async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Volta às aulas. Especialista dá dicas de segurança e alerta os pais - Ariane Baldassin


Volta às aulas. Especialista dá dicas de segurança e alerta os pais

Pois é mamães e papais, as férias de verão estão acabando e os preparativos por ai devem estar a todo vapor. É sempre uma época complicada porque muitos pais e mães trabalham fora e não conseguem passar as férias todas com os pequenos. Então dá um certo alívio quando as aulas recomeçam porque sabemos que eles estão em um local seguro e aprendendo! E isso vale para quem é mãe ou pai em período integral, como eu, porque de fato cansa muito ficar o dia todo cuidando de criança com bateria "duracell" hahaha.

Mas olhem só que bacana! Marcos Roberto Araújo, especialista em segurança do GRUPO GR, selecionou algumas dicas para os pais e assim garantir a segurança de crianças e adolescentes nesse período de volta às aulas. Segundo o especialista em segurança, os pais devem orientar seus filhos para que nunca falar ou acompanhar estranhos, não aceitar doces ou presentes, além de prestar atenção em dobro ao andar desacompanhado nas ruas.

foto: reprodução

DICAS

- Não é recomendável que crianças carreguem celulares para não atrair a ação de criminosos.
- A criança deve ser orientada também a reconhecer e buscar ajuda com policiais, casos se sintam perdidas ou assustadas.

Antes de sair de casa
- Observar se não há ninguém suspeito nas proximidades da residência, pois os criminosos aproveitam o momento de distração para praticar os assaltos.
- Evite mexer em bolsas ou carteiras para entregar dinheiro às crianças, seja na saída de casa, no trânsito ou nas proximidades.

- Oriente seus filhos a utilizarem com discrição os celulares, notebooks e demais equipamentos eletrônicos. As crianças são vítimas potenciais dos bandidos, principalmente por não oferecerem maior resistência.
- Ensine a criança para que ela aprenda o próprio endereço, telefone, nome dos pais, nome dos responsáveis, e que procure um policial caso se sinta perdida, assustada ou ameaçada. A criança também deve ser orientada a evitar contato com pessoas estranhas, aceitar caronas, pois podem ser sequestradas.
- Caso a criança vá sozinha a pé para a escola, deve optar por andar em grupo no trajeto das escolas ou em longas caminhadas. Se possível, combine com vizinhos ou colegas de classe que façam o mesmo caminho para irem e voltarem juntos da escola.

Quando utilizar ônibus ou transporte escolar:
- Cuidado com bolsas ou mochilas transparentes, pois o marginal vai perceber que você leva documentos, dinheiro, aparelho celular, etc. E dentro do coletivo mantenha a bolsa, carteira, pacotes ou sacolas na frente do seu corpo.
- Em ônibus com poucos passageiros, procure viajar próximo ao motorista ou cobrador.
- Ande sempre com o dinheiro da passagem contado ou dê preferência ao vale transporte.

Ao dirigir com as crianças no carro
- Durante o trajeto para a escola, o pai ou a mãe deve estar atendo aos arredores, pois os criminosos se aproveitam da algazarra das crianças para furtar bolsas, celulares, relógios e outros pertences do motorista.
- As crianças, de acordo com a idade, devem andar no banco traseiro, nos assentos apropriados e indicados pela legislação em vigor.

A criança deve ter alguns cuidados básicos ao atravessar as ruas
- Não atravessar por trás de árvores, carros, ônibus e bancas de jornais, pois pode não ser vista por um carro que está em alta velocidade.
- Procurar ser visto ao atravessar as ruas e utilizar sempre a faixa de pedestres.

Espero que essas dicas sejam uteis. Aproveite para compartilhar com outros pais!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários