async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Mês da Leitura Infantil: Por que eu devo ler para uma criança? - Ariane Baldassin


Mês da Leitura Infantil: Por que eu devo ler para uma criança?

No dia 18 de abril, nascia um dos maiores escritores infantis do Brasil: Monteiro Lobato. A data, criada em 2002, celebra a vida e a obra do autor, responsável por obras como as do universo do Sítio do Picapau Amarelo. E por isso mesmo em abril é celebrado no Brasil o Dia da Leitura Infantil.

Sabemos que é muito importante que as crianças recebam, em todos os sentidos, estímulos adequados para que os níveis do desenvolvimento cognitivo, social e emocional sejam alcançados para que, enfim, a criança complete seu processo de maturação e também construa uma visão crítica do mundo e da sociedade. E a leitura ajuda em todas essas fases do desenvolvimento. Quanto mais cedo você começar a ler para uma criança, mais gosto ela tomará pela leitura.

Como professora universitária, pude perceber como essa nova geração não está habituada a ler ou mesmo escrever: tablets, smartphones e até mesmo os computadores acabam ajudando na hora de redigir um texto, se eles tiverem um corretor ortográfico. Além disso, as palavras que muitos jovens usam para se comunicar como "nd" para nada "tb" para também "sqn" para Sei que Não, entre outras, acabam fugindo do habitual português, que faz muita falta na hora de procurar um bom emprego. E quanto menos você lê, menos vocabulário você adquire, e consequentemente escreve pior. Atualmente é muito comum as empresas pedirem não apenas testes de habilidades técnicas, como também uma redação. Já li reportagens de empresas que fazem ditado nos processos seletivos. Pois é, esse é o mundo que vivemos hoje, mas acredito que você não queira que esse seja o mundo para o seu filho.

Você pode pensar: mas eu vou ter que ler para o meu filho? Puxa, não gosto disso! Ou então, o meu filho não se interessa pela leitura. Pare agora! Isso é importante e você, como mãe, pai ou responsável, deve educar o seu filho. Sabemos que a leitura, para os pequenos, é um grande estímulo à imaginação, e por isso os livros são um recurso ideal para que as crianças se familiarizem com o vocabulário e melhorem também a expressão oral. A leitura também é um meio de transmissão de valores comunitários, de estímulo a criatividade e um forte veículos de reflexão.


A Lara ganhou o seu primeiro livro quando ainda tinha duas semanas. Desde então, a leitura se tornou hábito. Os primeiros livros vinham com apenas uma ilustração e uma palavra, o que a ajudou, assim como a Lia, a associar as palavras aos objetos e aprender a falar.

A medida que os filhos vão crescendo eles vão sendo sugados pela tecnologia. É um processo natural e não temos como fugir disso. Creio que uma hora usando o tablet para jogar ou mesmo umas duas horas de desenho na televisão não façam mal. Você tem que aprender a dosar tudo isso. E por que não usar a tecnologia a seu favor? Baixe aplicativos específicos para as crianças brincarem enquanto aprendem, músicas de letras e números - fujam dos youtubers com propagandas de brinquedos pelo amor de Deus. E dá pra ler no tablet também.

Mas se o seu filho ainda não curte muito ler, que tal uma experiência única? Incluí-lo no universo mágico na leitura, tendo a sua criança como personagem principal? Essa é a grande "sacada" e um diferencial do Dentro da História.

No site do Dentro da História, você escolhe o tema que deseja para montar o seu livro: Turma da Mônica, Show da Luna, Smilinguido, Garotas Super Poderosas e até times de futebol. Você personaliza com a cor da pele, tamanho e cor dos cabelos, cor dos olhos e ainda escolhe as roupas, calçados e acessórios. E sabe o que é mais legal? Você inclui o nome da criança nesse livro. Nesse post aqui eu explico certinho como montar o seu livro.

Aqui somos fãs mesmo. Toda vez que Dentro da História traz um lançamento novo, lá estou eu personalizando os livros para a Lara e a Lia. E temos vários por aqui. Vou compartilhar um pouco só para que vocês conheçam a proposta.

Esses foram os primeiros livros que adquirimos:


Eu personalizei a história da Lara com o tema "Uma Aventura no Bairro do Limoeiro", com a Turma da Mônica e o da Lia eu personalizei com o tema "Brincando com o Show da Luna", com o Show da Luna.

Com os lançamentos - Dentro da História sempre traz novidades bacanas - a nossa coleção aumentou com as aquisições posteriores: Lara com "Smilinguido & Sua Turma" e Lia com o timão do coração do papai:


Dentro da História traz agora dois novos lançamentos: "Faz de Conta nas Alturas" com o Show da Luna e "O Poder da Amizade" com as Garotas Superpoderosas.


São livros super bem ilustrados, com cores que chamam a atenção. Você pode escolher o personagem favorito do seu filho, dentro das opções disponíveis. Os textos não são tão longos e a sua criança está lá, participando do universo lúdico criado na própria história.


Assim que o primeiro livro chegou, a Lara gostou tanto de ter um livro só dela, que no dia do brinquedo - que era na sexta feira - ela levava o livro e pedia para a professora ler. E eu recebia depois no meu whatsapp mensagens de mães perguntando sobre o livro que a Lara havia comprado - porque as crianças não conseguiam explicar aos pais como a Lara estava Dentro da História. Por isso mesmo resolvi escrever esse post. Para compartilhar com você essa dica tão importante, que pode fazer a diferença na vida do seu filho.


A Lara ainda não sabe ler, mas como leitura se tornou um hábito ela não dorme sem história. Se ela enjoou, por exemplo, de um livro, ela pede pra gente inventar uma história e aí ela vai ajudando a montar o enredo. Outra dica bem legal é ler a história para a criança e depois pedir para que ela conte a história pra você ouvir. Uma versão daquilo que ela absorveu.

A leitura pode ser sim uma coisa divertida e atrativa, vai muito de como você trabalha isso em casa. Mas tenha sempre uma certeza, o hábito da leitura fará toda a diferença em toda a vida juvenil e adulta do seu filho ou filha.

Se você gostou da proposta Dentro da História, compre com desconto usando o código de cupom abaixo, diretamente no site (basta clicar no banner).


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários