Faber-Castell realiza Prêmio Internacional de Desenho em parceria com Neues Museum Nuremberg


Em julho de 2015, a Faber-Castell realiza pela segunda vez o Prêmio Internacional de Desenho no Museu Neues em Nuremberg. Promovido a cada três anos, o evento foi criado pelo Museu Neues e a Faber-Castell em 2012, e é concedido a um artista internacional com idade até 40 anos que trabalha na área do desenho e cuja prática inovadora demonstra um potencial excepcional para o desenvolvimento futuro.

O prêmio inclui uma recompensa em dinheiro no valor de 15 mil euros. Na primeira etapa do processo de seleção, cada um dos cinco membros de uma comissão internacional de especialistas indica um artista excepcional, cujo trabalho também pode se estender por vários outros campos. A ampla gama de abordagens contemporâneas ao desenho serve para ilustrar a autonomia e continuidade da relevância desta área.

Os cinco artistas indicados irão participar de uma exposição coletiva no Neues Museum, em Nuremberg, no dia 15 de junho de 2015. Antes da abertura oficial da exposição, um segundo júri internacional de especialistas irá escolher o vencedor do prêmio entre os cinco finalistas, e a cerimônia de premiação acontece um dia após a abertura oficial da expo, no dia 16 de julho.

Cinco especialistas de renome internacional foram convidados a indicar os cinco artistas que concorrerão ao Prêmio Internacional de Desenho Faber-Castell 2015. Entre os membros da comissão julgadora, estão: Marion Ackermann, diretor da Stiftung Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen (Düsseldorf); Daniel Birnbaum, diretor do Museu de Arte Moderna de Estocolmo; Karola Kraus, diretor da galeria de arte austríaca Mumok (Vienna); Hans Ulrich Obrist, curador da Serpentine Gallery (Londres) e Dirk Snauwaert, diretor do centro de arte contemporânea Wiels (Bruxelas).

Os cinco artistas que concorrem ao prêmio são: Ed Atkins (Londres), Anastasia Ax (Atenas/ Estocolmo), Ulla von Brandenburg (Paris), Aleksandra Chaushova (Bruxelas) e Julia Haller (Vienna).

O Prêmio Internacional de Desenho Faber-Castell foi apresentado pela primeira vez em 2012, e a vencedora foi a artista americana Trisha Donnelly, cuja prática é caracterizada por uma manipulação sutil do meio do desenho e da integração de outras técnicas artísticas. O trabalho de Trisha Donnelly foi exibido no Museu Neues em Nuremberg no verão de 2012, juntamente com a de seus colegas nomeados: Sevda Chkoutova (Bulgária / Áustria), Sabine Moritz (Alemanha), Paulina Olowska (Polônia) e Jorinde Voigt (Alemanha).

A Faber-Castell, fabricante de instrumentos de escrita na indústria mundial, tem participado ativamente no apoio à arte contemporânea por décadas. Em 1980, em parceria com a cidade de Nuremberg, a empresa criou uma bolsa de estudos chamada “Nuremberg Drawing Scholarship”. O programa ficou conhecido como "Stadtzeichner" (desenhista / mulher da cidade de Nuremberg) e foi realizado de 1980 a 1993, período durante o qual foi premiado 13 vezes e conquistou uma posição respeitada internacionalmente entre bolsas de estudos para jovens artistas na Alemanha.

O forte interesse pessoal do Conde Anton-Wolfgang de Faber-Castell (atual CEO da companhia alemã) pela arte contemporânea também o motivou a iniciar uma coleção própria de arte corporativa, e como presidente da Faber-Castell AG, ele fundou a Faber-Castell Academy em 1995, que oferece aos indivíduos talentosos criativamente a possibilidade de promoverem a sua educação ou estudar para qualificações acadêmicas nesta área.

Melitta Kliege, o curador da exposição no Museu Neues em Nuremberg, afirma: "O lançamento desta parceria entre o Neues Museum e a Faber-Castell em 2012 criou uma nova iniciativa empolgante para a promoção e exposição de arte contemporânea internacionalmente aclamada. A primeira edição do prêmio e a escolha da primeira vencedora em 2012 estabeleceram padrões altíssimos para a seleção deste ano, que serão rigorosamente aplicados em 2015".

Para o Conde Anton Wolfgang de Faber-Castell, CEO da companhia alemã, "A Faber-Castell tem uma longa tradição de apoio às artes visuais, particularmente no campo do desenho. Como existem pouquíssimos prêmios internacionais para desenho, nós esperamos que o Prêmio Internacional de Desenho Faber-Castell contribua significativamente para a valorização deste meio e para a promoção e reconhecimento de jovens artistas talentosos".

A exposição que reúne o trabalho dos artistas indicados no Neues Museum em Nuremberg será realizada entre 17 de julho e 11 de outubro de 2015. Os nomes dos cinco artistas indicados pela comissão julgadora serão anunciados no final de 2014 e início de 2015.


Sobre a Faber-Castell
Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira plantada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. Com mais de 69 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfolio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita. Seu projeto de plantio  e seus EcoLápis são certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council). Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010.

Em 2012 a  Faber-Castell estabeleceu uma parceria com a TerraCycle e lançou um programa de coleta que permite a transformação de instrumentos de escrita em matéria prima reciclada que substitui o material virgem que seria utilizado e evita o descarte de resíduos no meio ambiente. O consumidor pode ajudar se inscrevendo no Programa de Coleta e na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell gratuitamente, por meio do site (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html). 

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

5 comentários:

  1. sempre foi e continua sendo o meu preferido =D #fabercastell

    ResponderExcluir
  2. SE PUDER OLHE O MEU ,E SE GOSTAR DE ALGO ,
    ✦ ✧COMENTA LÁ ! VLW !✦ ✧
    ~~~~ JÁ SEGUINDO ~~~~
    http://mestrelato.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que bacana, não sabia que a Faber realizava esse prêmio. Não conheço nenhum dos participantes, mas também não sou da área. Adorei a iniciativa deles!

    gabigoulart.com

    ResponderExcluir
  4. Grandeeee Faber Castel!
    Gostei de saber que mais marcas tem se preocupado mais o meio ambiente também
    continue se dedicando assim com o blog, por que ele está demais!
    :D

    um beijo
    sofiapiassi.com

    ResponderExcluir
  5. tudo de bom e temos que fazer essa informação rodar o máximo possível por ai, quem sabe um brasileiro poderá estar participando num próximo evento? seria motivo de orgulho para nós! Parabéns para a Faber Castel.
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Google+ Followers

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários