28 de Maio: Dia Mundial do Brincar! Confira dicas de programações e brincadeiras para a data.


Poucas pessoas sabem, mas o dia 28 de maio é o Dia Mundial do Brincar. A data foi instituída em 1999 pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a fim de conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre o direito de brincar na infância e a importância das brincadeiras no desenvolvimento integral das crianças. 

Infelizmente o avanço crescente da tecnologia e o aumento da violência urbana fizeram com que os filhos ficassem reclusos em casa, convivendo menos com os amigos e brincando menos ao ar livre. Mas, como pais, temos que buscar alternativas para que eles tenham uma infância saudável, muitos amigos reais e, principalmente, sejam crianças.

No post de hoje preparei uma seleção com dicas de parceiros, para que essa data não seja apenas mais uma, e sim um momento de reflexão e de muitas brincadeiras. Então vem comigo!


Organizado por NESCAU®, o projeto Jogadeira, mantém sua atuação em diferentes regiões de São Paulo, oferecendo estrutura física e acompanhamento de recreadores* para estimular a prática de atividades entre crianças por meio de esportes alinhados a brincadeiras em duas diferentes estações na capital, localizadas nas zonas oeste e leste* da cidade, aos domingos.

As atividades gratuitas*, voltadas a crianças de 6 a 12 anos, são realizadas ao ar livre e com o uso de mobiliários urbanos e equipamentos simples. As brincadeiras são acompanhadas por estudantes que participam do curso do projeto promovido em parceria entre o Instituto Esporte & Educação (IEE), da medalhista olímpica Ana Moser e NESCAU® para universitários de Educação Física e Pedagogia e contemplam futebol, vôlei, slackline, pingue-pongue, entre outras.

Serviço
* Jogadeira Zona Leste
Rua do Acapuzal – Parque Císper
CEP: 03818-120 São Paulo-SP
Todos os domingos até setembro, das 10h às 13h
Para crianças de 6 a 12 anos
Atividades gratuitas

*Jogadeira Zona Oeste
Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena (ao lado do Beco do Batman)
CEP: 05436-060 São Paulo-SP
Todos os domingos até setembro, das 10h às 13h
Para crianças de 6 a 12 anos
Atividades gratuitas

Sobre a Jogadeira
Por acreditar na importância do esporte para a formação de crianças e adolescentes, NESCAU® lança o projeto Jogadeira. O objetivo é incentivar a ocupação de espaços públicos para a prática de brincadeiras relacionadas ao esporte (Jogar + Brincadeira = Jogadeira), contribuindo para que as
crianças insiram mais atividades físicas na sua rotina e resgatem a diversão por meio da prática esportiva.

Em um convite ao movimento, os espaços públicos ocupados pelo projeto Jogadeira receberão, aos domingos, mobiliários urbanos, equipamentos e recreadores, para transformar as vias em locais atrativos para brincadeiras relacionadas ao esporte. Diversos espaços serão equipados progressivamente ao longo dos próximos meses, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, estimulando a difusão de uma cultura de prática motora para promoção de um estilo de vida mais ativa para crianças. *

Desenvolvido como uma tecnologia social replicável, a Jogadeira tem o desafio de estimular a comunidade a participar de forma ativa na utilização de espaços públicos, como as Ruas Abertas e Ruas de Lazer, de forma autônoma, criando no futuro suas próprias Jogadeiras.


A loja-conceito da Ri Happy, situada no shopping Cidade São Paulo, promoverá o evento O Dia do Brincar: recreadores fazendo gincanas como caça ao tesouro e ovo na colher, tatuagem, escultura de balão e oficina de pipa. O evento começa às 13h e vai até o final do dia.

Todas as lojas Ri Happy e PBKIDS espalhadas pelo país também prepararam uma série de atividades para deixar a data ainda mais especial. Nas lojas Ri Happy, a brincadeira escolhida foi a tradicional amarelinha, que faz sucesso com as crianças e também com os pais, que resgatam assim as lembranças da infância. Além da atividade, as lojas Ri Happy e PBKIDS contarão com oficinas de desenho para colorir e muita animação.

Brinquedos que estimulam a brincadeira ao ar livre e com a família também ganharão destaque nas lojas. O Dia Mundial do Brincar mostra que atividades lúdicas e o papel dos brinquedos no desenvolvimento infantil continuam sendo fatores essenciais na formação dos futuros adultos.


Por meio da pesquisa “Valor do Brincar Livre”, OMO pôde comprovar que, devido às pressões da vida moderna, os pais têm pouco tempo disponível para supervisionar brincadeiras ao ar livre ou para brincar com seus filhos, além de apontarem que faltam lugares apropriados para as crianças brincarem. A pesquisa constatou, ainda, que 95% dos pais concordam que conforme a tecnologia fica mais popular, as brincadeiras tradicionais estão desaparecendo.

Pensando nisso, a marca se juntou à Aliança Pela Infância, na 7ª edição da Semana Mundial do Brincar (SMB), mobilização que acontece de 22 a 28 de maio em todo o país, sob o tema “O Brincar que encanta o lugar”.

O objetivo da Semana Mundial do Brincar é explorar ao máximo o brincar sob todas as formas, incentivando que ele tome conta de espaços públicos e privados, instituições, escolas, ruas e famílias. Com essa proposta, a Aliança pela Infância também defende que o adulto nunca perca o encantamento de seu olhar sobre a infância, dando espaço e tempo para as crianças exercerem o brincar livre.

Como parte da mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância, OMO tem intensificado suas ações e o compartilhamento de conteúdos para encontrar e disseminar atividades e lugares acessíveis e divertidos para sair e brincar. Por meio da plataforma www.SeSujarFazBem.com.br, a marca reúne e disponibiliza informações, para que todos possam acompanhar as principais ações do movimento #LivreParaDescobrir e ter ideias de atividades baseadas no aprendizado pela brincadeira. Para a semana de 22 a 29 de maio, uma série especial será produzida em parceria com o blog TempoJunto e divulgada nas redes sociais de OMO, com diferentes sugestões de brincadeiras todo os dias, para que os pais de qualquer lugar do Brasil possam providenciar a sua própria Semana Mundial do Brincar.

Para abranger o maior número possível de crianças e envolvê-las na atmosfera do brincar livre, OMO disponibilizará “cidades de papelão” em dez centros urbanos (São Paulo, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Salvador, Florianópolis, Sorocaba e Recife). Os brinquedos, que são uma produção da empresa Eu Amo Papelão, ficarão à disposição das crianças com o objetivo de estimular a imaginação e a interação de maneira lúdica e estimular as famílias a replicarem isso em suas casas.

Na capital paulista, além da “Cidade de Papelão”, OMO patrocina também outra ação que será destaque na SMB: uma edição especial do evento SlowKids. O evento é dedicado a oferecer um dia de atrações para adultos e crianças, para que que se desconectem da tecnologia e aproveitem o tempo ao ar livre e próximos da natureza, estimulando o Brincar Livre. O SlowKids chega à sua 7ª edição já como parte do calendário de pais e filhos paulistanos.

Serviço
“Cidade de Papelão” em São Paulo
Data: 22 a 28 de maio, das 10h às 16h
Endereço: ASSOCIAÇÃO MONTE AZUL
(Rua Vitalina Gassman, 290 - Jd Monte Azul - Ref: Quadra da Monte Azul)


A especialista em desenvolvimento infantil, psicopedagoga e fonoaudióloga Sheila Leal criou uma lista com 3 dicas de como brincar com as crianças estimulando a imaginação, a coordenação motora e exercícios de vocabulário. Esses métodos ajudam os pais a entenderem a necessidade de brincar das crianças, estimulando o raciocínio e o comportamento delas. Com isso, a especialista leva os pais a se interrogarem se hoje em dia as crianças contentam-se apenas quando brincam com aparelhos tecnológicos “Seu filho só brinca se tiver um tablet, um celular, uma televisão ou um vídeo game? Ele já sabe brincar de faz de conta?”, pergunta Sheila.

A psicopedagoga explica que os pais não devem comprar brinquedos compulsivamente. “Devemos saber orientar melhor esses brinquedos, senão compramos compulsivamente e não sabemos para que eles servem” explica. Dentro das opções de brinquedos, ter livros de contos infantis é essencial para o estímulo da leitura e imaginação das crianças.

Jogo da coordenação
Utilize objetos, como por exemplo lápis, para montar duas linhas, formando uma pista. Dentro dessa pista, crie brincadeiras como corrida com um pé só, pular para dentro e fora ou pular de um lado para o outro. Essas e outras brincadeiras simples treinam a coordenação motora e também as estimulam em noções do que é rápido e lento, dentro e fora. Para uma coordenação mais refinada, pode-se escrever a primeira letra do nome dos integrantes da casa, utilizando feijão, milho de pipoca, com barbante, etc. Dessa forma podemos trabalhar os movimentos que ajudarão o controle do lápis, no momento da escrita.

Jogo das Sílabas
Brincar com as palavras é também o melhor modo de treinar e desenvolver o raciocínio rápido. No dia a dia, ou até mesmo no carro, sugira brincadeiras de completar as frases, pois elas são essenciais para o estímulo da fala, como por exemplo: "Fale uma palavra com a silaba LA" - Laranja, lápis, lâmpada, lagartixa, lama, entre outras. Procure variar as sílabas. Outra proposta seria "Quem consegue falar uma palavra que tenha 3 pedacinhos" CA-BE-LO, "1 pedacinho" MÃO, descobrindo se a palavra é grande, pequena ou média. Pensar em palavras que iniciam com a mesma letra (trabalhando aliteração) RATO-RABO-RABISCO-REDE.

Jogo das palavras
O jogo das palavras também tem o mesmo foco que o jogo das sílabas. A diferença é que neste as palavras têm que ser feitas com a última letra daquela que a pessoa acabou de falar, como por exemplo: elefante, estrela, alimento, ônibus, sacola e assim por diante. Essa é uma brincadeira mais elaborada, mas que também ajuda a desenvolver o raciocínio rápido da criança.

Podemos trabalhar com classificação: Vamos falar todos os nomes de frutas que conhecemos, pelo menos 10. Maçã, Banana, Abacate, Pêra. Pode ser nomes de animais, coisas que temos em casa, na geladeira. Cada um trabalha como quiser. “Essas brincadeiras vão solicitar muito dos nossos filhos, e através delas criamos um mundo de conhecimentos aos nossos pequenos” finaliza Sheila.

Vale lembrar que a participação dos pais é sempre fundamental no processo de desenvolvimento e crescimento dos filhos.

Espero que você tenha gostado das dicas e que possa aproveitar os dia ao lado dos filhos, sobrinhos, netos, afilhados e de toda criançada da rua, do condomínio, da escola.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Google+ Followers

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários