async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Evitando acidentes domésticos com crianças - Ariane Baldassin


Evitando acidentes domésticos com crianças


Além do período de férias da criançada, fim de ano é sempre marcado pelo clima de festa e comemorações, em que geralmente os pais estão menos exigentes com os filhos, já que as obrigações escolares terminaram. Nesse contexto, as crianças podem ter mais liberdade para brincar e experimentar atividades não tão comuns no seu dia a dia como um banho de piscina para diminuir o calor ou a produção de comidinhas na cozinha.

Viver essas experiências pode e deve fazer parte da infância, principalmente num período propício como as férias. No entanto, é preciso que os responsáveis redobrem a atenção, pois os acidentes domésticos ainda são a principal causa de morte infantil no Brasil. Quedas, afogamentos, intoxicações e queimaduras estão entre os acidentes que mais causam morte em crianças de zero a nove anos de idade. Dentro da faixa etária, os menores de um ano são os mais afetados.


A Dra. Priscilla Pereira, coordenadora do serviço de pediatria de clínica Doktor’s (SP), listou os principais acidentes domésticos ocorridos com crianças e separou dicas importantes de como evitá-los. Confira:

Afogamento
Procure sempre deixar baldes e bacias vazias, virados de cabeça para baixo. Tampe os vasos sanitários e, se a casa tiver piscina, assegure que a criança não tenha acesso ao local sem um adulto por perto.

Envenenamento
Nunca deixe produtos de limpeza e remédios na altura das crianças. O ideal é que esses produtos fiquem guardados em local fechado e trancado.

Quedas
Tenha redes de proteção ou grades em janelas e corrimão nas escadas. Nunca deixe a criança sozinha em cima da cama, beliche ou trocador e também não a coloque em andadores.

Asfixia
Coloque o recém-nascido sempre de barriga para cima, sem cobertores ou almofadas ao redor. Evite também deixar botões, moedas, bexigas e pequenos objetos no alcance do bebê e lembre-se: brinquedos apenas aqueles autorizados pelo Inmetro.

Choques
Em hipótese alguma deixe fios descascados ou tomadas sem revestimento de proteção.

Queimaduras
Evite que a criança acesse a cozinha enquanto estiver cozinhando. Sempre lembre de colocar os cabos de panelas para a parte interna do fogão e não permita que a criança chegue perto do forno.

O que fazer se a criança sofrer um acidente doméstico?
Caso ocorra algum acidente doméstico, os pais devem levar a criança à emergência imediatamente quando ela apresentar:

* Vômitos, perda de consciência ou sangramento abundante após uma queda
Perda de consciência depois de levar um choque
Mordidas de animais
Sinais de envenenamento (levar o produto/embalagem para o pronto socorro)
Queimaduras agudas, que causam dor e alteração na pele

A médica orienta que os pais deixem uma lista na porta da geladeira com os telefones úteis como o do pediatra, hospital mais próximo, centro de controle de intoxicações e até mesmo dos bombeiros.

Sobre a Doktor’s
A Doktor’s é um centro médico popular que oferece atendimento particular a preços acessíveis. São mais de 20 especialidades, 2.300 exames e diversos procedimentos cirúrgicos. A partir de estrutura moderna e corpo clínico altamente qualificado, a empresa prioriza o atendimento ágil e humanizado e tem como missão democratizar o acesso à saúde de qualidade. Mais informações acesse: www.doktors.com.br

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários