Imagem divulgação: google
Baseado no texto da revista Flex nr. 07
O joanete é a denominação popular de uma protuberância visível no lado do dedo grande do pé, formada pelo desalinhamento do dedão, fazendo o pé inclinar-se para o segundo dedo. Há muitos sintomas incômodos em um joanete, tais como: dor, inflamação e vermelhidão entre outros.
Na maioria dos casos as pessoas já nascem com uma pré disposição genética para o joanete, embora o problema possa aparecer ou se agravar com o uso de sapatos inadequados. É possível observar um número 20% maior de mulheres com o problema, em comparação aos homens, um função de saltos altos, bicos finos e calçados apertados - tudo em nome da beleza e da elegância!
Para controlar a dor a dica é usar calçados que dão aos dedos dos pés muito conforto. Use almofadas de amortecimentos específicos para joanetes, aplicações de gelo ou mesmo próteses personalizadas. O mais importante é perceber cedo a possibilidade de se ter um joanete e usar calçados confortáveis.
Precauções
O alongamento dos músculos da perna, dos pés e dos dedos previne a inflamação da articulação e reduz a dor. Para alongar siga as dicas abaixo:
1. Enrole uma toalha de rosto e pressione a ponta dos dedos sobre ela, deixando o calcanhar fixo no chão.
2. Dobre a toalha, coloque-a no chão e apoie a extremidade do dorso dos pés.
3. Apoie o pé sobre a tolha dobrada no chão e com os dedos desloque-a para frente e para trás, sem levantar a sola do pé.
4. Sentada com a mão sobre o joelho, pressione-o para baixo enquanto levanta o calcanhar do chão.
Esse artigo foi último pra você? Deixe um comentário!