async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Especial gestante: O que muda na segunda gravidez? - Ariane Baldassin


Especial gestante: O que muda na segunda gravidez?



Quem é mãe de mais de um filho sabe muito bem que uma gestação é totalmente diferente da outra. Seja pela maturidade, pela experiência, pelo momento que se está vivendo ou mesmo pelos sintomas. Na gestação da Lara eu quase não sofri dos temidos enjoos, mas desta vez eu não escapei. 

Na primeira gravidez tudo é novo! No começo tudo é uma mar de rosas, depois vai batendo uma angústia e um certo nervosismo começa a tomar conta da gente: como vou criar meu filho nos dias de hoje? como vai ser o primeiro ano? a escola, a adolescência, a universidade, tudo nos tira o sono. E não se esqueça da euforia: a compra do enxoval, a decoração do quarto, a escolha do nome, as idas ao obstetra.

Mas e na segunda gestação? Posso compartilhar a minha experiência. Eu estou hoje com 18 semanas (cinco meses) e posso afirmar que muitas vezes até esqueço que estou grávida. A Lara ainda não tem três anos, então o meu tempo livre é quase todo pra ela, e acreditem, é tão corrido que eu paro mesmo para pensar sobre a gestação somente as noites quando me deito na cama. Ainda não sei o sexo, e por isso não comprei uma única peça de roupa. Também não pensei no quarto do bebê. O papel do pai também muda, e o tempo com a pequena não permite tantos agrados ou mimos.

Isso sem falar no principal: o parto! Como isso assusta as mamães de primeira viagem, não é mesmo? Eu passei a minha primeira gravidez angustiada com esse momento. Queria parto normal e passei mais de 8 horas em trabalho de parto. Mas, como tive uma complicação, acabei sendo submetida a uma cesariana. E hoje, como encaro os fatos? Com muito mais maturidade e calma. A primeira gestação me trouxe experiência suficiente para viver cada fase no momento certo. Sei que carrego um bebê lindo dentro de mim - que já amo tanto quanto a Lara. Mas saber o sexo não é o mais importante, porque vou amá-lo de qualquer forma. Comprar roupas ou decorar o quarto agora também não são prioridades, pois sei que ainda falta um longa jornada. O parto? Que seja natural e que o meu bebê venha ao mundo com muita saúde. E se tudo sem a sua hora, vou curtir o meu dia hoje e deixar o amanhã para depois. Faço as consultas ao obstetra com rigor, assim como todos os exames. Sei que se hoje tenho muito trabalho com um filho só, que ele só vai dobrar com a chegada do outro, assim como o meu amor! E são esses momentos de alegria, que nos completam como ser humano, que faz com que tudo valha a pena.

E se você muda com uma segunda gestação, imagine o seu primeiro filho que até então tinha exclusividade na atenção, nos cuidados e no carinho? Mas esse será o tema do meu próximo post aqui na coluna de gestantes. Não deixem de acompanhar!

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

5 comentários:

  1. Maravilhoso, quanta experiência você passa em suas palavras. Tão segura, tão firme. Que esse bebê venha com muita saúde, e traga ainda mais felicidades. ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
  2. Nane!
    Muito feliz em saber que está grávida novamente.
    E que chato os enjoos, né? Acredito que logo passa, não posso falar porque nunca engravidei.
    Saúde para você e o bb.
    “Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade.”(Epicuro)
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Na gravidez da Ana Luiza eu não senti nada além de muito sono, meu tempo era todo para planejar o enxoval, o quarto,etc
    Já na gravidez do Arthur eu passei muito mal com os enjoos e não sentia vontade de nada até os 5 meses.
    O trabalho dobra sim , mas é amor, alegria e diversão em dobro também.
    Felicidades.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amiga, que seu baby venha com muita saúde.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  5. Nane, que coisa mais linda ler e ver esta serenidade!!! Continue assim amiga!
    bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários