Cinco dicas para que você se torne um influenciador na web


Há dez anos, a palavra "influenciador" nos trazia uma imagem mental muito diferente do que ela remete hoje em dia. No mundo das redes sociais, os influenciadores são uma categoria especial de usuários de internet. Dentro de nichos e áreas segmentadas, são eles quem ditam tendências, indicam conteúdos e produtos e fazem a cabeça das pessoas sobre determinados assuntos. Se você acha que as alpargatas estão cada vez mais na moda, isso é porque alguns trendsetters investiram na divulgação da peça internet a fora. O restaurante do centro da cidade vive cheio? Tenha certeza que blogueiros de gastronomia estão por trás disso.

Você também pode não ter percebido, mas hoje em dia já não é necessário falar aos quatro ventos para mandar sua mensagem: com um nicho escolhido, é possível ter uma comunicação efetiva e que gera resultados bastante satisfatórios. Quer se tornar um influenciador também? O DeeMe, aplicativo que funciona como um misto de Instagram, Snapchat e WhatsApp, preparou uma lista para te ajudar a chegar a este patamar. É necessário que você siga alguns passos fundamentais:


Esteja sempre conectado
Seja você um super fã de algo e/ou alguém, porta-voz de uma marca ou consumidor leal de algum produto, é necessário que você esteja sempre super conectado com seu público. Quando se está trabalhando em um nicho, as pessoas interessadas por esse determinado assunto/pessoa estão sempre de antenas, ligadas para qualquer novidade que possa ser revelada, então é imprescindível que você esteja à frente de todas as discussões.

Ferramentas como o Google Alerts ou outros apps de menções são úteis para que você fique sempre por dentro quando o seu objeto de discussão for mencionado em sites, blogs, fóruns ou na internet em geral. Não fique sabendo do bafão por último!

Transforme assuntos não tão legais em tópicos super interessantes
Você sabe por que as pessoas vivem assistindo os vídeos da Jout Jout ou mesmo lendo o Twitter do Felipe Neto? É porque eles sabem trabalhar o assunto sob o qual eles se debruçam. Já estamos em 2016, caminhando para 2017, então é difícil encontrar algum tópico que ainda não tenha sido debatido. Ninguém está procurando ineditismo quando acessa conteúdo de youtubers/blogueiros e/ou influenciadores.

O que conta aqui é ter uma abordagem criativa e cativar seu público utilizando ferramentas e estilo de comunicação que diferencie seu material de todo o resto, mesmo que você esteja falando das mesmas coisas que o resto do mundo. Seja interessante e dê uma nova cara à lenga lenga de sempre.

Crie muito conteúdo
Não adianta nada você postar apenas duas vezes a cada mês, consistência e constância são duas chaves para fidelizar o público. Os maiores influenciadores da internet sempre têm novos materiais sendo publicados todas as semanas. É importante também falar de assuntos que estão em alta na internet, e isso é outro truque: se todo mundo está falando sobre isso, ao se deparar com seu conteúdo personalizado sobre o assunto, as pessoas vão compartilhá-lo, ainda mais se você for capaz de fazê-lo ressoar com os pensamentos dos internautas.

Criar uma grande quantidade de conteúdo sem ter muito a dizer não é efetivo. Certifique-se que seu conteúdo apresente um novo ângulo do assunto, algo que ainda não foi explorado por ninguém, talvez com uma edição caprichada, uma pesquisa original sobre o tema, enfim, algo que destaque o que você tenha a dizer.

Fazer parcerias também pode te ajudar a ampliar o escopo trabalhado, além de garantir um dinamismo no vídeo/texto apresentado.

Saiba com quem você está falando
A maneira de se comunicar com uma criança não é a mesma com um adolescente, que também não é a mesma com um adulto. Conhecer o seu público pode ser meio caminho andado para o sucesso. Isso irá garantir que você consiga se comunicar de maneira efetiva com quem quer atingir e também te permite escolher melhor os assuntos que vai trabalhar, todos com foco no que os seus leitores querem conferir.

Ficar de olho nos termos pesquisados pelos seus leitores para saber quais são os tópicos de interesse deles (além do que normalmente está em alta na internet) te ajuda a pensar em novos temas para trabalhar, aumentando o seu público.

O importante é ficar sempre atento ao que o seu público está buscando.

Crie confiança
As pessoas não seguem os influenciadores de internet simplesmente porque eles não têm nada melhor para fazer, e sim porque elas confiam nesses indivíduos. Influenciadores ditam tendências e isso acontece porque as pessoas seguem os conselhos e dicas que eles dão porque elas acham que os blogueiros/youtubers têm uma opinião sensata sobre as coisas que eles falam.

Você pode levar anos para construir essa confiança com os internautas que acessam o seu conteúdo, mas esse laço é precioso e muito fácil de ser quebrado, por isso todo cuidado é pouco em relação ao conteúdo que você publica.

Invista no relacionamento com seu público, ele vale ouro!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!



Instagram

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários