async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Especial comportamento: As pessoas mudam? - Ariane Baldassin


Especial comportamento: As pessoas mudam?


Imagem: divulgação

Cada um pode ter a sua opinião formada sobre o assunto. Não sei se a vida ou as circunstâncias me provaram, mais de uma vez, que as pessoas não mudam de forma drástica ou repentina, então costumo dizer que elas se transformam em pessoas melhores ou piores! Acredite: a mudança é processual e por isso não acontece da noite para o dia, ou seja, a pessoa não dorme sendo má e acorda como um anjo, a não ser que faça algo para, gradativamente, transformar a sua vida e a de todos que convivem a sua volta. Por isso digo que não mudam, melhoram ou pioram! O processo é longo, exige disciplina e auto análise.

Quem nunca conheceu um amigo que "viu a morte de perto"? No primeiro momento essa pessoa vai dizer que recebeu uma graça divina por ter "ganhado" uma vida nova e que a partir dali nasce com ela uma nova pessoa. Mentira! Especialistas afirmam que mudanças radicais não ocorrem, porque a personalidade tem forte influência de fatores genéticos e culturais, com os quais a pessoa conviveu a vida toda. E, por isso mesmo, não é possível jogar toda a vivência fora e fazer de conta que uma nova vida nasce naquele momento. Todos temos lembranças e mágoas! A pessoa pode usar a experiência, fazer uma auto análise, para então considerar o que é ou não mais importante para essa sua "nova" vida e aos poucos ir costurando as feridas.

Mudar muitas vezes é preciso e eu particularmente acredito que as pessoas se esforçam para transformar a sua vida em algo mais leve e feliz. Dia após dia, a pessoa vai moldando o seu comportamento, equilibrando suas atitudes e assim crescendo e progredindo, sempre mantendo os seus valores, ou seja, aquilo que acreditam ser o certo. O mesmo, infelizmente, vale para aqueles que passam a ter comportamentos negativos. Afinal, ninguém nasce um assassino, mas transforma-se um! As amizades, o convívio social e a criação possuem um forte impacto na personalidade de uma pessoa, mas não se esqueça, dois irmão podem ter sido criados na mesma forma e pela mesma família e terem se tornado, ao longo da vida, pessoas totalmente diferentes.

As palavras podem até dizer que sim: Eu mudei da "água para o vinho"!, mas apenas as ações - não de um único dia mas talvez de anos - é que poderão confirmar essa transformação. Se a pessoa estiver mentindo, dissimulando ou manipulando, a máscara vai cair, porque no final das contas o que vale são as ações e não as palavras! O arrependimento existe e ele ajuda no processo de transformação e por isso mesmo vale a pena acreditar nas pessoas, afinal todo mundo merece uma segunda chance. 

Deixo aqui ao final uma frase que li para reflexão. Não encontrei a autoria, mas se alguém souber deixe nos comentários: "Algumas pessoas não mudam, apenas aprendem a mentir melhor"

E na sua opinião? As pessoas mudam ou transformam-se? Deixe nos comentários.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

5 comentários:

  1. Eu acredito que as pessoas mudam, mas, pelo menos, alguns tentam, mas têm aquelas pessoas que está feliz em ser mau estes não mudam,mesmo que mal que fizeram caem sobre eles essas pessoas são diabo em forma humana ele existe!
    Desculpe dizer,quem dizem que as pessoas não mudam não conhece a raça humana Beijinho.
    www.ficarbem.com/

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente!! Nunca ninguem muda, temos é de saber aceitar as pessoas como são!!

    http://fashionwalkinbrussels.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Bem interessante o post Ariane. Acho que as pessoas vão se aperfeiçoando com o tempo, se tornando mais maduras, mais sábias :)

    beijinhos ;*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Post bem legal. As pessoas mudam sim uma pena só, nem todas mudarem para a melhor =/

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ari, que texto perfeito, amei.
    Estou passando por uma fase, que estava pensando exatamente sobre esse texto que vc escreveu...
    Eu acredito nas mudanças, mas essa pesquisa que vc comentou é verdade, a personalidade das pessoas influenciam muito nessa mudança... Não acredito que coisas ruins mudam as pessoas, mas acredito que Deus muda nosso coração, e nos faz buscar o amor ao próximo, o perdão dos semelhantes... Eu mudo sempre que necessário, baseada na palavra de Deus, que me guia e me faz refletir sobre as coisas boas e ruins, que faço em minha vida ou na vida dos outros, e mudo, me transformo... A mudança necessita de humildade, entrega, se colocar no lugar do outro... Precisa deixar o orgulho de lado para mudar... E nem sempre as pessoas estão dispostas a isso...
    Lindo seu texto.
    Estou adorando te conhecer melhor pelos seus posts...
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários