O papel das escolas na educação nutricional

O Colégio Floresta, Unidade Parceria do Sistema de Ensino Poliedro, ensina conceitos de alimentação saudável por meio de projetos lúdicos.


Uma alimentação bem balanceada desde a infância é de extrema importância, pois gera impactos na saúde e no aprendizado. Mas nem sempre é fácil para os pais criar cardápios atrativos e saudáveis. Com o objetivo de auxiliar as famílias a introduzir as crianças em uma rotina de alimentação saudável, algumas escolas estão ensinando o assunto desde a Educação Infantil, por meio de projetos lúdicos.

É o caso do Colégio Floresta, Unidade Parceira do Sistema de Ensino Poliedro, em que as crianças contam com esse aprendizado em diversas atividades. “A educação alimentar desde a infância é fator fundamental para não desenvolver futuramente problemas de saúde como obesidade e hipertensão”, afirma Angelúcia F. Nascimento, nutricionista do Colégio Floresta.

Em uma aula de alfabetização sobre a letra M, por exemplo, os alunos da primeira série do Ensino Fundamental I aprenderam as qualidades e os benefícios de cada uma das frutas iniciadas com a letra.

Ao mesmo tempo em que os pequenos estudantes assimilavam os conteúdos, eles fizeram junto com a nutricionista uma vitamina contendo os sabores estudados. “O mamão promove o bom funcionamento do intestino. Já o morango é excelente para a memória. E as propriedades da maça são ótimas na prevenção do colesterol”, orientava a profissional.

Em outra atividade lúdica, os alunos da Educação Infantil, são estimulados a percorrer um caminho com alimentos em mãos e colocar na geladeira apenas os saudáveis, como frutas e legumes. O objetivo da iniciativa é mostrar quais os alimentos que devem ser consumidos cotidianamente.

Hora do lanche
De acordo com a nutricionista do Colégio Floresta, oferecer o lanche escolar aos alunos é de extrema importância, pois contribui para o aporte das necessidades nutricionais da dieta diária, tendo relação direta com o desenvolvimento físico, prevenção de doenças e rendimento escolar. “A ausência de um café da manhã principalmente de forma cotidiana pode causar prejuízos como: hipoglicemia, perda muscular, confusão, dificuldade de aprendizagem, irritabilidade ou ainda desenvolvimento de doenças”, ressalta.

Neste sentido, a marca educacional oferece o lanche escolar para os alunos do mini maternal ao primeiro ano do Ensino Fundamental, atendendo necessidades nutricionais dos pequenos estudantes no período de quatro horas. “A oferta permanente de um café da manhã equilibrado tem ligação primordial à saúde e na melhoria do aprendizado”, aponta Angelúcia.

Em reconhecimento dos seus projetos nutricionais, o Colégio Floresta venceu o Prêmio de Excelência Poliedro, na categoria Qualidade de Vida, em 2016.

Sobre o Sistema de Ensino Poliedro
Desde 2001, o Sistema de Ensino Poliedro tem a meta de oferecer a melhor experiência educacional a escolas em todo o País. Originalmente adotado nos cursos pré-vestibular do Poliedro, reconhecidos pelo alto índice de aprovações nas melhores universidades do País, o Sistema expandiu-se para os ensinos Médio, Fundamental I e II e Educação Infantil, abrangendo agora toda a vida escolar do aluno. Atualmente, conta com mais de duas centenas de unidades parceiras em 156 cidades e 25 estados brasileiros. 

Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

Um comentário:

  1. Seria bom que todas as escolas pudessem ler esse post.. A alimentação saudável é de extrema importância na vida das crianças!

    http://papeldeouro2016.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!



Instagram

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários