async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Você sabe o que é microcefalia? - Ariane Baldassin


Você sabe o que é microcefalia?



Recentemente, a Organização Mundial de Saúde fez um alerta sobre o crescimento de casos de microcefalia em regiões com a presença do zika vírus, como em Pernambuco. Verificou-se uma forte relação com a presença de má formação do cérebro dos bebês recém-nascidos em regiões com a presença do zika vírus.

O zika vírus é um vírus proveniente da Uganda, isolado na floresta de Zika há mais de 50 anos. Entre os principais transmissores está o mosquito aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e da chikungunya.

O que é microcefalia?

Microcefalia é uma condição neurológica em que a circunferência da cabeça da criança é significativamente menor que a circunferência da cabeça de outras crianças. Quando detectado ao nascimento, a microcefalia usualmente é resultado de um desenvolvimento cerebral prejudicado intraútero.

A microcefalia pode ser causada por uma variedade de fatores genéticos e/ou ambientais. Crianças com microcefalia, frequentemente, apresentam atraso do desenvolvimento. Geralmente não há tratamento, porém, a intervenção precoce com terapia de suporte, como terapia ocupacional e fonoaudiologia, podem aumentar o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida.

O principal sinal de que uma criança tenha microcefalia é uma medida da circunferência da cabeça significativamente menor que de outras crianças, da mesma idade e sexo. Para esse diagnóstico, são utilizadas curvas de crescimento e calculado em percentis. 


Algumas crianças com microcefalia apresentam desenvolvimento neuropsicomotor normal

Apesar de ter a circunferência da cabeça menor que a média das crianças para a mesma idade e sexo. Porém, dependendo da gravidade da causa que provocou a microcefalia, algumas complicações podem ocorrer:

Atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.
Dificuldade de coordenação.
Baixa estatura e alterações faciais.
Hiperatividade.
Retardo mental.
Convulsão.

Causas
A microcefalia usualmente é o resultado do desenvolvimento anormal do cérebro, o qual pode ocorrer intraútero (congênito) ou durante a infância. A microcefalia pode ser genética ou decorrente de fatores ambientais. Entre as causas, podemos citar:

Craniossinostose: ocorre devido à fusão prematura das suturas cranianas que formam o crânio, impedindo crescimento do cérebro. O tratamento é baseado em cirurgia para manter um espaço adequado entre essas suturas. 

Alterações cromossômicas: Síndrome de Down e outras condições podem cursar com microcefalia.

Anoxia cerebral (redução da oferta de oxigênio ao cérebro do bebê intraútero): algumas complicações da gestação ou do parto podem prejudicar a oferta de oxigênio ao cérebro fetal.

Infecção no feto durante a gestação: inclui toxoplasmose, citomegalovírus, rubéola, varicela e zika vírus são alguns exemplos.

Exposição intraútero: de drogas, álcool e alguns produtos químicos: podem aumentar o risco de anormalidades cerebrais.

Desnutrição grave durante a gestação pode afetar o desenvolvimento do bebê.

O diagnóstico de microcefalia é simples, realizado pela medida da circunferência da cabeça do bebê e comparada com a média de crianças para a mesma idade e sexo, utilizando gráficos apropriados. A medida da cabeça dos pais também deve ser realizada. Em alguns casos, principalmente se o desenvolvimento está atrasado, exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância nuclear magnética de crânio, associadas a alguns exames de sangue, podem ser úteis para ajudar a determinar a causa de base do atraso.

Com exceção da cirurgia para craniossinostose, geralmente não há tratamento para reversão da microcefalia. O foco do tratamento está no manejo das complicações da criança. Programas de intervenção precoce nessas crianças devem incluir terapia ocupacional, fisioterapia motora e fonoterapia. Algumas medicações podem ser necessárias nos casos de hiperatividade e convulsão.

Ter uma criança com microcefalia pode gerar dúvidas em relação a futuras gestações. Se a causa for genética, a recomendação é de procurar um geneticista para a realização de aconselhamento genético.



Mordedores de Silicone
Desenvolvido para aliviar o incomodo do bebê no inicio da fase de dentição. O Mordedor de Silicone Lillo é feito 100% em silicone, macio e flexível. Possui textura que estimula e massageia a gengiva delicada do bebê. Seu furo central facilita a pega e contribui para o desenvolvimento da coordenação motora. 


Amassador de papinha 
O Prato com amassador de Papinha Lillo possui tigela com ranhuras e profundidade ideal para a preparação de papinha fresca, saudável e natural para o bebê.



O amassador possui furos médios para manter pequenos pedaços do alimento. Livre de bisfenol, pode ser levado ao lava-louça e micro-ondas.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

2 comentários:

  1. Postagem maravilhosa aqui em PE, a todo os momentos
    é repostagem sobre esse assunto é super difícil para as mães
    e ainda falta medicamento e apoio em vários lugar só DEUS
    para conforta as mães.
    Blog:http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga. E as mães precisam mesmo de muito apoio e ajuda!

      Excluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários