async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> O retorno das aulas em 2021 - Ariane Baldassin


O retorno das aulas em 2021

Em coletiva do Governo do Estado de SP no dia 24/12/2020, estabeleceu-se um plano para a retomada gradativa regional da volta às aulas presencial nos municípios de todo o estado, de acordo com as fases de cada cidade (laranja/amarela/verde). Segundo o calendário, as aulas recomeçam no dia 1º de fevereiro nas escolas estaduais e terminam no dia 23 de dezembro, seguindo todos os protocolos de segurança preestabelecidos pelo governo.

 

O retorno das aulas presenciais do ensino básico têm gerado grande polêmica, não só no estado de São Paulo, mas no território nacional como um todo. Embora muitas famílias sejam a favor do retorno às aulas, segundo uma pesquisa realizada pelo Trocando Fraldas, 86% das mães e pais brasileiros não concordam com a retomada das aulas nesse momento.


Muitas são as opiniões a respeito. Se avaliarmos as condições das escolas públicas muita coisa precisa ser melhorada para que, de fato, alunos e professores tenham condições seguradas de frequentarem as escolas. Em se tratando de escolas privadas, haja vista as condições favoráveis como infra estrutura muito mais elaboradas como salas arejadas, maior acesso a álcool em gel e ambientes higienizados assim como suporte para medição de temperatura de alunos antes de ingressarem em suas salas de aula - em função até mesmo da quantidade de alunos. 


Uma coisa não se pode negar: a socialização de crianças, principalmente as que são filhos únicos em fase de educação infantil, são de fundamental importância. No ano de 2020, muitas crianças sofreram de solidão e até de ansiedade porque ficaram reclusas dessa convivência que tinham de estar e brincar com outras crianças, o que é fundamental para a idade delas, para o seu próprio desenvolvimento. Isso sem contar que mães e pais precisaram sair para trabalhar e nem tinham com que deixar seu filhos. Realmente foi um ano bem difícil. Mas o que esperar para 2021?





Talvez um dos grandes legados que essa pandemia tenha nos deixado quando o assunto é educação, é o  método de ensino híbrido, modelo que alia o aprendizado presencial e o online. Já em 2020, as aulas online, gravadas e ao vivo, se tornaram a principal alternativa para a continuidade do ano letivo. Também foi uma das opções para que os alunos pudessem manter contato com os colegas e professores. Com toda certeza essa será a tendência para o ano de 2021.

 

Na escola em que as minhas filhas estudam, já foi ofertada os modelos de aula presencial, com início no final de janeiro, e também on-line. Creio que, dependendo da fase em que a cidade estiver no plano São Paulo, teremos um rodízio de alunos na modalidade presencial a cada semana, adotando-se assim o modelo híbrido. Desta forma, as experiências presenciais e remotas serão somadas para potencializar o processo de aprendizagem dos alunos.

 

O modelo híbrido permitida o contato do aluno com professores e colegas, e ao mesmo tempo permitirá o acesso a aulas remotas. Será uma forma de estudo alternativo para mitigar a forma de contágio, reduzindo ao mínimo a quantidade de alunos nas escolas, ao mesmo tempo que permitirá também reduzir ao mínimo o impacto negativo que a falta do contato das crianças com o seu o ambiente escolar. Creio que temos ai o meio termo entre não termos aulas presenciais e mantermos também as aulas on-line.




Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários