async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Os desenhos animados e valores morais e sociais que eles transmitem - Ariane Baldassin


Os desenhos animados e valores morais e sociais que eles transmitem

Você que é mãe ou pai se preocupa com o que seu filho anda assistindo na TV ou no tablet? Deveria! Muitos desenhos passam mensagem subeliminares que muitas vezes podem até passar desapercebidas. No tablet é ainda pior. Além das youtubers que recebem brinquedos para gravar vídeos e fazer publicidade, como o caso das bonecas LOL que viraram febre através desse único canal como veículo de divulgação, alguns desenhos que jorragam sangue, outros que ao invés de serem Peppa Pig são Peppa Pinto, onde o rosto tem formato de pênis, enganam as crianças e você acaba ficando passada. Sim, eu fui vitima de um desenho disso e fiquei passada quando vi. Agora, sempre baixei um aplicativo kids e monitoro 100% do tempo.

Mas por outro lado temos bons exemplos para citar e não podemos deixar de citá-los, para que vocês incentivem suas crianças já que as animações costumam marcar a infância. Ah, e como lembro dos Smurfs, Capitão Caverna, Scooby Doo entre outros. Às vezes as marcas são tão fortes que até mesmo na fase adulta, a pessoa carrega consigo a lembrança daquele desenho favorito. Mas mais do que entretenimento, estas produções podem promover estímulos didáticos importantes para o exercício de valores morais e sociais. 

A psicóloga Ana Paula Machado de Moura explica que as produções costumam usar a ludicidade para abordar temas do cotidiano das crianças e dos adolescentes e esta estratégia se torna grande aliada do processo de conhecimento de novos universos. “Assim como brincadeiras e jogos, os desenhos animados conseguem emitir mensagens de algo e de uma situação de forma leve e acessível, facilitando o processo de aprendizagem”, explica. A profissional relembra que no universo das animações os conceitos passam a ser apresentados de acordo com a faixa de idade e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Por exemplo, para abordar a importância de se estudar, a animação pode mostrar um animal realizando experiências no seu dia a dia. “Os espectadores têm a oportunidade de refletir e consequentemente repensar conceitos abstratos e sentimentos que envolvem a sociedade e a convivência entre as pessoas”, acrescenta.

Com o auxílio da psicóloga, selecionamos aqui cinco animações nacionais que exercitam valores morais e sociais no dia a dia das crianças e adolescentes. Vem conferir:


Show da Luna: 
Série de produção nacional, pela TV PinGuim, conta a história da curiosa Luna que tem seis anos de idade e ama ciências. Nos episódios ela faz descobertas no cotidiano da sua casa, realizando experiências e observando situações, mostrando de forma lúdica o quanto a aprendizagem pode ser divertida. Ela convive com seu irmão Júpiter de 4 anos e o furão de estimação, Cláudio o que também estimula a convivência social.


Boris e Rufus: 
Produzido pela brasileira Belli Studio, retrata a rotina de Boris, um cachorro ranzinza, e Rufus, um furão brincalhão e muito inteligente, que se envolvem em situações ao acessar a interpetnet e outras tecnologias. São vizinhos de Leopoldo, um gato competitivo. Quando os donos saem de casa, os personagens assumem características humanas e exercitam valores de auxílio ao próximo e amizade. Além disso, a produção ajuda na reflexão dos conceitos sociais e respeito às diferenças.


Peixonauta: 
A série nacional da TV PinGuim que exibe o cotidiano do detetive que é um peixe, mas utiliza trajes de astronauta, que lhe permite voar e respirar fora d’água. Ele conta com a ajuda de seus amigos e de uma bola mágica para resolver mistérios. Sempre que eles solucionam alguma situação, recebem uma recompensa. A produção passa a ser um estímulo para que as crianças vejam as diversas situações do dia a dia de maneira leve e acessível.


Carlos: 
Com produção brasileira da Spirit Animation Studios, retrata a rotina de Juanito, um menino que adora comer alimentos não saudáveis. No entanto, para estimular os hábitos alimentares mais benéficos para a saúde, o garotinho conta com a ajuda de Carlos, um herói que vive na sua consciência. Uma animação que promove o exercício da vivência em sociedade e a conscientização das responsabilidades.


Meu Amigãozão: 
Série produzida entre parcerias brasileiras, norte-americanas e canadenses, nos estúdios 2D Lab e Breakthrough Animation, conta a história de três crianças que mantêm uma amizade com um canguru carente, um elefante carinhoso e uma girafa otimista. Os animais auxiliam os pequenos a superar dificuldades na escola, exemplificando uma reflexão das situações e experiências difíceis de abordar.

Belli Studio
Site: www.bellistudio.com.br
Facebook: www.facebook.com/serieboriserufus
Instagram: www.instagram.com/boris_e_rufus
Youtube: https://www.youtube.com/boriserufus
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários