezes acabam caindo na armadilha dos Haters. Por isso fique sempre atento e em caso de abuso excessivo, como ocorreu com a socialite canadense em ofensa a Titi, filha adotiva de Bruno Gagliasso, procure os seus direitos. Hoje temos delegacias especializadas em crimes virtuais que poderão te ajudar.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

Um comentário:

  1. Olá, Ariane!
    Pois é... Quem se aventura a expor seu rosto e ideias, está sujeito a receber ataques.
    No meu canal no Youtube, falo sobre tecnologia e tenho menos de 2.000 seguidores. É comum receber comentários agressivos de pessoas que não concordam com minha opinião.
    Quando o comentário é um palavrão ou contém algo que possa deixar os outros visitantes desconfortáveis, excluo o comentário, caso contrário tento argumentar e algumas vezes consigo fazer com que a pessoa até se "desculpe".
    Essa situação faz parte do amadurecimento pelo qual todos temos que passar. A internet e a "liberdade de expressão" ainda são coisas relativamente novas para nós e aos poucos vamos aprendendo como lidar com elas.
    Abraço e parabéns pelo post :)

    Ricardo Marques

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários