async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Cinco passos para iniciar uma mudança radical e positiva na sua dieta - Ariane Baldassin


Cinco passos para iniciar uma mudança radical e positiva na sua dieta


Todo mundo gostaria de ter um corpo sarado e uma vida mais saudável. Mas, na hora de comer acaba exagerando. Agora o pior mesmo é não adotar uma alimentação saudável no nosso dia a dia. Que tal conferir cinco dicas e receitas para iniciar uma mudança radical e positiva na sua dieta – sem inclusão de alimentos de origem animal e com um número maior de legumes, verduras, grãos e cereais. As dicas são da blogueira e nutricionista Sharon Palmer, que acaba de lançar a obra Mude sua dieta em 52 passos simples, pela editora Alaúde.


1. Seja exigente com os carboidratos:
Podemos dizer que o problema não é propriamente a quantidade de carboidratos, mas o tipo que se consome. “Se esbaldar com carboidratos de rápida digestão e refinados – como salgadinhos, docinhos bebidas e pão branco feito de farinha refinada – não é algo muito saudável”, conclui a nutricionista. Esses alimentos elevam rapidamente os níveis de glicose do sangue e estão associados à doenças do coração, diabetes tipo 2 e obesidade. Exemplo de receita com carboidratos saudáveis: Cozido defumado com batata-doce. 

2. Não tenha medo de gorduras:
O nível de gorduras saturadas deve-se manter no mais baixo possível - menos de 10% das calorias diária. Porém, é necessário ressaltar que existem gorduras que são boas para o coração como, as monoinsaturadas e as poli-insaturadas. Essas, são encontradas nas gorduras vegetais, por exemplo, as de oleaginosas, sementes, azeitonas, abacates e óleos vegetais que são benéficas para o coração. É importante incluir uma pequena quantidade desses alimentos em seu cardápio.

3. Consuma alimentos da forma mais natural possível:
Reforce o consumo de alimentos integrais, pois esses não são pulverizados e nem refinados. Buscar por alimentos que sejam naturais e minimamente processados – e que tenham ingredientes que você possa identificar a olho nu, faz uma diferença considerável na alimentação. Por exemplo: escolha cenouras e não salgadinhos com cor de cenoura; em amêndoas e não barrinhas de cereal sabor amêndoas e etc.

4. Faça da variedade um lema:
A variedade no consumo dos alimentos deve vir em primeiro lugar, pois a nossa a saúde depende disso. “Se alguém consome apenas alface-americana e jamais come as folhas verde-escuras da rúcula, da couve e do espinafre, está deixando de obter um monte de vitaminas, minerais, fotoquímicos e proteínas”, conclui a blogueira. Ou seja, devemos variar ao máximo nossa alimentação para que possamos preencher as pequenas lacunas nutricionais ao longo da semana. Exemplo de receita: Pizza salada de rúcula.

5. Tire a carne do centro do seu prato:
Essas refeições que possuem o alimento de origem animal – sobretudo a carne – como centro do prato, são tipicamente americanas e introduzidas em nossos costumes. Porém, esse tipo de alimentação pode levar rapidamente as pessoas rumo à obesidade, doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Com isso, a dica de Sharon Palmer é que devemos fortalecer nossa dieta com o poder dos vegetais e mudar nosso modo de pensar nas refeições. “Não devemos pensar em frango na segunda-feira e bife na terça. Pensemos em couve na segunda e lentilha na terça”, ressalta Palmer. Exemplo de receita: Pizza salada de rúcula.


FICHA TÉCNICA:
Título: Mude sua dieta em 52 passos simples
Autora: Sharon Palmer
Fotografia: Heather Poire
Tradução: Maria Sylvia Corrêa
Formato: 16 x 23 cm
Nº de Páginas: 376
Acabamento: brochura com orelhas; miolo colorido
ISBN: 978-85-7881-341-3
Preço: R$ 54,90





Sobre a autora:

Sharon Palmer fez de suas duas paixões – comer e escrever – a pedra fundamental de sua carreira. Nutricionista com mais de 15 anos de atividade, a autora compartilha sua vasta experiência profissional com os leitores de seu blog – Plant-Powered Blog – em posts que tratam de saúde e bem-estar. Em paralelo, Sharon se dedica a pensar a importante relação entre alimentação e meio ambiente, o que já resultou em mais de 850 artigos publicados em veículos como Better Homes & Gardens, Prevention, Oxygen, LA Times, Cooking Smart and Culinology, e que abordam assuntos os mais variados, desde dietas à base de vegetais até práticas sustentáveis de agricultura e culinária. Ela também é a editora do premiado informativo sobre saúde Environmental Nutrition.



Mude sua dieta em 52 passos simples é seu segundo livro sobre as vantagens de uma alimentação à base de vegetais integrais. Sharon mora nos arredores de Los Angeles com o marido e os dois filhos; nas horas vagas, gosta de descobrir novos ingredientes nas feiras livres locais para criar receitas inéditas para a família e os amigos.



Sobre a editora:

Pioneira no país na publicação de livros de automobilismo, a Alaúde vem ampliando e diversificando suas linhas editoriais com títulos na área de alimentação, saúde, filosofia prática, espiritualidade, desenvolvimento pessoal e profissional. Para mais informações, visite o site www.alaude.com.br.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

2 comentários:

  1. As dicas são incríveis! Eu particularmente AMO tudo relacionado a uma boa alimentação! Amo ver e falar sobre o assunto e você separou dicas de ouro para melhorar a cada dia! No começo é um grande desafio, mas depois que acostuma você começa a ver a beleza da coisa!

    http://anaportoblog.blogspot.com.br
    <3

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários