async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Especial gravidez: semanas x meses. Aprenda a contar corretamente! - Ariane Baldassin


Especial gravidez: semanas x meses. Aprenda a contar corretamente!


Toda gestante ou mãe sabe muito bem que o período gestacional é contado em semanas. Embora os médicos considerem apenas 40 semanas na contagem, vale lembrar que a gestação pode chegar até 42. Há quem diga que a partir de 38 semanas o bebê está pronto para nascer, mas os médicos sempre recomendam aguardar o trabalho de parto e tentar o normal - que é sempre melhor para mães e filhos. Afinal, a natureza sabe das coisas.

Mas que mulher grávida nunca foi questionada:
- De quanto tempo você está?
E a resposta, já na ponta da língua sai:
- 20 semanas
A pessoa olha, faz aquela cara de quem não entendeu nada e logo pergunta:
- Mas isso dá quanto meses?

Pois bem meninas. Eu notei que essa dúvida na hora de transformar as semanas em meses é muito frequente. No meu ponto de vista ela nem deveria existir. Mais uma vez repito: o que vale são as semanas! Mas, como a dúvida é sempre inevitável, resolvi tentar ajudar.

A primeira coisa que você deve saber é que existem mil tabelas diferentes na internet. Depois que o meu médico me ensinou a contar pela Data Provável do Parto (DPP), eu não usei mais. Um outro ponto é que a tabela pode confundir na interpretação. Isso sem falar que muita gente considera um mês com 4 semanas e essa conta não está correta, pois 4 semanas tem só 28 dias e todas sabemos que o mês (salvo fevereiro), tem pelo menos 30.

Para que prefere usar a tabela, segue um modelo:


PS: muitas mamães consideram essa tabela errada porque a contagem vai até 40 semanas. Mas, como eu já disse, uma gravidez pode chegar a 42. Via de regra essa é a mais usada e por isso vou deixá-la aqui para ilustrar o post.

Quase sempre o problema dessas tabelas é a interpretação. Como gestante você deve saber que o seu bebê jamais nascerá de 10 meses ok? Então, quando você completar nove meses ele estará pronto para nascer. Isso significa que com 36 semanas (tabela acima), você ainda não está no nono mês e sim de 8 meses e uma semana. Entenderam a lógica?

Vamos pegar o meu caso. Estou de 26 semanas. Olhando na tabela estou na linha de 6º mês. Mas, não estou de seis meses ainda. Na verdade estou entrando no sexto mês. 

Agora uma forma super simples de contar os meses e infalível. Todas as grávidas sabem que a DPP é informada com base na última menstruação. Mas acontece, que nem todas marcam esse dia não é? Mas, se você descobrir a gravidez logo no início o ultrassom será preciso na DPP porque os fetos são possuem um desenvolvimento passível de comparação no início da gestação, o que não ocorre no segundo trimestre. Por isso mesmo vocês devem ter percebido que a medida que a gestação evolui, a DPP vai mudando. Portanto, na sua contagem, considere sempre a DPP do primeiro ultrassom porque não muda!

Vejamos no meu caso: o meu DPP é 02/11/2015. Portanto, nesse dia eu completo mais um mês. Seguindo essa ordem estarei: 02/08 - seis meses; 02/09 - sete meses; 02/10 - oito meses e 02/11 nove meses (data provável do parto). Lembrando que data provável é provável, não significa que vai nascer nesse dia.

Bom meninas é isso. Espero ter contribuído. Se alguma de vocês tiver alguma dúvida, basta deixar nos comentários. Coloquem o email que terei prazer em responder, dentro das minhas limitações!

Beijos e tenham uma gestação abençoada!


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

32 comentários:

  1. Confesso que também me faz impressão dizer-se semanas e não meses, ponho-me a contar pelos dedos aahah
    xoxo
    BLOG // FB PAGE

    ResponderExcluir
  2. Ari no meu caso essa tabela foi super correta, pois o Nando nasceu com 40 semanas e na ultra dizia 15 de Julho 40 semanas e assim foi, vamos ver agora no próximo rsrsrs
    Beijos
    www.bigmundoinfantil.com

    ResponderExcluir
  3. Oi tenho uma dúvida ,no meu caso a minha DPP é dia 20 / 03 / 16 mais como eu sei q estou completando mais um mês . Eu conto pela DUM q é dia 08 / 06 / 15 ou pela DPP ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre achei essas tabelas um tanto quanto complicadas, porque davam a impressão que o bebe nascia quando se completava 9 meses, ou seja, 10. Mas não! Ai o obstetra me ensinou a contar pelo DPP mas tem que ser o do primeiro ultrasom, porque depois como o bebe cresce e engorda acaba ficando distorcido.
      Se a sua DPP é dia 20/03, então você completa mais um mês em cada dia 20. Por exemplo: em 20/02 completara 8 meses, 20/01 7 meses e agora 20/12 6 meses. No dia em que completar 9 meses (20/03) estará perto do parto (se ainda não nasceu). Lembrando que a gestação pode chegar até 45 semanas tá?
      Espero ter ajudado :D

      Excluir
  4. Boa noite tenho uma duvida estou com 17/18 semanas na tabela eu estaria entrando no 5 mes, mas na verdade vou entrar no 4, entao temos q diminuir sempre 4 semanas?

    ResponderExcluir
  5. Boa noite tenho uma duvida estou com 17/18 semanas na tabela eu estaria entrando no 5 mes, mas na verdade vou entrar no 4, entao temos q diminuir sempre 4 semanas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi florzinha. Pela tabela você com 17 semanas você está no 4º mês e, somente entrará no 5º ao final da semana 21. É sempre assim: no final das semanas você entra no mês correspondente. Por exemplo: quando entrar na semana 40 completa os 9 meses. Mas vai pela DPP no ultrassom que é mais certo. Nas minhas duas gestações funcionaram muito bem!

      Espero ter ajudado, queria te responder por email mas não deixou o endereço.

      Beijos

      Excluir
    2. Eu tenho um dúvida por q eu sei q não engravidei durante minha menstruação e nem depois pois não mantive relação e sim so depois mais quando fui levar meu teste de gravidez minha medica me informou q eu estava entrando na 16 semana mais como posso está com 16 semana ainda na estava grávida antes disso ? Isso pra mim e muito complicado pois não sei como explicar isso pro meu namorado . . . Pode me ajudar

      Por favor ...

      Excluir
  6. Olá estou de 36 semanas minha data da última menstruação foi dia 23/08/2015 que eu me lenbre ou seja minha DPP é 30/05/2016 será que está certa á contagem quantos meses eu estou beujos obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      A data da última menstruação serve de base para contar a DPP. Se você não tivesse essa data, teria que seguir pela data do primeiro ultrassom. Não sei se notou, mas a cada ultra a DPP adianta. Por isso tem que ser a primeira que o obstetra passa. Ai, é só contar os meses a partir dessa data. Se a sua DPP é 30/05 essa é a data em que completa os nove meses. Portanto, em 30/04 entrou no oitavo mes.
      Espero ter ajudado.
      Beijo

      Excluir
  7. Muito interessante! Quando eu engravidei (Nov/2015)
    fiquei procurando essa contagem pra entender...
    Eu já estava com 8 semanas e um dia... Mas infelizmente perdi...
    Ótimo post.
    BEIJOS!

    ResponderExcluir
  8. Oiii boa noite eu estou cm 36 SEMANAS estou com quantos meses 9????

    ResponderExcluir
  9. Oiii boa noite eu estou cm 36 SEMANAS estou com quantos meses 9????

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, fiz minha primeira ultrassom no dia 02/03/16 com 14+5 n sei o dia da última menstruação porq eu emendava minhas cartelas de remédio, cinto td sexta feira completo mais uma semana entao sexta passada comepletei 27 semanas né. Quantos meses estou? Nas minhas contas entrei no sétimo mês, mas eles falam q o sétimo mês é só a partir das 28/30 semanas, me ajuda ai. Obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pense assim: quando você completa 40 semanas entra no nono mês que é o período do nascimento. Correto? Pela tabela, quando você entrar na semana 30 é que estará de sete meses. Portanto, ainda está de seis.

      Espero ter ajudado ;)

      Excluir
  11. Olá Ariane, estou de 14 semanas e minha DPP é 13/02/17, deixa ver se eu entendi : estou de 14 semanas , que segundo à tabela equivalem à 3 meses e meio certo, e quando eu completar 16 semanas entro no 4° mês, acertei ? Espero que sim kkk me perco toda nessas contagens , se puder responder ajuda muito ! Beijos 😘

    ResponderExcluir
  12. Minha última menstruação foi dia 03 de Dezembro 2015 e gostaria de saber com quantas semanas estou de gravidez

    ResponderExcluir
  13. Oi bom dia...Minha última menstruação foi dia 03 de Dezembro de 2015 e gostaria de saber com quantas semanas estou de gravidez,?

    ResponderExcluir
  14. Estou de 30 semanas,quantos meses estou?

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!Na morfológica estou c 15 semanas então estou c 4 meses?o fato é a no postinho a enfermeira me disse q meu parto está previsto para dia 11/05/16 totalmente confusa

    ResponderExcluir
  16. Boa noite!Na morfológica estou c 15 semanas então estou c 4 meses?o fato é a no postinho a enfermeira me disse q meu parto está previsto para dia 11/05/16 totalmente confusa

    ResponderExcluir
  17. Me ajuda estou super na duvida.Estou de 37 semanas hj. Isso se refere a quantos meses???
    Nunca me dei bem nessa contagem

    ResponderExcluir
  18. Mibha ultima menstruacao foi dia 20/10/2016 contando com essa data estou com 12 semanas fiz a ultra e estou com 12 semanas mas eu só NÃO entendo que
    Mas o ato sexual foi dia 05/11/2016
    Bem depois da última menstruação
    Eu deveria estar com 10 semanas e não 12

    ResponderExcluir
  19. Estou de 25/26 semanas então estou de quantos meses? Na minha primeira consulta a dpp está pra 16 de abril,mais nas minhas contas está pra um mês a mais então 16 de maio,n estou entendendo estou confusa

    ResponderExcluir
  20. estou com uma grande duvida eu estou de 10 semanas gostaria de saber estou de 2 ou 3 meses, minha ultima menstruação foi 28/11/2016 e o ato sexual foi dia 10/12/2016.
    ingrid_laisa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Estou com 18 semanas é quantos meses?

    ResponderExcluir
  22. Estou com 18 semanas é quantos meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou passar a tabela que meu medico passou .
      1 mes são 2 a 6 semanas
      2 meses são 7a 10semanas
      3meses sao11 a 15semanas
      4meses são 16 a 19 semanas
      5 meses 20 a 24 semanas
      6 meses 25a28 semanas
      7meses 29a32 semanas.
      8meses 33 a37semanas
      9 meses 38a 41 semanas

      Excluir
  23. Oi minha ultima consulta estava com 28 s. 1dia. Isso foi no dia 13 do 5 dessa tada pra cá eu tou de quantos meses

    ResponderExcluir
  24. Ola meninas boa noite sou nova por aqui eu fiz uma ultra som no dia 26/7/17 deu 12 semanas e mas o menos 7 dias o que quer dizer e como eu sei quando faço mês ou quando fecho a semana me ajudem por favor e seria legal ter um grupo no zap zap seria legal o meu número 21 990421584

    ResponderExcluir
  25. Dia 26/7/17 eu estava com 12 semanas mas o menos 7 dias alquem pode me dizer quando eu faço meses e quando fecho a semana eu estou perdida porque quando fiz o meu primeir ultra o medico falo que eu estava com oito semanas no dia 4/7/17 e na minha conta eu faço 3 so no dia primeiro de agosto e ele me disse que nao me ajudem obrigada

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários