async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> Pesquisa inédita aponta mais um efeito benéfico da amamentação: aumento da inteligência - Ariane Baldassin


Pesquisa inédita aponta mais um efeito benéfico da amamentação: aumento da inteligência


Um estudo brasileiro publicado ontem pela revista britânica The Lancet, uma das publicações cientificas mais importantes do mundo, revela mais um benefício da amamentação: aumento na inteligência na fase adulta. Pesquisadores da Universidade de Pelotas (RS) acompanharam 3,5 mil recém-nascidos durante mais 30 anos. Segundo a publicação, uma criança amamentada por pelo menos um ano obteve, aos trinta anos, quatro pontos a mais de QI e acréscimo de R$ 349 na renda média.

Outra questão inédita do estudo é mostrar que, no Brasil, os níveis de amamentação estão distribuídos de forma homogênea entre diferentes classes sociais, não sendo mais frequente entre mulheres com maior renda e escolaridade. 

E, para ajudar a mulher a esclarecer várias dúvidas sobre amamentação e, assim, se sentir mais segura para oferecer esse bem tão precioso para o seu bebê por um período superior a 12 meses, o especialista em ginecologia e obstetrícia pelo Hospital das Clínicas de Medicina da USP, Achilles Cruz, responde alguns mitos e verdades mais frequentes. 

1. Amamentar é um método anticoncepcional 100% eficaz
Mito. Algumas mulheres podem voltar a ovular mesmo no período da amamentação quando o ciclo menstrual está bloqueado devido à supressão dos hormônios. O ideal é que ela já comece a adotar algum tipo de método contraceptivo a partir da sexta semana após o parto. Logo no primeiro retorno ao ginecologista, o ideal é que a mãe converse sobre o método mais adequado para evitar uma nova gravidez em pouco tempo. Ele irá orientá-la sobre o uso de camisinha, DIU, implantes ou até mesmo as pílulas de progestagênio, que são as mais indicadas para esse período. 

2. A mulher que está amamentando pode tomar qualquer tipo de pílula.
Mito. Neste período, as pílulas mais indicadas são as de progestagênio, hormônio que inibe a ovulação. Livre de estrogênio, este princípio ativo não interfere na qualidade ou no volume do leite, não havendo interferência na alimentação do bebê. 

3. Engravidar enquanto está amamentando é benéfico
Mito. Não existe um intervalo estabelecido entre uma gravidez e outra, porém, é aconselhável que a mulher não engravide enquanto estiver amamentando, porque a sobrecarga da amamentação somada a uma nova gestação pode comprometer a saúde da mãe. 

4. A alimentação da mãe influencia o leite
Verdade. Tudo o que a mãe come acaba passando para o leite materno. Por isso, é importante que a mulher faça uma dieta variada e beba bastante líquido nesse período. O consumo de bebidas alcoólicas ou cigarros é contraindicado. Medicamentos, por exemplo, só devem ser tomados com orientação médica. 

5. Estresse influencia a produção de leite
Verdade. Quando a mulher está muito cansada ou ansiosa, a produção do hormônio ocitocina, que é o responsável pela vasão do leite, é bloqueada. O leite não seca quando se está estressada, mas a sua descida pode ficar prejudicada.

6. Amamentar faz bem para a saúde da mãe e do bebê
Verdade. Os bebês alimentados exclusivamente por leite materno até os seis meses de idade ficam mais protegidos contra inflamações, otites e diarreias. Segundo o Ministério da Saúde, as chances de a mãe desenvolver câncer de mama diminuem em 5% a cada 12 meses de aleitamento.


Veja estudo completo no link:



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

15 comentários:

  1. A amamentação é muito importante mesmo, e feliz das mães que podem amamentar seu filhos!!
    Beijos

    www.umaboamae.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post ... amamentar é maravilhoso, eu gostaria de ter amamentado por muito tempo, mais aqui o meu filho por escolha própria quis largar o peito e só consegui até os dois meses, depois continuei dando o leite materno porém na mamadeira pois ele não queria mais o peito, era só colocar ele no peito que parecia que estava beliscando ou dando choque de tanto que ele chorava, e como não queria fazer ele passar por estresses nenhum tirava do peito e dava na mamadeira ai com tempo fui completando com as fórmulas pois já não saia muito leite

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que coisa amiga. O duro é que o organismo não produz a mesma quantidade de leite quando a gente tira com bombinha né?

      Excluir
  3. é muito bom isso, a amamentação é muito importante para o bebê, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a amamentar aqui as meninas mamaram até mais de dois anos, adorei o post parabéns!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas, amamentei até os 9 meses do meu filho, até ele não querer mais, foi uma luta pois tive sérios problemas nos seios mas com força de vontade consegui e ele é mto inteligente mesmo e saudável , graças a Deus! bjs

    ResponderExcluir
  6. Uma vez eu fiquei tão estressada que não saia leite
    pra dá de mamar a minha baby
    fiquei tão nervosa,
    ótimo esclarecimentos
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos são os fatores que podem fazer o leite secar né amiga?

      Excluir
  7. A amamentação é super importante para o bebê e também para a mãe. Adorei o post. Beijos

    ResponderExcluir
  8. A amamentação é super importante..
    Por aqui só consegui amamentar 15 dias!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários