async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Arroz e feijão: a combinação perfeita para a alimentação saudável das crianças - Ariane Baldassin


Arroz e feijão: a combinação perfeita para a alimentação saudável das crianças



Paixão nacional, o arroz com feijão é combinação tradicional da culinária brasileira e, além de saboroso, é ingrediente principal para o bom funcionamento do organismo. Esses dois alimentos oferecem vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde e são fundamentais para o desenvolvimento infantil.

“O arroz funciona como combustível para o organismo, pois além do amido presente nos grãos, possui a vitamina B1, que ajuda na conversão desse carboidrato em energia para as atividades diárias”, destaca Beatriz Botéquio, nutricionista da Equilibrium e consultora da Camil Alimentos.

Já o feijão é rico em ferro, mineral essencial para o transporte de oxigênio no sangue, sendo parte da composição da hemoglobina, a proteína encarregada dessa função. “O feijão também é fonte de potássio e fósforo, minerais que auxiliam na contração dos músculos, e de lisina, aminoácido que o organismo não produz, mas que é fundamental para formação do colágeno, proteína que tem como função dar sustentação aos tecidos do organismo”, explica a nutricionista.

Não há dúvidas de que a combinação arroz e feijão não pode faltar na alimentação infantil. Porém, as mudanças socioeconômicas e culturais vêm contribuindo para mudanças na alimentação diária dos brasileiros que nem sempre trazem benefícios para a saúde. Na análise da última POF (Pesquisa do Orçamento Familiar) o consumo domiciliar per capita do arroz caiu em 40,5 % e o de feijão 26,4 %, nos últimos anos. Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que afirma que 32,3% das crianças brasileiras com menos de 2 anos tomam refrigerante e suco de caixinha e que 60,2% consomem bolacha recheada, biscoitos e bolos prontos.

Outro fator que merece destaque, também divulgado pelo ministério da saúde, é que aproximadamente 21% das crianças brasileiras sofrem com a anemia, causada pela deficiência de ferro, principalmente, e de outros nutrientes, como a vitamina B12 e o ácido fólico. As crianças são o principal grupo de risco dessa condição, uma vez que consomem pouco ferro de origem animal (do tipo heme, mais facilmente aproveitado pelo corpo), além de muitos alimentos inibidores da absorção deste mineral (como o leite) e poucos alimentos promotores, como frutas, legumes e vegetais, ricos em vitaminas C.

“A maior parte do ferro ingerido na dieta é de origem vegetal, principalmente das leguminosas. Desta forma precisamos da ajuda de outros nutrientes, como a vitamina C, para potencializar a absorção deste mineral essencial para o nosso metabolismo. Em uma refeição com feijão, se adicionarmos apenas 50mg de vitamina C, o equivalente a uma laranja ou um limão, a eficiência da absorção praticamente dobra! Portanto tomar um copo de suco de laranja, ou consumir junto com o arroz, feijão e bife alimentos como brócolis, espinafre e rúcula é uma boa estratégia para melhorar a absorção do ferro e fornecer outros nutrientes essenciais” explica Beatriz.

Por isso, a Camil, que está presente no prato dos brasileiros há mais de 50 anos, faz questão de valorizar o arroz com feijão, combinação tão especial, saborosa e nutritiva. Para deixar o prato dos pequenos ainda mais atrativo, a chef Ivy Oliveria, da Cozinha Experimental Camil, preparou duas sugestões de graciosos pratos com arroz e feijão, que além, de sabor e nutrientes, também trazem diversão para o prato infantil.

“Trazer para a alimentação das crianças um ar lúdico pode estimular o contato com ingredientes importantes para a nutrição infantil. A apresentação do prato pode ser uma poderosa aliada para inserir no cardápio diário alimentos diversos e transformar a hora de comer em um momento muito mais prazeroso” destaca a chef Ivy Oliveira.

Para garantir mais sabor e nutrição e também estimular o paladar infantil, a chef sugere acrescentar legumes picados ao feijão. “Adicionar beterraba ou cenoura em cubinhos no feijão é uma maneira saborosa de inserir mais vegetais no cardápio infantil” explica a chef Ivy.

Confira abaixo a receita de feijão da Cozinha Experimental Camil:


Ingredientes:
1 xícara (chá) de Feijão Carioca CAMIL

1 folha de louro
1 e meio litro de água
2 colheres (sopa) de óleo
1 cebola média picada
2 dentes de alho amassados
sal a gosto

Modo de Preparo:
- Na véspera, coloque em uma tigela o Feijão CAMIL e cubra com água.



- Escorra a água, coloque feijão em uma panela de pressão, junte o louro e a água. Cozinhe por 15 minutos contados a partir do início da pressão.


- Retire do fogo, aguarde sair a pressão e verifique o cozimento do feijão. Em uma frigideira ou panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho. Junte no refogado meia concha de feijão com caldo e amasse levemente. Junte este refogado ao restante do feijão. Tempere com sal. Continue o cozimento em fogo brando, panela destampada, até o caldo começar a engrossar.

Rendimento: 4 a 5 porções

Tempo de preparo antecipado: 6 horas
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos.

Sobre a Camil Alimentos:
Uma das maiores empresas de alimentos da América Latina, a Camil iniciou sua trajetória no mercado nacional em 1963. Atualmente, conta com portfólio de marcas top of mind em seus segmentos no Brasil e em outros quatro países da América do Sul. São elas: Camil, Coqueiro, União (Brasil), Saman (Uruguai), Tucapel (Chile), Costeño (Peru) e La Loma (Argentina). Com uma equipe de aproximadamente 6.500 colaboradores nos países em que atua, o grupo conta com 34 unidades e exporta para mais de 50 países.


Bom apetite!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

4 comentários:

  1. Hmm que delícia Nane!
    Aqui em casa não pode faltar o arroz com feijão, é uma comida simples e muito saborosa, né? Essa receita abriu meu apetite rsrs

    Bjo
    Nessa Luzardo
    www.espacosemprebella.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Meus filhotes até que adoram feijão eheh beijinhos gostei bastante do post!

    http://fashionprincess23.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post! Adorei o seu blog, estou seguindo <3
    Beijos

    http://vacasmagras.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post amiga.
    Parabéns pela sua bebezona que Deus abençoe.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários