Colgate dá dicas de como cuidar da higiene bucal de bebês



Muita gente não sabe, mas o cuidado com os dentes e o sorriso do bebê deve acontecer desde o nascimento, antes mesmo de aparecerem os primeiros dentinhos. Neste período não é necessária a escovação, mas são precisos alguns cuidados especiais.

E para ajudar as mamães nesse processo, a Colgate preparou algumas dicas de como cuidar da saúde bucal dos bebês de 0 a 2 anos.

De 0 a 6 meses
Nesta fase, enquanto a maioria dos bebês ainda não possui dentinhos, o ideal é fazer a limpeza da gengiva com uma gaze (seca ou umedecida) para remover resíduos. Além disso, a mãe deve ter atenção especial com a amamentação e evitar que o bebê mame por um longo período. Evitar dar mamadeira antes da criança dormir e cuidar para que ela não fique ‘passeando’ com a mamadeira na boca também são pontos importantes. Se o bebê necessitar sugar algo durante o sono, chupeta ou mamadeira de água são as opções indicadas.

De 6 a 18 meses
Nesta idade, é importante incentivar o uso de copo com bico e limpar diariamente os dentinhos com uma escova macia e apropriada para essa fase. Além disso, é importante fazer a higiene oral quando o bebê não estiver com fome ou sono, para que ele se acostume e, aos poucos, entenda o que está sendo feito. Para esse momento, a melhor posição para escovação é com a mãe sentada, segurando o bebê em seus braços.

Mesmo com os dentinhos recém-nascidos, é necessário sempre verificar se não há pontos marrons ou esbranquiçados, pois podem ser sinais de cárie. Vale ressaltar que, assim que o 1º dentinho aparecer, já é possível levar a criança ao dentista para que tenha o acompanhamento de um especialista.

De 18 a 24 meses
Já em fase de crescimento, é importante escovar os dentes do bebê, pelo menos, três vezes ao dia. Com uma alimentação mais variada nesta idade, a mãe deve limitar o número de lanches da criança para duas ou três vezes por dia e, se decidir oferecer doces ou alimentos à base de amido, uma opção é que isso aconteça logo após as refeições (seguido de escovação), já que esses alimentos são os principais causadores de cárie.

A mãe ainda deve ter consciência da importância de uma alimentação saudável e, sempre que possível, oferecer opções como frutas, verduras, cereais com leite, suco sem açúcar, entre outros, para os filhos. Assim, incentiva-se o hábito de consumir alimentos bons para a saúde da criança. 

Eu, como mãe preocupada com a saúde e o bem estar da minha pequena, leio e sigo a risca essas dicas pois sei a importância de uma boa escovação. Começo pela escolha de bons produtos e que sejam específicos para cada idade da criança, o que inclui uma escova com o tamanho ideal da cabeça, o tipo de cerda, o formato do cabo, o fio dental e o gel dental.




Por aqui na nossa rotina diária de escovação dental, usamos a melhor: Colgate My First, o gel dental indicado para crianças de 0-2 anos porque não possui flúor em sua fórmula, além de ser 100% seguro pois pode ser ingerido.



O gel dental Colgate vem em uma embalagem especial, com ilustrações de animais para prender a atenção dos pequenos. A Lara, assim que viu, já começou a pegar as suas pelúcias para comparar com os personagens.


O formato do bico proporciona fácil aplicação do gel, que é transparente, e evita que ele seja derramado. O produto, disponível em embalagens de 50g, limpa os dentes suavemente e possui ainda um delicioso sabor de fruta suave - a mamãe experimentou!


Colgate My First gel dental para crianças apresenta baixa formação de espuma e não contém Lauril Sulfato de Sódio. Não contém corantes nem conservantes  e por isso é ideal para os pequenos.

É importante ressaltar que esse produto deve ser usado apenas em crianças que ainda não conseguem expelir o gel dental na pia.



Minha pequena, toda independente, tentando escovar os dentes sozinhas. Mas é claro que a mamãe aqui faz todo o processo depois, para se certificar que os dentes estão limpos e a boca saudável.


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

12 comentários:

  1. a cada fase uma nova descoberta né? a Lara tá linda

    beijo
    Adoletas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga. E, para cada descoberta uma rotina!

      Excluir
  2. muito boa suas dicas, vou passar para as amigas com pequenos bebes!!!!
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Nane, é muito importante cuidar da saúde bucal das crianças, e tenho certeza que a linda Lara vai levar esses cuidados pra vida toda !
    Beijocas

    Momento Quality

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso cuidar mesmo né amiga? Afinal os dentes são unicos!

      Excluir
  4. Cuidar dos dentes das crianças é muito importante, e usar bons produtos é essencial.

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma amiga que está esperando um bebê, vou passar estas dicas pra ela! Adorei.

    Bjos

    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com
    @blogespacosemprebella

    ResponderExcluir
  6. é muito importante cuidar da saúde dos dentinhos das nossas crianças.
    Bjks
    www.maevaidosa.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!



Instagram

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários