Reaproveite materiais escolares de forma consciente


Começo do ano ... é hora de preparar tudo para a volta às aulas dos pequenos. Mas você já pensou em reaproveitar os itens que seu filho usou no ano anterior? Essa pode ser uma alternativa não apenas econômica, financeiramente falando, mas também uma alternativa sustentável ao meio ambiente.

Confira no post de hoje algumas dicas da empresa Mercur, para repensar as práticas cotidianas e adotar práticas sustentáveis desde cedo.


Cadernos com capas lisas
Você já viu que cadernos com capas de cores lisas custam muito menos do que cadernos de marcas ou personagens? O que você acha de fazer o seu caderno para este ano escolar? Você pode personalizar seus cadernos com fotos, recortes de revista e desenhos (colados na capa), ou, ainda, encapando-os com tecido e cola. Com certeza seus cadernos serão modelos únicos.

Canetas, lápis de cor e demais materiais de desenho e/ou escrita
Tudo o que restou em seu estojo do ano passado pode ser testado, limpo e reaproveitado no ano seguinte. Esta limpeza pode ser realizada com álcool e uma flanela. Você pode lavar seus estojos e completá-los com o que estiver faltando. Utilizar os materiais até o final da vida útil é uma excelente forma de ser sustentável. 

Canetas hidrográficas secas?
Você pode desmontar a caneta, retirar o refil/carga de dentro dela e deixar de molho na água, separando, se assim desejar, cada cor em um pote diferente. Se quiser guardar a tinta, escolha um pote com tampa e a deixe de molho por algumas horas. Você terá uma tinta muito semelhante a aquarela. Utilize com pincel. 

Pastas
Pastas já utilizadas que estão com um aspecto mais gasto, podem ser revigoradas com a colagem de adesivos de sua preferência e serem utilizadas por mais tempo.

Mochila e estojos
Você pode comprar desenhos e bordados e aplicá-los em sua mochila ou estojo. Existem muitas opções para aplicar em diferentes tipos de superfície. Essa é uma forma interessante de dar uma cara nova a antigos materiais. O mesmo pode ser feito utilizando botons para agregar o sentido que você desejar a seu estojo ou mochila.

Novo caderno
Folhas limpas de cadernos do ano que passou, podem ser unidas às de outros cadernos e transformadas em uma nova encadernação.

Agendas antigas
As agendas podem ser reutilizadas como blocos de rascunho, pois sempre ficam páginas em branco que podem, dessa forma, ser reaproveitadas.

Giz de cera com cara de novo
Existem muitas técnicas que ensinam a reaproveitar pedaços muito pequenos de giz de cera. Basta separá-los por cores, colocar os pedaços de giz em formas de silicone ou de metal e levar ao forno. O tempo de derretimento depende muito do tamanho dos pedaços de giz. Geralmente, entre 3 e 7 minutos é suficiente.Quando o giz estiver totalmente derretido, retire do forno e aguarde esfriar. Pronto, você terá novos giz de cera com formatos inusitados e feitos por você.

Cuidado com os materiais escolares
Não custa lembrar que cuidar dos materiais ao longo do ano, evitando que caiam no chão, ou deixá-los largados em qualquer lugar, pode ajudar a mantê-los em ordem e sem danos. Isto é uma forma de evitarmos a compra de novos materiais. Ser um consumidor consciente não reflete apenas no nosso bolso, reflete em todo o mundo que nos cerca!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

5 comentários:

  1. comecei no ano passado, guria deu uma bela economia!! chega dessa coisa de comprar tudo outra vez, tendo muita coisa em casa, que pode ser usada ainda... por anos despachei lápis de cor, giz de cera, tubos de cola, lápis preto, borracha.. tudo pela metade e comprava novos.. Agora até o Ali está nessa de economia e reaproveitamento! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho a ideia super válida, ainda mais em tempos de crise né?

      Excluir
  2. Ótimas dicas Ariane!
    Em casa sempre procuramos aproveitar bem o que sobra de um ano para o outro.

    Passei rapidinho por aqui, pq esse ano a faculdade ta bem apertada. Sempre que tiver um tempinho, venho ver as novidades :)
    beijinhos ;*
    http://noostillo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que vou amiga. Você é sempre uma querida ;)

      Excluir
  3. Dicas maravilhosas amei, tenha uma semana maravilhosa, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!



Instagram

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários