async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Para onde foi o bom senso? - Ariane Baldassin


Para onde foi o bom senso?




Embora o meu tempo seja relativamente curto, o que me impede de comentar em muitos blogs que eu adoro, leio cada um deles através dos mais de duzentos feeds de atualizações diários. Com tantas informações, não é de se estranhar que os blogs sejam movidos não apenas por sonhos mas também por pesadelos.

Muitos blogs fazem postagens sobre opiniões de produtos, empresas, serviços, parceiros, enfim, sobre tudo que o cerca. Eu, particularmente acho isso enriquecedor. Se eu leio em algum blog que determinada empresa possui um serviço de atendimento ruim, com certeza pensarei duas vezes antes de me dirigir a ela, a não ser que eu tenha a minha própria opinião já formada. No entanto, em alguns casos eu não pude deixar de notar a falta de bom senso em blogs, empresas parceiras e também seguidores. 

Case 1: Bom senso em blogs
Quem aqui nunca entrou em um blog para participar de um sorteio e se deparou com uma lista praticamente infinita de regras para participação? Eu não estou falando de chances extras, mas sim de regras obrigatórias. As vezes até parece que estamos participando do sorteio de um veículo 0km: seguir o blog, se inscrever na feed e confirmar, curtir no facebook e publicar no mural, seguir no twitter e dar RT da frase, entrar no site da empresa e se cadastrar, escolher o produto que mais gostou e colar o link no formulário, se inscrever no canal you tube e favoritar o vídeo, etc. Cadê o bom senso? 

Outro caso que, infelizmente, tem se tornado muito comum e que me deixa extremamente chateada: blogs que cometem erros de português. Deveria ser regra obrigatória saber escrever. Eu não estou falando que a blogueira tem que ter faculdade em letras para postar não. São coisas simples como pontuar adequadamente, inserir vírgulas, corrigir as grafias e as concordâncias verbais e nominais. Isso sem falar que tem blogueira que se acha a última bolacha do pacote ao escrever "bahpo" ao invés de "bapho", "curvexi" ao invés de "curvex" e por aí vai. Cadê o bom senso?

E já que é para polemizar, por que não falar do blog "Shame on you, blogueira"? Para quem não sabe esse blog "ridiculariza" postagens de outros blogs. Eu acho que em muitos casos a blogueira, que é anônima, pega pesado. No entanto, eu não posso deixar de dar razão a ela em muitas das coisas que são postadas. E olha que eu já apareci por lá em uma postagem que fiz aqui no blog sobre uma máscara facial - aquela em que eu parecia o Jason. Mas não me importei, sabe por que? Bom senso mais uma vez.

Case 2: Bom senso em parcerias
O caso da Skinzilla é o maior exemplo de falta de bom senso da blogosfera. A empresa oferece a parceria, se propõe a enviar o prêmio e depois some e aparece com outro nome. Diz que vai enviar os prêmios em dois meses porque não possui o produto no estoque. Na minha opinião, se a empresa se dispõe a fazer um sorteio, escolhe o prêmio e já reserva para entregá-lo ao ganhador no término da promoção. Infelizmente esse não foi - e creio que tão pouco será - o único caso de falta de bom senso. Já li em vários blogs postagens cancelando sorteios porque a empresa não estava honrando com o prometido. No caso mais recente, a empresa disponibilizou um prêmio específico para sorteio e, mesmo depois da publicação, pediu a blogueira que mudasse a premiação, pois estava disponibilizando um prêmio novo. Para piorar a situação da blogueira, e dos participantes, quase ao término do sorteio a empresa decide que daria apenas um desconto a blogueira, para que ela comprasse com seus próprios recursos o prêmio antes oferecido, e assim premiasse uma seguidora. A desculpa? "Eu não realizei nenhuma venda nesse período, porque o que as pessoas querem são coisas grátis e eu não estou aqui para dar nada a ninguém". Não dar nada de graça é uma opção da empresa, no entanto, se essa era a idéia inicial, não deveria ter oferecido nada à blogueira, correto? Cadê o bom senso?

Case 3: Bom senso em seguidores
Não pensem vocês que só blogueira ou empresa "dá bola fora". Seguidor também. E tem cada uma. Há algumas semanas eu vi um caso que me deixou indignada. O blog fez o seu sorteio, divulgou o resultado e estabeleceu o prazo de 48 horas para retorno das informações - prática comum entre os blogs. Pois bem, depois de 42 dias a pessoa que havia sido contemplada aparece para cobrar seu prêmio. Peraí, não foram 42 horas e sim 42 dias. Essa seguidora não aceitou a resposta de que o prazo era de 48 horas e resolveu difamar o blog aos quatro cantos. Cadê o bom senso?

Outro caso típico é a pessoa ser sorteada e em apenas quatro dias começar a lotar a caixa de email dizendo que o seu prêmio não chegou. O prazo médio para recebimento costuma ser de vinte dias, e as vezes um pouco mais porque o prêmio pode extraviar, a empresa pode não ter recebido todos os dados, o contato com o blog pode estar de férias e a lista corre. E, quando a blogueira tem algum problema com a empresa - mais uma vez eu digo que nem tudo é sonho - o seguidor não entende e ainda faz ameaças. Eu já tive problemas com algumas empresas e, graças à Deus, as seguidoras foram atenciosas e pacientes até que tudo pudesse se resolver. Por que? Bom senso é fundamental.

Para finalizar gostaria de deixar claro que esta postagem não é um crítica dirigida a nenhum blog, empresa ou seguidor. É apenas a minha humilde opinião, sobre assuntos que julgo pertinentes, e que achei por bem compartilhar. Não sou perfeita, cometo erros sim - quem é humano erra - e tão pouco tenho a pretensão de achar que o meu blog é um padrão de bom senso ou um modelo a ser seguido.

Espero que leia com bom senso e que deixe registrada a sua opinião, pois pra mim ela é muito importante!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

12 comentários:

  1. Pois é! Tem muita gente que além de aprender regras de educação, respeito, digitação, ortografia e etc, precisam, urgente, descobrir o velho e bom "bom senso".

    Me deu vontade de rir agora, lembrando de blogs que faltam pedir que o(a) seguidor(a) siga o twitter da mãe. Aafff....

    ResponderExcluir
  2. FALTOU UMA COISINHA AÍ...
    AS BLOGUEIRAS RETORNAREM OS COMENTÁRIOS!!!RS
    SÓ N CONCORDO MUITO COM QUESTÃO GÍRIA...
    MAIS FORA ISSO TEMOS REALMENTE Q PRESTAR ATENÇÃO NO PORTUGUÊS...PORÉM AS VEZES ESCREVEMOS TÃO RÁPIDO NA VELOCIDADE LUZ Q NOS PASSAMOS SIM, ISSO É FATO...MAIS ADOREI O POST...

    OBS: A PALAVRA BAPHO EU NUNCA ESCREVI CERTO KK SEMPRE ESCREVI BAFHO CHEGUEI PERTO...RS
    MAIS ESSE AÍ A PESSOA COM CERTEZA DEVE TER ESCRITO RÁPIDO E N PRESTOU ATENÇÃO PQ SE VC NOTAR NEM FALANDO ESTA CERTO ELA TROCOU DE LUGAR A LETRA...:)

    POST JOINHA ;)

    ResponderExcluir
  3. hahah, concordo plenamente!

    Beijinhos ;*
    http://noostillo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Fico pra morrer cada vez que leio ancioso no lugar de ansioso e esses dias vi uma "tradução' de um texto em inglês para o português que me deu medo mais muito medo mesmo..sobre os sorteios quando o prêmio vale eu nem ligo de ter várias regras,mais ontem mesmo a pessoa sorteava amostras (daquelas mínimas que a gente recebe de grátis mesmo) e no texto parecia que ela fazia um favor monstruoso para as seguidoras em proporcionar aquele sorteio ,a falta de noção,educação é o que mais me doe..

    ResponderExcluir
  5. Oie.
    Adorei!
    Concordo plenamente, Nane.
    Bem, não por acaso você é referência pra mim. Eis mais um exemplo.
    Costumo dizer, na vida, que as pessoas não tem senso, quanto mais bom senso!
    Sabe, erros de português, concordância e muitas palavras abreviadas no post são motivos para eu desanimar e não ler mais nada...
    Bom senso e respeito, sempre!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo Nane, tem coisas que são um absurdo msm! Mil regras por quase nada...rs
    Vi uma vez um sorteio de 1 batom e blush da mac, onde o blog tinha 45 seguidoras e o sorteio seria quando chegasse a mil! Achei um absurdo...

    E outra, achei mt engraçado esse blog que difama os outros. Não pq difama... mas é cada coisa sem noção que vemos por aí que não tem como não sorrir.

    Bjuus

    ResponderExcluir
  7. Realmente a blogsfera está necessitada de bom senso...Concordo com tudo que você falou!

    Esses dias quando eu visitei um blog e fui ver as atualizações, tinha saído o resultado de um sorteio( daqueles que atingem um x de seguidores) e a blogueira explicou que as páginas vão de 1 a 200, ( o resultado foi 250) e fui nos comentários do resultado do sorteio, aí uma das meninas falou assim: Nossa minha xará, mas sei que não fui eu... fiquei com a pulga atrás da orelha e resolvi ver o post do anúncio do sorteio, quando fui conferir na página de 201 a 400 não batia com o comentário no resultado do sorteio, voltei nos comentários de 1 a 200 e o comentário 50 ( que era da menina que tinha falado que não era ela... ) era dela!
    O prêmio era um kabuki da sigma , mas o pior não foi isso , foi que no mesmo dia ou no dia anterior no blog da menina que disse que não tinha ganhado, tinha um sorteio em parceria com a moça do blog que fez o sorteio, e o prêmio cedido por essa blogueira era um kabuki igual o do sorteio!
    fiquei tão passada que até dei print nas páginas do referido sorteio.

    Gosto do seu blog porque tenho visto a seriedade com que você tem conduzido o blog , em mostrar os prêmios quando ganha , em mostrar as meninas que receberam , a sua preocupação em resolver quando a Skinzila deu problemas, mesmo não comentando muito no seu blog , sempre vejo as atualizações pelo feed ( acho que já falei isso em outro coment...)

    Me desculpa pelo tamanho do coment, mas queria desabafar o que tinha visto!
    Ah se quiser saber depois quais foram os blogs é só avisar!

    ResponderExcluir
  8. É Nane..... ateh me identifiquei quando vc citou a situação da troca de produto em sorteio que acaba nem acontecendo... enfim... sempre tem gente pra manchar o trabalho das pessoas. Caça brindes geram desrespeito de empresas em relação ao nosso trabalho. Mas ok. Deixa lá. Eu ainda acredito que só os melhores permanecem... os outros só duram o tempo da blogueira encher a necessaire....

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários