async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Dúvidas sobre engatinhar e andar, você tem? - Ariane Baldassin


Dúvidas sobre engatinhar e andar, você tem?


Meu filho pode não engatinhar? Até que idade a criança começa a andar? Como posso estimular o bebê a dar os primeiros passos? Dúvidas e mais dúvidas que toda mãe (principalmente de primeira viagem) tem. Para isso hoje vamos esclarecer as principais sobre o engatinhar e o andar de toda criança.




Com que idade o bebê começa a engatinhar?
O bebê costuma engatinhar entre 7 e 11 meses. A idade não é muito estabelecida, mas, frequentemente, as crianças começam a sentar com seis meses e passam a engatinhar em torno dos 8 meses.





 Como posso estimular meu filho a engatinhar?
É importante que os pais ofereçam oportunidades de brincadeiras no solo. Os pais podem ficar com o bebê no chão e colocar o brinquedo um pouco distante para que ele tente pegá-lo. Uma dica importante: evite deixar seu filho frequentemente no berço, no carrinho ou no andador. Isto pode atrasar o desenvolvimento dele.  

Todos os bebês vão engatinhar?
Não, alguns pulam esta etapa. Cerca de 80 a 85% dos bebês engatinham, porém há uma pequena porcentagem que não faz isso. Eles se locomovem sentados e depois passam a andar.
 



 Meu filho não engatinhou e não começou a andar, como sei se o desenvolvimento motor dele está correto?
É importante que seu filho vá constantemente ao pediatra, assim este profissional poderá acompanhar o desenvolvimento do pequeno e notar se há algum problema. Para os pais, vale ficar atento a outros aspectos. É interessante observar quando a criança começou a sustentar a própria cabeça, o que ocorre por volta dos três meses, passou a sentar, normalmente eles sentam com apoio dorsal até o sexto mês e sem apoio até o final do nono mês. Por fim, até o 11º mês o bebê deve conseguir ficar em pé com apoio.  


Existe uma maneira correta de engatinhar?
Não há uma maneira correta de engatinhar. A grande maioria dos bebês realiza a alternância de quatro pontos de apoio, mas há aqueles que fazem com três pontos, não existe uma regra. Às vezes, quando o pequeno engatinha super bem, ele demora para testar outros métodos de locomoção.

  


Com que idade o bebê começa a andar?
A faixa de normalidade para o bebê começar a andar é entre 11 meses e um ano e meio de idade.

  


 
 A partir de quando devo me preocupar se meu filho não começar a andar?
Quando a criança completar um ano e meio e ainda não andar. Caso o bebê continue com dificuldade para andar, problemas para se manter em pé, uma avaliação com um neuropediatra se torna necessária.  


Os bebês prematuros demoram mais para começar a andar e engatinhar?
O desenvolvimento dos bebês prematuros pode ser mais lento, afinal é preciso dar o devido desconto aos pequenos que chegaram antes do previsto, mas não será sempre assim. Há uma defasagem do ponto de vista motor, mas até o 15º mês é de se esperar que já esteja igual as demais crianças.





Fonte: bebe.abril.com.br - por Bruna Stuppiello.



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

3 comentários:

  1. Olá!
    Passando para agradecer a visita.
    adorei seu blog, estou te seguindo. Bjos.

    unhasnatalenses.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse post... adorei! Li muitas coisas que eu nem sabia aqui!
    Amei... beijos!
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Minha filha mais velha (hoje com 13 anos) praticamente não engatinhou... era muito preguiçosa.... tentávamos estimular de todo jeito, mas não adiantava ela só ficava sentada mexendo com os bracinhos... depois foi direto andar segurando nas coisas.... cada criança tem seu tempo e seu jeito né?

    Beijoooooo
    http://unhasemdestaque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários