async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Cuidados com a saúde das crianças no verão - Ariane Baldassin


Cuidados com a saúde das crianças no verão


O verão está aí. É o período de temperaturas extremas, que propicia muita diversão ao ar livre especialmente para as crianças, mas que favorece o surgimento de algumas doenças devido às características próprias da estação, com calor excessivo e umidade elevada.

Nesta temporada, a exposição ao sol é mais frequente, assim como o consumo de alimentos em locais de lazer, a alta concentração de pessoas no mesmo local e vários outros fatores que aumentam o risco de contato com determinados tipos de bactérias, fungos e vírus, que se proliferam com mais facilidade.


“Como o sistema imunológico das crianças ainda está em desenvolvimento, elas acabam ficando mais suscetíveis às doenças. Por isso, os pais devem tomar alguns cuidados e ter conhecimento dos sintomas que podem aparecer nos filhos, principalmente entre dezembro e janeiro“, alerta a gerente médica de Consumer Care da Bayer, Juliana Machado.

A prevenção deve começar com os horários em que os pequenos ficam expostos às temperaturas elevadas. Por conta da radiação solar mais intensa, não é recomendado tomar sol entre 10 às 16 horas. “Para proteger a pele das crianças, o uso do protetor solar a cada duas horas é indispensável”, ressalta a médica.

Além disso, lavar bem os alimentos antes de oferecê-los às crianças pode evitar doenças indesejadas, assim como incentivar que elas bebam bastante água durante o dia. Outra dica é não deixá-las por muito tempo com roupas molhadas ou úmidas. 

Para auxiliar os pais nos cuidados com a saúde dos pequenos no verão, Redoxitos®,vitamina C infantil da Bayer, listou as principais doenças que acometem as crianças no período, como a dengue, conjuntivite, otite, desidratação, diarreia e doenças de pele, como brotoeja (miliária), micoses em geral e impetigo:

Dengue
A doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Os sintomas são febre alta, dores no corpo, indisposição e apatia, que podem ser confundidos com os da gripe, por isso é importante os pais ficarem atentos. A prevenção é feita com o uso de repelente indicado para crianças e a erradicação dos focos de água parada, ambiente ideal para a proliferação do mosquito.

Conjuntivite
É uma inflamação na membrana fina e transparente que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. No verão, ela pode ocorrer com mais frequência, já que a irritação pode ser provocada pelo sol ou pelo contato com substâncias como a poluição ou o cloro presente em piscinas. Pode também ser causada por vírus ou bactérias. Para evitar a doença, é indicado sempre lavar as mãos, não coçar os olhos, usar óculos de natação e evitar abrir os olhos debaixo d’água.

Otite
O canal auditivo externo, situado entre a orelha e a membrana do tímpano, inflama-se com facilidade quando submetido a ventos e água, principalmente de piscinas, mas também de rios e mares, sobretudo em mergulhos de profundidade. Pode ser causada por fungos ou bactérias e costuma provocar zumbido e dor intensa. O ideal é evitar que a criança fique exposta por muito tempo à água e usar hastes flexíveis somente para higienizar a área externa do ouvido, já que a remoção da cera também pode causar otite.

Desidratação
Caracteriza-se pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Essa perda pode ser provocada por infecção intestinal ou pela exposição excessiva ao sol. Uma pessoa desidratada fica com sede, com a boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos, além de passar muito tempo sem urinar. Para prevenir a desidratação, o ideal é usar roupas leves, ingerir constantemente líquidos, não comer alimentos que tenham ficado muito tempo fora da geladeira e sempre permanecer em lugares arejados e frescos, longe do sol, para evitar um risco maior que é a insolação.

Diarreia e/ou vômitos
A diarreia tem várias causas possíveis: vírus, bactérias, parasitas, efeito colateral de medicamento, geralmente antibiótico ou o consumo de alimentos estragados ou contaminados. Para evitar a enfermidade, é indicado higienizar as mãos constantemente, lavar as frutas e verduras que forem consumidas e redobrar o cuidado com os alimentos ingeridos fora de casa. Quando a criança está com diarreia acompanhada de vômito, ela deve ser levada ao pediatra o mais rápido possível.

Doenças de pele (como brotoeja, impetigo e micoses em geral) – No verão, as crianças estão mais expostas à umidade, seja porque brincam na água ou apenas porque transpiram mais. O excesso de umidade favorece o aparecimento das doenças de pele, que são causadas geralmente por fungos ou bactérias. O ideal é trocar as roupas molhadas por secas, com preferência por aquelas de tecidos naturais (algodão) e de cores claras, pois permitem maior ventilação da pele e refletem os raios de luz e o calor.

Ao perceber qualquer sintoma com mais de 24 horas de duração ou de início repentino, os pais devem observar a condição geral da criança. Se ela estiver sem energia, sonolenta e com reações mais lentas, o ideal é procurar serviços médicos. A orientação para prevenir mal-estares e doenças é sempre estimular a ingestão de líquidos e uma alimentação equilibrada com frutas e verduras.

Crianças com dieta inadequada podem carecer de suplementos alimentares, por isso é indicado sempre consultar o médico pediatra.

Sobre Redoxitos®
Redoxitos®, vitamina C em formato de gominha, possui a quantidade diária adequada do nutriente para crianças a partir de 4 anos. Com formato inovador, o suplemento possui apresentações nos sabores laranja, frutas tropicais, morango e uva, o que facilita a aceitação das crianças. Contém os corantes naturais carmim, nos sabores laranja, morango e uva, e cúrcuma, no sabor frutas tropicais. Disponível nas embalagens de 25 e 100 unidades – esta somente no sabor laranja –, Redoxitos® auxilia os pais na tarefa diária de cuidados com seus filhos: basta uma gominha por dia para complementar as necessidades do nutriente. Cada gominha contém 30 mg de vitamina C.


Preço médio sugerido ao consumidor: R$ 13 (25 unidades) e R$ 46 (100 unidades).

Bayer: Se é Bayer, é bom (Science For a Better Life)

A Bayer é uma organização global com competências centrais focadas em Ciências da Vida nas áreas de saúde e agricultura. Os produtos e serviços da empresa são projetados para beneficiar a população e melhorar sua qualidade de vida. Ao mesmo tempo, o Grupo tem como objetivo criar valor através da inovação e do crescimento. A Bayer está comprometida com os princípios do desenvolvimento sustentável e com sua responsabilidade ética e social como uma empresa consciente. Em 2014, o Grupo empregou 119 mil pessoas e teve um faturamento de 42,2 bilhões de euros. As despesas de capital chegaram a 2,5 bilhões de euros, e os investimentos em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) totalizaram 3,6 bilhões de euros. Estes valores incluem dados do negócio de polímeros de alta tecnologia, que será lançado no mercado de ações como Covestro em meados de 2016. Para mais informações, acesse www.bayer.com.br.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários