As férias de julho chegaram, e agora o que fazer com as crianças?

Vivemos em pleno século XXI, marido e mulher trabalhando fora para juntos complementarem a renda familiar e oferecem uma vida melhor aos filhos, que na maioria das vezes passam o dia todo na escola ou o período regular dentro dela e o outro período sob os cuidados de alguém de confiança, seja a avó ou uma babá. Aí as férias escolares de julho chegam e você fica naquele dilema. E agora? Deixo o meu filho em casa, pego uns dias de férias do trabalho pra curtir com ele ou procuro as tradicionais colônias de férias?


E quem disse que ser mãe e pai é fácil? Terceirizar a educação de um filho é! Então que tal vestir seu papel de verdade e curtir as férias ao lado do seu filho e estreitar os laços que os unem? Se a opinião de uma mãe valer pra alguma coisa, então eu deixo ela aqui. Se você tiver a oportunidade de tirar, nem que seja alguns dias de férias do seu trabalho para curtir com seus filhos, faça isso! Você não imagina como isso fará diferença na vida da sua criança. Os filhos pedem e sentem a ausência dos pais e ficam com eles, nem que sejam por apenas uma semana ou alguns dias, vai estreitar ainda mais os laços entre vocês e aumentar a auto confiança da sua criança!

Aproveito esse post para deixar algumas dicas do que fazerem nesses 30 dias de férias, variando nas atividades ...

Brincando em casa
Ficar em casa pode ser um programa legal para os dias mais frios ou chuvosos. Muito cuidado com a cozinha pois segundo estudos esse é o local onde ocorrem o maior índice de acidentes com crianças. Use aquelas grades de proteção para evitar que as crianças entrem no ambiente sem que você note.


Férias é um dos momentos mais esperados para se divertir com os pequenos. Mas também uma época que pede criatividade para gastar a energia das crianças, principalmente, quando passamos bastante tempo em casa. Para ajudar a escrever novas histórias e aproveitar o tempo com quem traz muita alegria e diversão para a nossa vida, preparamos algumas dicas.



Primeiro, tire aqueles jogos de tabuleiro do armário, separe o baralho, o pega-varetas e os mais divertidos que você tiver em casa. Afinal, as brincadeiras antigas nunca saem de moda. Acrescente nesta lista também jogo da velha, elástico, queimada, pega-pega, esconde-esconde ou qualquer brincadeira que tenha marcado a sua infância.



Para a criançada que não abre mão dos seus filmes e séries favoritos, prepare uma maratona no seu serviço de streaming. E não esqueça da pipoca para curtir com os seus pequenos. E por que não preparar uma playlist de música para marcar estes momentos? Ela pode acompanhar até mesmo o lanchinho da tarde.



Cineminha com pipoca e suco: cinema em shopping fica caro né? Então aproveite esses dias e monte um cenário legal. Coloque colchões no chão da sala, apague as luzes, faça pipoca e vale até um chocolate.

Montando cabaninha: pegue lençol e cadeiras, ou mesmo a mesa da cozinha e monte uma cabaninha. Vale fazer uma casinha e colocar muitas bonecas ou um posto de gasolina. Deixe a criatividade fluir.


Brinquedos educativos: vale quebra cabeça, blocos de montar, brinquedos novos ou mesmo os velhos. Só não vale deixar as crianças brincarem sozinhas.


Claro que deixar o filho no computador, celular ou btablet é muito conveniente. Liberar o uso uma hora por dia, desde que monitorado e não próximo a hora de dormir para não prejudicar o sono tudo bem. Mas não abuse. Aproveite os dias e busque alternativas ao ar livre.

Brincado ao Ar Livre

Aproveite os dias mais quentes e ensolarados para brincarem juntos ao ar livre. Visite parques ou zoológicos e conheça novos animais, plantas e crie um cenário para um piquenique. As crianças adoram!



Lara feliz da vida curtindo um dia de passeio no zoológico da cidade.

Que tal voltar a sua infância e brincar de soltar pipa ou pular amarelinha. Vale andar de skate, patins ou bicicleta desde que seja em um lugar seguro. Que tal uma piscina no clube?



Vale até mesmo uma semana em um hotel fazenda para passar mais tempo em contato com a natureza. Que tal brincar no parquinho?



Andar de bicicleta ou patinete é uma ótima pedida!







Ideias legais

E se faltar ideia do que fazer, super indico esse livro que tem uma proposta super bacana:


O  livro “101 coisas para fazer com as crianças antes que elas cresçam” é assinado pela jornalista (e mãe) Roberta Faria, e traz 101 dicas e inspirações bacanas do que fazer com o seu filho. Além de brincarem juntos, vocês ainda ajudam porque o livro traz essa proposta social super bacana!



Taí uma caixinha pequenininha, mais grande em ideias, e que não pode faltar na sua casa. Confesso que quando ganhei não dei a mínima importância. Mas um dia, estávamos eu e a Larinha sozinha aqui em casa e ela "mamãe, vamos brincar de alguma coisa"?, e depois de ouvir isso pela terceira vez, me lembrei da caixinha e resolvi abrir - já fazia um ano que estava guardada. Me surpreendi! São quarenta cartas e em cada uma delas uma ideia de brincadeira. Então eu pedia para a Lara tirar uma carta e se a atividade estava adequada para a idade dela nós fazíamos a brincadeira. Lembro-me que a primeira delas foi construiu um quadrado e depois alguns aviões ou bolinhas de papel e tentar acertar dentro do quadrado. Foi bem legal. Fica essa dica!


Esses livros, sejam só para colorir, ou com atividades de desenhar, ligar pontos, escrever, somar, subtrair, multiplicar, ou mesmo com atividades em inglês fazem sucesso por aqui. São ótimos poque além de curtir um tempo com seu filho você ainda ajuda no desenvolvimento psico motor.

Espero que as férias sejam boas por ai. Por aqui  já estamos nos programando!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Google+ Followers

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários