async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> 46 curiosidades sobre festas de aniversário - Parte I - Ariane Baldassin


46 curiosidades sobre festas de aniversário - Parte I


Em setembro a Revista Pais & Filhos, uma das mais conceituadas no segmento, completou 46 anos de sucesso. E, para comemorar a data, ela publicou na sua edição especial de aniversário sobre 46 curiosidades sobre o que acontece nessa data tão especial. E eu, mãe e blogueira antenada, não pude deixar de conferir e agora compartilhar com você leitora.



1. Música "Parabéns a Você"
A música chegou ao Brasil em inglês - e quem não se lembra do happy birthday?. A Rádio Tupi organizou, em 1942, um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia. Entre as cinco mil participantes, a vencedora foi Bertha Celeste Homem de Mello, paulista de Pindamonhangaba.

2. O Bolo
Uma festa de aniversário que se preze tem que ter doces, guloseimas e bolo de aniversário, certo? Então, agradeça à deusa Ártemis pelo aparecimento do bolo. Segundo a lenda, os colonos levavam um preparado de mel e pão para um famoso tempo como forma de agradecer à deusa.

3. Festa Infantil
Na Alemanha camponeses do século 13 inventaram a kinderfeste (festa infantil), que começava ao raiar do dia, quando as velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo. Como hoje, o aniversariante tinha que apagar todas as velas de uma única vez, fazendo um pedido - que só se realizaria se fosse mantido em segredo.

4. A origem da palavra Aniversário
Anniversarius (anni = "ano" + vers = "quem retorna" + arius "data"), que significa o que volta todos os anos"

5. Comemorar
Do latim commemorare = trazer à memória, "celebrar", "recordar".

6. Boa Sorte
Dizem que comemorar o aniversário antes do dia não traz boa sorte para o novo ano de vida que começará, pois é no dia correto de nascimento que o anjo da guarda estará ancorado ao nosso lado para comemorar.

7. Vela
Segundo os deuses, a fumaça da vela leva os desejos e as preces dos fiéis até o céu para que eles sejam atendidos, daí as velas no bolo de aniversário. Já na Grécia antiga a mitologia conta que a deusa Ártemis era representada pela Lua, e um bolo coberto de velas acesas representava a lua cheia.

8. Data correta
Não se save a data exata de quando os nascimentos começaram a ser celebrados em forma de festas. Mas alguns historiadores afirmam que a festa já era conhecida na Antiguidade, já que os romanos comemoravam o dia do nascimento com a festa dies sollemnisnatalis. O costume ainda é ocidental.

9. No Brasil
Aqui no Brasil a hora do parabéns acontece, geralmente, 40 minutos antes do fim da festa. É uma espécie de aviso de que o aniversário está chegando ao fim e que a mesa de doces está liberada.

10. Parabéns da Xuxa
Ainda por aqui, o Parabéns da Xuxa, lançado nos anos 80, tem seu lugar cativo em praticamente todas as festas infantis. Atualmente é a segunda música mais tocada em aniversários, de acordo com o Ecad.

Eu amei saber mais sobre essas curiosidade. E, se você está gostando não deixe de acompanhar o blog que logo volto trazendo outras curiosidades.


Imagem divulgação: google
Créditos pelo texto: revista Pais & Filhos edição de setembro de 2014



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

5 comentários:

  1. Gostei muito do seu post amiga, adorei saber sobre as curiosidades sobre aniversário!
    Beijos
    janamakesesmaltesecia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. bem legal... agora a de comemorar antes não é válida.... eu comemorei meus 15 anos dia 06 de dezembro, até pq no dia 24 não iria ninguém na festa... e muitas vezes já comemorei dias antes...tb quem manda ser tão perua que vai nascer na véspera de natal??? Acho q por isso sou perua...kkk bjs

    ResponderExcluir
  3. Esse post é super informativo. Creio que assim como eu, muitas mães não sabem destas curiosidades.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários