async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Dia das Mães com segurança: seis dicas para evitar sustos onlines - Ariane Baldassin


Dia das Mães com segurança: seis dicas para evitar sustos onlines

Os avanços tecnológicos servem para simplificar a realização de tarefas diárias e toda mulher deve se beneficiar deles, seja para atividades profissionais, esportivas, lazer, materna ou para empreender. Porém tais facilidades não podem pôr em risco à sua segurança e das pessoas que amam. De acordo com uma pesquisa da Kaspersky Lab, 64% das mulheres conhecem os riscos das fraudes cibernéticas, em comparação com 59% dos homens. Apesar disso, elas deixam que outras pessoas, como filhos, amigas e colegas, usem seus dispositivos eletrônicos com mais frequência (36% das usuárias, em comparação com 28% dos usuários).


“Se considerarmos o papel fundamental da tecnologia em nossas vidas e a quantidade deinformações pessoais armazenadas em nossos dispositivos, é extremamente importante tomar medidas para nos proteger das ameaças virtuais, o tempo todo. O nível de proteção de nossos dispositivos deve ser tão alto quanto as preocupações que tomamos no mundo real, elas são valiosas para a segurança de nossos filhos e nossa família”, afirma Claudio Martinelli, diretor geral da Kaspersky Lab no Brasil.

Por ocasião do Dia das Mães, a Kaspersky Lab listou as seguintes dicas de segurança para as mulheres se protegerem das ciberameaças:

1) Controle o acesso das crianças à internet
É importante saber quais são as páginas acessadas por seus filhos, não apenas para protegê-los de conteúdo inadequado ou maliciosos, mas também para acompanhar e orientar o acesso às redes sociais e evitar o contato com pessoas desconhecidas ou conversas abusivas (ciberbulling). Também é importante ter cuidado com os tipos de aplicativos que os menores instalam em seus tablets e smartphones, pois eles podem incluir malware ou conceder permissões de acesso às informações armazenadas nos dispositivos. 

2) Cuidado com os sensores de impressão digital
Muitos dispositivos móveis estão equipados com um sensor de impressão digital que dá acesso ao conteúdo do dispositivo. Diferente das senhas, uma impressão digital sempre estará vinculada ao usuário. Por isso, é recomendável usar o dedo mindinho ou o dedo médio da mão oposta à usada para escrever para configurar o acesso. É menos provável que a impressão desses dedos fique nas superfícies dos dispositivos, reduzindo a possibilidade de usá-la para fins não autorizados.

3) Cuidado com as ofertas e os descontos
Recomenda-se fazer compras online somente em sites conhecidos e de reputação confirmada. Verifique o URL de todas as páginas em que você realiza transações financeiras, pois pode ser criada uma "réplica" das páginas para fazer o usuário acreditar que está em um site verdadeiro quando, na verdade, a página falsa coletará as informações financeiras da vítima.

4) Crie senhas seguras
Hoje em dia, há muitos serviços e é fácil cair na tentação de definir a mesma senha para várias contas. Porém, esse é um dos comportamentos que nos torna mais vulneráveis a ataques cibernéticos. Não se deve incluir datas de nascimento e nomes próprios ou de familiares nas senhas, pois é fácil adivinhá-los (basta acessar os perfis da pessoa nas redes sociais). Quando se usa caracteres não alfanuméricos, como “!@#$”, a senha oferecerá mais proteção. Também é importante considerar o número de caracteres utilizados; quanto mais caracteres, mais segura ela será. Soluções como o Kaspersky Password Manager permitem que usuário lembre de apenas uma senha principal para todas as suas contas online e podem até ajudar a criar senhas complexas.

5) Proteja seus dispositivos móveis
As soluções de segurança já entram no cotidiano do usuário de laptop, mas seus dispositivos móveis, como tablets ou smartphones, contêm informações que devem ser protegidas com o mesmo cuidado. O ideal é usar uma solução eficiente como o Kaspersky Internet Security - multidispositivos, que oferece proteção contra todos os tipos de ameaças e para todas as transações financeiras. 

6) Não compartilhe informações demais nas redes sociais
As redes sociais nos permitem manter o contato com nossos conhecidos, amigos e parentes. Elas podem ser usadas como ótimas ferramentas de comunicação, mas também podem nos deixar vulneráveis, se não tomarmos cuidado ao publicar informações privadas. A melhor maneira de evitar problemas é permitir que apenas nossos contatos acessem nosso perfil e compartilhar informações de forma limitada. 

Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é uma empresa global de cibersegurança fundada em 1997. O conhecimento profundo sobre as ameaças e a especialização em segurança da Kaspersky Lab se transformam continuamente em soluções e serviços de segurança para proteger empresas, infraestruturas críticas, governos e consumidores finais ao redor do mundo. O abrangente portfólio de segurança da empresa inclui tecnologias líderes em proteção de endpoints e diversas soluções e serviços de segurança especializados no combate de ameaças digitais sofisticadas e em evolução. Mais de 400 milhões de usuários e 270.000 clientes corporativos estão seguros por meio das tecnologias da Kaspersky Lab, que visa proteger o que é mais importante para cada um. Saiba mais emhttp://brazil.kaspersky.com.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários