Infestações de piolhos e lêndeas (ovos de piolhos) podem ser constrangedoras e extremamente incômodas. O problema, mais comum em crianças em idade escolar, gera coceira e irritação na área afetada, além de isolamento social. Escabin, tradicional medicamento para o tratamento de piolhos, revela alguns mitos e verdades para entender melhor e tratar do problema.
foto: divulgação
Pessoas com pouca higiene no cabelo são mais propensas a pegar piolho?
Mito. Não há nenhuma relação entre a falta de higiene e o problema. Na verdade, os parasitas preferem fios limpos. Os piolhos conseguem se manter presos aos fios e vivos mesmo submersos na água por várias horas.
Crianças são mais suscetíveis a piolhos?
Verdade. Isso acontece pela questão dos hábitos das crianças, que costumam se aglomerar nas atividades escolares, brincar juntas e compartilhar objetos. A maior incidência de piolhos, inclusive, se dá no período entre fevereiro e março– início do ano letivo.
Os piolhos permanecem nos travesseiros, fronhas e cobertores?
Verdade. Os parasitas permanecem em locais em que a cabeça do hospedeiro teve contato, porém não sobrevivem sem se alimentar de sangue por muito tempo. Caso tenha alguma pessoa em sua casa com o problema, procure trocar roupas de camas e toalhas, sempre que possível, evite contato com objetos pessoais da pessoa com piolhos e monitore outros habitantes da casa.
O piolho pode pular ou “voar” de uma cabeça para a outra?
Mito. O piolho não pula, nem voa, como a maioria das pessoas pensa. Ele passa de um hospedeiro para o outro apenas com o contato direto do cabelo de uma pessoa com outra.
Shampoos e loções são eficientes no combate ao piolho?
Verdade. Felizmente, não é mais necessário raspar os cabelos para se livrar das infestações de piolhos, já que existem opções eficazes para o tratamento. Escabin, há mais de 30 anos no mercado brasileiro, possui como princípio ativo a deltametrina, que age sobre o sistema nervoso dos parasitas, causando a morte dos piolhos e o fim da proliferação. É importante verificar também se as lêndeas foram mortas e eliminadas. Para isso, utilize um pente fino diariamente até se certificar que a infestação acabou e não restam mais lêndeas. No caso das crianças, recomenda-se que se ausentem da escola, caso não haja certeza de que estão livres do problema, evitando assim que outras sejam prejudicadas. Os shampoos e loções são ideais para o tratamento e isentos de prescrição, mas caso os sintomas persistam, um médico deverá ser consultado.
Sobre Escabin
Escabin é um medicamento isento de prescrição médica, indicado para profilaxia do piolho, sarna e carrapatos em geral com mais de 30 anos de tradição. O produto pode ser encontrado nas versões shampoo, loção e sabonete. Sua aplicação deve ocorrer sobre pele e o couro cabeludo, preferencialmente durante o banho, por mais de cinco minutos, para garantia da eficácia. Escabin – deltametrina. MS 1.7817.0009. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
SAC: 0800 97 99 900
Olá Ariane!!!
ResponderExcluirÓtima postagem, bem esclarecedora!
Acredita que nunca tive piolhos?? Não sei como a minha mãe conseguiu essa proeza! rs
Beijos e ótima semana pra ti! =)
Super curti o post! Adoro essas informações. Informações precisas. Beijos e ótima semana
ResponderExcluirBLOG | FAN PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE | GOOGLE+
Que post maravilhoso, muito esclarecedor !
ResponderExcluirBeijos U&B
Adriana e Cláudia
www.unhasebocas.blogspot.com.br
Instagram @blogunhasebocas
https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts
Ótimo post!
ResponderExcluirSão questões que todas as mães devem saber pra cuidar melhor dos seus pequenos em idade escolar.
beijinhos ;*
http://noostillo.blogspot.com.br/