async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Dicas de Segurança Digital para crianças e adolescentes - Ariane Baldassin


Dicas de Segurança Digital para crianças e adolescentes


Uma pesquisa divulgada pela London School of Economics and Political Science (LSE) mostrou que uma em cada três crianças brasileiras já utiliza internet por meio de dispositivos móveis. O número é mais do que o dobro registrado em países europeus como Romênia (15%), Irlanda (13%), Portugal (13%) e Bélgica (11%), só ficando atrás do Reino Unido, com 47%.

Esta relação íntima entre crianças e smartphones é facilmente explicável. Segundo a pesquisa, a desigualdade social no país faz com que muitas delas só tenham acesso à rede mundial via celulares, já que não possuem computadores e tablets em casa. Na Europa, este quadro é diferente.

Importante no desenvolvimento dos pequenos brasileiros, a internet representa também um desafio para os pais, que precisam proteger seus filhos das ameaças do mundo virtual. Para ajudá-los, a PSafe reuniu cinco dicas de segurança digital para crianças e adolescentes:


Navegação 
A internet possui muito conteúdo útil, mas também conta com materiais perigosos e ofensivos. Por isso, é importante ensinar aos pequenos como identificá-los. A mesma preocupação com a segurança da criança na vida real deve ser tida no digital. Sendo assim, crie um espaço de conversa aberta, de modo que você possa explicar os riscos e responder dúvidas.

Phishing
Alguns sites contêm códigos maliciosos que conseguem roubar dados do seu aparelho, invadindo a sua privacidade. Para proteger a privacidade dele ensine-o desde cedo a respeito da importância de ter sempre a mão soluções de segurança como antivírus e antiphishing (uso de mensagens falsas para “pescar” informações pessoais, fotos e senhas).

Pedofilia
O risco sempre foi grande, mas aumentou muito a partir do momento em que as crianças mais jovens tiveram acesso aos celulares. Como não é possível controlar com quem os filhos se comunicam, é importante que sempre seja reforçada algumas das mais tradicionais regras do convívio familiar, como “não falar com estranhos” e “não dar informações pessoais”. Lembre-os que a internet facilita o anonimato, devendo-se tomar todo o cuidado com informações compartilhadas com estranhos.

Envio de foto íntima
É cada vez maior o número de casos de vazamento de fotos íntimas. Para não pôr em perigo a juventude do seu filho, ensine-o sobre privacidade na internet. Lembre-o que nem tudo pode ser compartilhado online e destaque o que não deve e por quais razões.

Redes sociais
Tratam-se dos principais meios de comunicação das crianças e adolescentes com seus amigos. É muito importante ensinar, desde cedo, como devem ser utilizadas e os riscos contidos. Também é necessário ter atenção, pois é onde mais acontece cyberbullying, perseguição e assédio entre os jovens. Para evitar que seu filho realize ou sofra ataques digitais, ensine-o que as redes sociais são espaços que devem ser usados com responsabilidade, pois, uma vez publicado um conteúdo ou foto, perdemos totalmente o controle sobre ele.

É muito difícil, e até pouco recomendável, impedir que a criança tenha acesso ao mundo digital. Neste ponto, ter um canal aberto entre filhos e pais é a chave para manter uma relação sadia e incentivar a reflexão. Isso porque a criança ou adolescente precisa ter nos seus pais uma fonte segura para levar suas preocupações, dúvidas ou pedidos de conselho.

Sobre a PSafe Tecnologia
A PSafe (www.psafe.com) é uma startup e tecnologia brasileira que visa trazer segurança e confiança ao ambiente digital utilizado por brasileiros e latino-americanos. A empresa desenvolve o aplicativo líder de segurança mobile na America Latina, PSafe Total Android, que foi o quinto mais baixado aplicativo gratuito no Brasil em 2014 e permanece no Top 5 ranking da Google Play para celulares Android (com mais de 40 milhões de instalações e mais de 20 milhões de usuários ativos mensais). Recentemente, a PSafe tornou-se a primeira empresa de mobile app latino-americana a alcançar um valor de mercado superior a R$ 1 bilhão.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

8 comentários:

  1. sem dúvida que é preciso todo o cuidado, se bem que quanto mais tarde a criança tiver contacto com a internet melhor,,!!
    beijinhos

    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Sem duvidas esses cuidados são fundamentais pra nós ! amei o post.
    http://siriacocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amiga hoje criança com 4 anos já tem celular. Eu também acho o cúmulo, mas é o preço que se paga pela modernidade!

    ResponderExcluir
  4. Vdd precisamos tomar mto cuidado com as crianças na rede, parabéns pelo post

    Bjss

    Linda Menina

    ResponderExcluir
  5. Olá Ariane!!
    Em primeiro lugar, estou muito, muito feliz que você já esteja com sua princesa nos braços! Que Deus abençoe sempre sua família e que te dê muita luz!!!
    Hoje em dia estamos vivendo uma fase nova, ainda estamos nos acostumando com a interação das crianças com as redes sociais, cada vez mais cedo! O jeito mesmo é quadriplicar a atenção e caprichar na conversa sempre!
    Beijos com muito carinho pra ti e para as pequenas!!!! =)

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post!! Ótimas dicas pra qualquer um!
    Beijos

    http://vacasmagras.com/

    ResponderExcluir
  7. Todo cuidado é pouco.. Eu mesma, quando 'conheci' o mundo virtual fui alertada pelos meus pais e sempre era supervisionada rs. Tem que ser assim mesmo, o mundo anda louco demais! Beijão linda ❤

    Blog Menina, surtei!
    www.meninasurtei.com
    Participe do sorteio clicando aqui.

    Ganhe dinheiro com o seu blog clicando aqui.

    Te espero no meu cantinho, beijão!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários