async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Dicas de segurança para as brincadeiras nas férias de verão - Ariane Baldassin


Dicas de segurança para as brincadeiras nas férias de verão


Não, eu não sou uma neurótica com as minhas filhas. Deixo a Lara brincar ao ar livre e incentivo a exploração através de desafios e novas brincadeiras. Afinal, querendo ou não, criamos o filho para o mundo e por isso nada melhor do que deixá-los preparados não é mesmo mamães?


Aquele arranhão no joelho, um cotovelo ralado e outras pequenas ocorrência comuns para as crianças fazem parte do seu dia a dia e são fatos essenciais para seu crescimento emocional e aprendizado intelectual, sem falar no desenvolvimento da parte motora da criança. Porém, mais importante que os cuidados nos casos de incidentes, é instruir as crianças para que elas brinquem em segurança e com liberdade para que este desenvolvimento aconteça.

Como um aliado das mães em todas as horas, Nebacetin® reuniu algumas dicas da Organização Não Governamental Criança Segura para ajudar nos cuidados com os pequenos nestas férias de verão.

Na Rua
Brincar na rua é uma delícia! Fazer amigos e aprender novas brincadeiras são algumas das experiências mais ricas da infância e para que este momento não seja fonte de problemas, ensine seu filho a respeitar os sinais de trânsito, atravessar a rua na faixa de pedestres e olhando para os dois lados. Outro ponto de atenção são as entradas de garagens, quintais sem muro ou estacionamentos, que não são seguros para brincadeiras.

Nas Áreas de Lazer
Para quem vive nas grandes cidades, brincar na rua é quase impossível. A solução é procurar áreas de lazer nos prédios e condomínio, o que não significa que as crianças precisem de menos supervisão. Escadas, sacadas e lajes não são lugares para brincar, evite! No parquinho é importante verificar se os equipamentos são apropriados à idade da criança e também se estão livres de perigos como ferrugem, pregos expostos e superfícies instáveis. Atenção também para o piso, que deve absorver o impacto e ser de grama, emborrachado ou areia.

Algumas regrinhas devem ser ensinadas previamente: não empurrar, nem se amontoar; empinar pipa só em lugares abertos, longe de fios elétricos e trânsito; usar capacete quando estiver de bicicleta, skate ou patins; cuidado com as plantas, pois elas podem ser venenosas, causando intoxicação nos pequenos.

Na piscina
Um dos lugares preferidos das crianças nesta época do ano, a piscina requer muitos cuidados e supervisão em todo tempo da brincadeira. É recomendado que o equipamento seja cercado para evitar acidentes mesmo fora de uso. Boias e outros brinquedos infláveis passam uma falsa sensação de segurança. O ideal é que a criança use sempre um colete salva-vidas em embarcações ou na prática de esportes aquáticos. Ensine a criança a não brincar de empurrar, dar “caldo” dentro d'água ou simular que está se afogando.

Em Casa
Apesar da aparente segurança, nossas casas estão cheias de pequenos atrativos que podem causar problemas para as crianças. Escolha sempre brinquedos adequados para a idade de seu filho e que sejam certificados pelo Inmetro. Cuidado com as pequenas coisas deixadas pelo chão: botões, bolas de gude, moedas e tachinhas podem ocasionar pequenas quedas e outros incidentes.
Redes de segurança nas janelas e sacadas também são uma ótima pedida para quem mora em prédio ou casa com mais de um andar. Escadas também são locais de atenção e o uso de portões de segurança é recomendado para crianças pequenas. As tomadas também merecem atenção especial. Você pode usar tampas próprias, esparadrapo, fita isolante ou mesmo cobertas por móveis para proteger seu filho.
Mantenha a criança longe da cozinha e do fogão, principalmente durante o preparo das refeições. Atenção redobrada para produtos domésticos e medicamentos! Estes itens devem estar sempre bem guardados, fora do alcance das crianças.

Fonte: Criança Segura Brasil.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

3 comentários:

  1. Só quem é mãe sabe como fica o coração na hora das brincadeiras.Mas não podemos impedi-los,temos que ajudá-los né? as dicas são ótimas, vou aproveitá-las bastante com meus pequenos.bjs

    www.gleisecaires.blogspot.com.br
    www.esposasintercessoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post amiga, muito bom saber mais sobre as brincadeira dos baixinhos.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    ResponderExcluir
  3. Que graça!
    Realmente a segurança faz toda a diferença na hora da diversão dos pequenos.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários