async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Férias em casa: dicas do que fazer com as crianças - Ariane Baldassin


Férias em casa: dicas do que fazer com as crianças



O mês de julho é muito especial para os pequenos e pequenas. Depois de meio semestre, chegam as tão esperadas férias, momento de descansar dos livros e atividades escolares, para brincar muito! 

Mas nem sempre o que é motivo de alegria para os filhos também é para os pais, isso porque nem todos conseguem tirar férias nessa época. E ai vem a preocupação: o que fazer com os filhos em casa durante as férias?

O ideal é que pelo menos a mãe ou o pai consiga alguns dias de folga para curtir esse momento em família. Vale um passeio rápido ou então uma mini viagem em um resort ou hotel fazenda. Agora se esse não é o seu caso, vale a pena considerar a colônia de férias como uma opção para a garotada, pois normalmente esses eventos são compostos de muitas brincadeiras e diversões. Vale também pedir ajuda para a mãe - as avós das crianças, ou às madrinhas já que até as creches públicas entram em recesso nessa época.

Para curtir o melhor das férias com os filhos em casa, eu separei aqui algumas dicas de brincadeiras e diversões. Vale a pena conferir. Então vem comigo:

Para brincar dentro de casa
Acampamento 
Já pensou em montar uma barraquinha usando lençóis? Pode ser na sala, no quarto ou no corretor. As crianças adoram! Vale colocar pelúcias, bonecas, travesseiros e tudo que a imaginação permitir. 

Cineminha
Aproveite as programações da TV, que normalmente se dirigem ao público infantil nessa época, e passe bons momentos assistindo filmes ou desenhos. Vale alugar um DVD ou emprestar do amifo também! E que tal preparar uma pipoca com direito a suco? Tudo de bom!

Mestre cuca
Muitas crianças são introduzidas a culinária nas escolas. A Lara por exemplo vive fazendo bolos, tortas e outros doces. Se o seu pequeno ou pequena gosta de culinária, vale a dica de se divertirem juntos na cozinha. Quem sabe um cupcake? Mas fique atento, criança sozinha na cozinha e perto do fogão é sempre um perigo.

Jogos de tabuleiro 
Que tal esquecer um pouco dos eletrônicos e se divertirem do jeito tradicional? Um jogo de xadrez ou de damas, quem sabe? Tenho certeza que a garotada vai se divertir.

Para brincar fora de casa
Passeios 
Aproveite os finais de semana para levar a garotada ao zoológico, museu, cinema ou teatro. Vale até aquele cineminha ou passeio no shopping. 

Empinar pipa
Já pensou em fazer uma pipa junto com o seu pequeno ou pequena e depois passar algumas horas empinando junto dele(a)? Fazer a pipa pode ser tão interessante e desafiador quanto empiná-la. As crianças adoram, mas é indispensável a ajuda e a orientação de um adulto.

Pular corda
Uma brincadeira divertida e bastante antiga. A unica regra é se divertir formulando maneiras divertidas para pular, sejam com ou sem música.

Com os amigos
Telefone de lata
Pegue duas latas, ligue com um pedaço de barbante e comece a conversar com a outra pessoa sobre algo bem divertido. A surpresa de ver o telefone funcionando sem nenhum recurso tecnológico é um dos grandes baratos dessa brincadeira que estimula o diálogo, a criatividade e as habilidades manuais.

Telefone sem fio
Muita gente vai se lembrar dessa! Junte os irmãos, os primos e coleguinhas se sentem em roda. O primeiro inventa secretamente uma palavra ou frase e a diz, sem que ninguém mais ouça, no ouvido de quem está sentado à sua direita. Sucessivamente, cada um fala a palavra para o vizinho até chegar ao último, que deverá repetir em voz alta o que ouviu. Dificilmente a palavra (ou frase) será a mesma dita no início da brincadeira, o que é motivo de boas risadas. Quanto mais gente melhor! Vale dividir os participantes em dois grupos e disputar para ver quem termina mais rápido e com a palavra mais fiel àquela escolhida inicialmente.

Contação de histórias
Que tal inventar histórias criativas e especiais como aquelas a que os pequenos assistem em filmes ou leem em livros. Basta reunir vários brinquedos, roupas e objetos em uma sala e comecar o "Era uma vez... " Enquanto um conta a história, o outro escolhe os elementos que devem ser inseridos de forma criativa na narrativa. Vale tudo: escova de dente, boneca, pijama, carrinho, bola, qualquer coisa.

Caça ao tesouro
Que tal promover uma grande gincana, repleta de pistas e provas para que, aos poucos, os participantes possam descobrir onde foi escondido o tesouro. Primeiro, montam-se as equipes. Uma delas esconde o tesouro, que pode ser algum objeto curioso. Depois, tem de dar à outra equipe pistas do local onde ele está escondido, de modo que uma pista dependa da anterior para ser desvendada. Para deixar a brincadeira mais legal, elas são a resposta de alguma charada ou ‘o que é o que é’.

Espero que as dicas de hoje ajude você a montar uma programação de férias bem legal com seu filho! E se tiver algumas dica legal, compartilhe com a gente, deixando nos comentários.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

6 comentários:

  1. Nice post! <3
    Please view my blog! <3

    http://mirjanafashion.blogspot.rs/

    ResponderExcluir
  2. As férias chegando os pais tem que se preparar para brincar com a criançada, diversão nas férias é essencial, gostei das dicas, são brincadeiras que vão alegrar os filhos, aqui em casa vamos assistir alguns filmes, passear no zoológico, enfim fazer o que o Luiz quiser, Ariane bjs.

    ResponderExcluir
  3. Achei muito bacana as dicas, passeios é sempre uma boa opção também :)

    Beijocas,

    www.nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. AI QUANTA DICA BOA, MUITAS ME FIZERAM LEMBRAR DOS MEUS TEMPOS DE INFÂNCIA.... SAUDADES AMIGA, SENTINDO TUA FALTA, BJS

    ResponderExcluir
  5. As férias chegaram aqui para o meu afilhado vamos ficar com ele 1 mês.
    Adorei as dicas muito boas amiga.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa a gente tem vários jogos de tabuleiro, quabra-cabeça e também uma cabaninha.
    Meus sobrinhos adoram quando vêm para cá!
    Adorei as dicas!

    bjOO

    Dany

    Blog Breshopping da Dany
    Instagram @breshopping_da_dany
    Curta no Facebook
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários