Como guardar os diferentes tipos de roupa de inverno


Com o inverno chegando ao fim e os primeiros dias de primavera já batendo à porta, é hora de abrir espaço no guarda-roupa para a estação que se aproxima, certo? Mas não basta apenas guardar os casacos e cobertas de qualquer jeito no armário. 

As roupas de frio costumam representar um bom investimento, e se elas são armazenadas sem uma higienização adequada podem virar um prato cheio para as traças e o mofo. Por isso é importante guardá-las bem limpas e secas. 

Mas enquanto algumas peças pedem lavagem à máquina e o uso de alvejante, outras devem ser lavadas à mão ou a seco. Veja qual é a melhor maneira de limpar e guardar os diferentes tipos de roupa de inverno: 

Roupas de lã e de malha
As blusas de lã, cachemira ou tricô, bem como as malhas e os suéteres, requerem alguns cuidados especiais antes de serem guardados no armário. Eles devem ser lavados a seco ou à mão para que não alarguem. Nunca lave-os na máquina, pois isso pode danificar os fios e deixar as suas peças todas deformadas!


Portanto, se você for lavar as suas roupas de lã em casa, o mais indicado é usar sabão neutro e evitar esfregá-las muito. Basta dar leves apertadinhas com as mãos. Na hora de usar amaciante, não deixe as roupas de molho por mais de 5 minutos. Depois, torça-as delicadamente e coloque-as para secar à sombra e na horizontal.

Somente quando as peças estiverem bem secas é que elas estão prontas para voltar para o armário. Mas atenção, nada de pendurar blusas de lã ou de malha! Elas devem ser dobradas para não deformarem. A melhor maneira de fazer isso é seguindo as linhas de costura da peça. Por fim, guarde-as num saco de TNT. 

Sobretudos e casacos pesados
Para sobretudos, capas e casacos pesados o mais recomendado é a lavagem a seco. No entanto, caso eles não estejam muito sujos, e você queira economizar essa despesa, também é possível passar um pano umedecido com um pouco de vinagre branco para remover eventuais sujeiras. 


Na hora de guardar os seu casacos de inverno, pendure-os em um local com boa ventilação e utilize cabides fortes e resistentes, para evitar que eles deformem com o seu próprio peso, já que provavelmente ficarão um bom tempo no armário. 

Edredons e cobertores
Como costumam ser volumosos, a melhor maneira de acomodar os edredons e cobertas de frio é em embalagens a vácuo, assim eles não ocupam muito espaço. Porém, eles precisam estar bem limpos para evitar a proliferação de ácaros e bolor. O mais prático é levá-los na lavanderia, mas alguns modelos também podem ser limpos em casa.



Se eles puderem ser lavados à máquina, a primeira providência é verificar se a sua máquina de lavar de fato comporta o peso da coberta – na dúvida é só consultar o manual do fabricante. Se sim, ótimo, basta seguir as recomendações da etiqueta da peça. Para edredons e cobertas de cor clara, vale adicionar o seu alvejante preferido ao ciclo de lavagem, para garantir a remoção daquelas manchas mais difíceis.

Gostou das dicas de como guardar as roupas de frio? Você conhece mais alguma forma de organizar o guarda-roupa de inverno? Então compartilhe abaixo


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

10 comentários:

  1. Dicas ótimas!
    Adorei *.*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Cá o inverno está a começas :( beijinho

    NOVO POST ❤️

    Vá, conta-me! | BLOG
    INSTAGRAM

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse post amiga.
    Já está chegando a hora de guardar as roupas de inverno mesmo e adorei as dicas.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas =] São todas ótimas!!
    Beijos
    felicidade-essencial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Dicas incrível...meu sonho é montar um closet e já tenho ele em mente...hehe Valeu pelas inspirações. beijos

    BLOG | FAN PAGE | INSTAGRAM | YOUTUBE | GOOGLE+

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas Nane!!

    Bjus, Bjus amore!

    Aline Laitarte - http://www.bomboneca.blogspot.com
    Canal: http://goo.gl/dhAJL5

    ResponderExcluir
  7. Ari, amei as dicas super válidas.
    bjkas lindona
    www.garotafucada.com.br

    ResponderExcluir
  8. ótimas dicas Nane.. sabe, meu guarda roupas é enorme, feito sob medida, então a gente nem guarda em local diferenciado as roupas, pois cabe tranquilo todas as estações do ano! bjs

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!



Instagram

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários