async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> EspecialSaúde: Por que usar o fio dental - Ariane Baldassin


EspecialSaúde: Por que usar o fio dental


Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 53% dos brasileiros utilizam escova de dente, gel ou creme dental e fio dental no momento da higiene bucal. O hábito é maior entre as mulheres, os que têm maior escolaridade e os que estão na faixa etária de 30 a 39 anos. Em cada 6 brasileiros, somente 1 faz uso diário do fio dental.

Quando uma pessoa não faz uso do fio dental, deixa de limpar 35% dos dentes, exatamente onde a escova não alcança. O uso do item auxilia na remoção de alimentos, assim como da placa bacteriana. “Enquanto o recomendado é escovar os dentes três vezes ao dia, após as principais refeições, o fio pode ser utilizado apenas uma vez, especialmente antes de dormir, para uma higiene bucal completa. Então não há desculpa, como a falta de tempo, para não usá-lo”, informa o dentista Wilson Trevisan Júnior.

Quando não é removida, a placa bacteriana pode se transformar em tártaro ou mesmo favorecer o aparecimento de cáries e doenças bucais, como gengivite e periodontite. Além disso, a má higiene bucal também pode desencadear outros tipos de problemas de saúde no organismo, como, por exemplo, a endocardite bacteriana, grave infecção das válvulas cardíacas, além de doenças sistêmicas, como pneumonia, obesidade e diabetes.

Não importa se os dentes são muito juntos ou mais separados, no mercado existem diversas opções de fio dental, atendendo aos mais variados perfis de arcadas dentárias dos consumidores. “Embora existam fios dos mais variados tipos de material, textura e até mesmo sabor, o melhor produto é aquele que desliza e limpa bem entre os dentes sem desfiar”, afirma Trevisan. Caso a pessoa fique em dúvida na hora de escolher o tipo mais apropriado, deve consultar um dentista e pedir orientação. O profissional também pode orientar quanto à correta utilização, uma vez que o uso incorreto pode causar danos à gengiva, machucando-a.

Algumas pessoas podem ter sangramento na gengiva ao utilizar o fio dental. Se isto não acontecer pelo uso incorreto e/ ou excesso de força é preciso ficar atento em alguns fatores. Uma das causas pode ser o acúmulo de resíduos alimentares nas gengivas e entre os dentes, uma vez que podem provocar inflamações e leve sangramento quando o fio dental é utilizado, e, com a retirada destes restos no dia a dia, o desconforto vai amenizando. Porém, se o sangramento for intenso ou durar por muito tempo, pode ser o indicativo de alguma doença na gengiva, que deve ser analisada por um dentista, a fim de encontrar solução para o problema. “Em qualquer uma destas condições, é importante continuar a utilizar o fio dental para não agravar a situação”, alerta Trevisan.

Pessoas com mais propensão às doenças gengivais – por conta da quantidade e qualidade da saliva - como gestantes, lactantes, idosos e as que fazem quimioterapia, por exemplo, devem utilizar o fio dental com mais frequência para manterem uma boa saúde bucal. “O fio dental não é só mais um item, ele é um aliado tanto na limpeza, quanto no controle de doenças, um importante coadjuvante na higiene e saúde bucais”, finaliza o especialista.

Sobre a Dentalclean
Empresa 100% nacional, fabricante de produtos de Higiene bucal, está presente há 20 anos no mercado. Com fábrica localizada em Londrina, atende linhas de escovas dentais, fio dental, antissépticos bucais e complementos, como protetores de cerdas e limpadores de língua, além da linha profissional.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

6 comentários:

  1. Que interessante! Ótimas informações.
    Bjs
    www.esposasintercessoras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pos super útil amiga, adorei

    Blog: http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br

    Fan page : https://www.facebook.com/blogmeubaudeestrelas

    ResponderExcluir
  3. Olá Ariane!!
    Eu sou meio neurótica com os dentes, sempre que como alguma coisa já corro pra fazer a escovação!
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  4. Muito bom...
    Eu usava em todas escovações, não precisa né. rs


    Bjim ...
    blog Usei Hoje

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários