async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> O verdadeiro significado do "Distanciamento Social" - Ariane Baldassin


O verdadeiro significado do "Distanciamento Social"

Nunca se falou tanto em distanciamento social. Do português distanciamento “ato ou efeito de distanciar ou distanciar-se; afastamento, espaçamento” e social “sociável; que prefere estar na companhia de outra pessoal”, usamos esse termo para nos referir ao ato de nos afastarmos de outras pessoas, principalmente no momento crítico do qual estamos vivendo, que é o de frearmos essa pandemia de disseminação do vírus da COVID 19, que se propaga em índice alarmante há mais de um ano no mundo.

A verdade é que vivemos sim momentos difíceis. O vírus está aí, se dissemina rapidamente e uma nova onda aterroriza estados, lotando a rede pública e privada de hospitais, aumentando o número de infectados e de óbitos. E se não bastasse, uma mutação do vírus ainda preocupa pesquisadores, por ser ainda mais perigoso pelo fato de ser ainda mais contagioso. E se não bastasse, muitas pessoas, na sua maioria jovens, ainda insistem em não tomar os cuidados básicos necessários como não manter justamente o distanciamento social, além de usar máscaras e fazer o uso contínuo de álcool em gel e lavar as mãos constantemente. Sim! Eles insistem em se aglomerar, fazendo festas aumento o risco de se contaminarem e levar o vírus para dentro de suas casas, contaminando os mais vuneráveis, que são os seus pais, na maioria idosos e com comorbidades.

Mas hoje eu quero falar do outro lado do distanciamento social, o que eu vou chamar do “verdadeiro lado do distanciamento social”.

Você já parou pra pensar no que de fato significa, ao pé da letra, quando aplicada esse conjunto de palavra no Brasil e, arrisco dizer, na maioria dos países subdesenvolvidos no mundo? Basta pararmos para pensar um pouco!



Essa pandemia criou um verdadeiro abismo social ... os ricos ficaram mais ricos e os pobres, muito mais pobres. Basta parar para pensar um pouco sobre isso. Quem foram as pessoas que mais ganharam dinheiro, diretamente com essa pandemia? Bom, os supermercados não pararam de funcionar durante a pandemia, pois são serviços considerados essenciais, e, como tivemos que ficar em casa, consumimos muito mais. Por outro lado, pessoas que trabalhavam em estacionamentos de faculdades, que eram autônomos em comércios, donos de cantinas em escolas, entres outros – eu poderia passar horas escrevendo inúmeros outros que perderam suas rendas durante a pandemia aqui. Alguns conseguiram auxilio emergencial, outros nem RG ou CPF tinham para tal. E como ficamos? Amargamos aumentando cada vez mais o tal do distanciamento social em um pais que já tem um diferença social imensa entre suas classes.

Mas eu tenho fé nos brasileiros. Somos pessoas excepcionais e com um coração enorme! Além de criativos. Muitos encontraram na crise uma oportunidade para mudar de carreira e conseguiram sim se reerguer porque tiveram uma oportunidade para tal. E foram muitos os casos de solidariedade que pudemos ver e também vivenciar. Mesas solidárias onde pudemos doar e também retirar alimentos. Ajuda mutua que foi muito bem vinda nesse momento crítico nunca antes vivenciada nesse século. Quantas histórias de superação. Uma lição de vida, de sobrevivência que eu espero que continue viva dentro de cada brasileiro, porque a vacina ainda não chegou e muitos brasileiros ainda precisam de ajuda.

Vamos manter sim o distanciamento social, mas que ele seja contra o vírus e não contra o preconceito. Que possamos abraçar a causa da ajuda alheia, pois muitos ainda não tem o que comer e contam com o pouco que recebem. E que esse distanciamento diminua a cada dia para que possamos viver em um pais digno de direitos igualitários para todos os cidadãos.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários