async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Manual de etiqueta: Como se comportar em uma entrevista de emprego - Ariane Baldassin


Manual de etiqueta: Como se comportar em uma entrevista de emprego


foto divulgação: google

Embora o cenário econômico para 2015 não seja promissor, visto que muitos especialistas argumentem que será um ano difícil de retração incluindo uma possível recessão - as vendas de 2014 foram as piores dos últimos 10 anos - o início de um ano sempre traz otimismo. Então se você está disposta a encarar o mercado de trabalho o momento é esse: prepare um bom curriculum e se atualize para fazer bonito na hora da entrevista de emprego.

Eu iniciei a minha jornada profissional muito cedo e ao longo de treze anos trabalhando em indústrias de grande porte, contratei muitas pessoas e infelizmente demiti também. Hoje, como professora, me mantenho atualizada pois como conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho é sempre pauta nos assuntos entre os universitários.

O primeiro passo é elaborar um bom curriculum. Lembre-se que ele deve ser sucinto e ao mesmo tempo esclarecedor. Portanto, mantenha o foco na área de pretende atuar. Por exemplo: se você pretende disputar uma vaga na área administrativa, de nada vai adiantar você incluir no seu curriculum todos os cursos que terminou na área de produção. Pense também na forma de encaminhar esses curriculum. Atualmente as agências de empregos são a melhores opções, por trabalharem para muitas empresas recrutando e selecionando candidatos. Se você tiver algum amigo, vale a pena pedir a indicação, pois normalmente as empresas preferem contratar alguém que tenha alguma referência.

Nas entrevistas o mais importante é ser sincero. Não conte vantagens e não menospreze a sua capacidade! A dica é responder apenas o que lhe é perguntado. Muitos alunos acabam me perguntando como reagir frente a questionamentos de empregos anteriores, principalmente se foram dispensados por problemas pessoais envolvendo seus superiores. Se for possível omita, caso contrário diga a verdade sem criticar a empresa que trabalhou o mesmo o superior com o qual teve problemas.

Antes de ir a uma entrevista esteja preparado para algumas perguntas do tipo: quais são seus pontos positivos (perfeccionismo está fora de cogitação)?; Quais são os seus pontos a melhorar?; O que você costuma fazer nas suas horas vagas?; Gosta de ler?; Como você lida com situações de conflito e estresse?; Por que eu daria esse emprego à você? Portanto, faça sempre uma auto análise e, se souber o nome da empresa na qual fará a entrevista, não se esqueça pesquisar antes o ramo de atuação, principais produtos/serviços e quantidade de funcionários.

E não esquecer da aparência, afinal ela é fundamental para o sucesso profissional. Portanto listo a seguir algumas dicas importantes para você se preparar.

Para as mulheres:
* Cabelos sempre limpos e preferencialmente amarrados (desta forma você ficará mais confortável caso participe de alguma dinâmica)
* Unhas limpas e cortadas (evite unhas compridas). Ao preferir esmaltar, escolha sempre um tom nude
* Maquiagem leve e batom claro
* Brincos pequenos
* Sapatos com salto médio
* Se a entrevista não for para uma vaga executiva, dispense o terninho. Nesses casos uma camisete e uma calça em oxford é a melhor anternativa
* Evite roupas cavadas, decotadas, curtas e coloridas.

Para os homens:
* Cabelos e barbas bem aparadas
* Unhas limpas e cortadas
* Sapato social
* Se a entrevista não for para uma vaga executiva, dispense o terno. Nesses casos uma camisa lisa e uma calça jeans ou social causará uma boa impressão.

Espero que essas dicas ajudem você a se preparar para uma boa entrevista. Muita sorte e sucesso!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

12 comentários:

  1. Respostas
    1. E fundamentais para quem espera ingressar no mercado de trabalho!

      Excluir
  2. Que dicas maravilhosas
    sempre tenho receio em fazer meu curriculum
    e a aparência conta muito
    numa entrevista

    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na internet você encontra várias dicas, mas o mais importante é ser sincero e colocar apenas cursos e experiencias que sejam compativeis com as vivenciadas!

      Excluir
  3. Amiga super dicas!
    A gente acha que não... mas comparecer bem apresentável, com a roupa correta, faz muita diferença. Quanto as questões... a maioria são essas mesmas. O ideal é falar sempre a verdade sobre si, não adianta enganar.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. ótimas dicas!!
    bjs desejando ótimo final de semana
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas!
    bjcas
    www.estou-crescendo.com

    ResponderExcluir
  6. Olha sempre tive muito receio em entrevistas, dinâmicas então. Mas como falou dizer sempre a verdade, se comportar e comparecer apresentável é essencial. Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas Ari. Embora eu já tenha passado desta fase, nunca se sabe, neh...
    BJKS

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas!! Eu, quando avalio uma candidata observo bem essa questão de aparência, pessoa bem cuidada e principalmente se fala direitinho sem gírias!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários