Meu bebê chora de sono!


foto divulgação: http://hypescience.com


Toda mãe sabe quando chega a hora do bebê dormir: os olhos ficam parados, as piscadas ficam pesadas e muitas vezes o bebê abre o "maior berreiro". Você está lá amamentando, ou segurando o bebê no colo, e quando ele está quase dormindo pronto: o choro começa. Eu já passei por isso várias vezes e já ouvi muitas pessoas me dizerem que o choro era manha da minha pequena Lara ou então mania dela de "choramingar" antes de dormir.

Confesso que fui ficando preocupada, pois toda mãe preza pela saúde e bem estar do seu bebê. Então, antes mesmo de ligar à médica, meu marido e eu fomos pequisar o assunto na internet. Após ler vários artigos e depoimentos, descobrimos que esses choros na verdade tem um motivo: sono! Não significa que o bebê não quer dormir e sim que ele quer dormir. Porém, como ele ainda é novo e não entende das coisas, não sabe que para isso basta deixar a cabeça no ombro da mamãe e fechar os olhinhos. Se você tem um pequeno em casa sabe que as vezes você fica um tempão "ninando" a criança e nada dela dormir mas que simplesmente do nada ela fecha os olhos e dorme profundamente.

Lendo sobre o assunto separei algumas dicas pra você que é mamãe ou que conhece alguma que passa pelo ritual do "berro" todos os dias:


Tente estabelecer uma rotina

Bebês acabam muitas vezes nos tirando da rotina. No entanto, é fundamental que toda mamãe estabeleça uma e faça o máximo possível para segui-la, seja na hora do sono, do banho ou da alimentação. 

O sono é super importante para o desenvolvimento do bebê, e quando ele é insuficiente a criança ela fica brava, irritada e chorona. Não importa se o bebê dorme pouco, pois ele tem o seu ritmo próprio, o importante é acomodá-lo bem em um ambiente calmo e tranquilo.

Ao escurecer já vá preparando seu pequeno para o sono da noite - preferivelmente para que ele dure a noite toda. Um banho morno ajuda a relaxar. Procure sempre vestir um pijama, para que aos poucos ele associe a hora do sono com uma roupa característica, simples e confortável.


Cante para o seu bebê

Ao fazer o seu bebê dormir procure sempre cantar algo em voz baixa, para que o pequeno escute você e se sinta mais protegido. Comprovadamente isso acalma o bebê. A melhor posição, na maioria das vezes, é na vertical pois os bebês hoje se irritam quando os deitamos. Se o seu bebê é agitado, experimente dar tapinhas leves em suas costas, ritmando com as batidas do coração. Pesquisas apontam que essa sistemática os faz lembrar da via uterina, em que ouviam o coração da mãe bater.


Tenha paciência

Essa última dica é a mais importante de todas, afinal nem sempre todas as demais vão funcionar. Se você se estressa ou fica triste, o seu bebê sente e pode ficar inseguro e ainda mais irritado. Muitas vezes a Lara chorou de um lado e eu de outro, e só parou quando o meu marido a pegou nos braços. Então, tente ficar tranquila e serena para que seu bebê se sinta seguro e protegido.

Nunca descarte uma dor ou um incômodo e em caso de dúvidas é sempre bom procurar o seu pediatra.


Espero que essas dicas seja úteis. Beijos!



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Google+ Followers

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários