async='async' data-ad-client='ca-pub-1470782825684808' src='https://pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js'/> A sensibilidade dos Florais de Bach - Ariane Baldassin


A sensibilidade dos Florais de Bach


Edward Bach era médico homeopata e patologista e possuía um talento especial: uma grande sensibilidade para a natureza. Interessado em aliviar o sofrimento humano, um dia descobriu que a diluição de essências florais era um sistema terapêutico capaz de equilibrar estados emocionais negativos, causa de doenças físicas e mentais. 

Segundo Bach, a ação dessas essências não se dá por meio de um processo químico ou farmacológico, mas vibracional. Essa qualidade promoveria uma ressonância celular estimulante da saúde. O National Center for Complementary and Alternative Medicine, do Instituto de Saúde dos EUA, classifica essa terapia como frontier medicine, isto é, ainda pouco explorada. Apesar disso, considerado o número de pessoas que dela se beneficiam, tem financiado estudos científicos para observação de seus efeitos. 

As 38 essências florais descobertas por Bach tratam as pessoas e não as doenças, e cada floral corresponderá às características individuais, bem como a forma como cada um reage às situações da vida.





Por que o Rescue funciona?

O floral Rescue Remedy, fórmula mais conhecida de Bach, combina o uso concomitante das essências Star of Bethlehem (atua na cicatrização de choques e traumas físicos ou emocionais), Rock Rose (estimula a coragem para enfrentarmos momentos difíceis e melhora os sangramentos), Impatiens (promove a paciência e a calma para relaxar, até chegar o socorro), Clematis (para estar alerta e presente para ajudar na recuperação) e Cherry Plum (ter lucidez nos momentos difíceis). Esta foi a única combinação idealizada originariamente por Bach. A indicação clássica pressupõe estados de sofrimentos agudos ou emergenciais (acidentes) e sofrimentos antecipatórios (entrevistas, consultas ao dentista ou ginecologista, momentos cirúrgicos etc.), comuns à maioria das pessoas.
 
O Rescue também pode ser usado nos casos de sofrimentos crônicos, quando o doente necessita tomar vários remédios para tratar males físicos ou psiquiátricos. A função é suprimir os eventuais efeitos colaterais de medicamentos, além de ajudar no enfrentamento desse quadro clínico, dando força e energia. Aqueles que se submetem à quimioterapia ou radioterapia, por exemplo, podem fazer uso do floral logo após as sessões. Ele também possui propriedades cicatrizantes e é utilizado em cortes, lacerações, queimaduras, fraturas e no alívio da dor.



5 razões para tomar os florais

1. Embora não seja único, é o principal instrumento utilizado para o equilíbrio das emoções e dos comportamentos mentais. Pode ser usado de maneira complementar, integrando-se perfeitamente em todo tipo de tratamento (nutricional, homeopático etc.).

2. Não possuem contraindicações nem efeitos colaterais, pois não são remédios. Até mesmo mulheres grávidas podem usá-los. Indicados sem limite de idade e por tempo indeterminado.

3. Estimulam sentimentos como o amor, a fé, a esperança, a alegria, coragem e paz, além de outras qualidades necessárias para que cada pessoa possa enfrentar a vida e as doenças de forma mais equilibrada.

4. Despertam o potencial de autocura que toda pessoa possui. Também melhoram a fluência de energia física, mental e emocional.

5. São indicados para aqueles que não podem se tratar sozinhos, porque dependem dos cuidados de outras pessoas, como portadores de alguma necessidade especial ou doenças degenerativas como o Alzheimer. Por fim, possuem custo acessível.



Essências mais usadas

O Rescue Remedy é o floral mais usado em todo o mundo. Mas outras essências podem ser indicadas de acordo com o tipo de personalidade, bem como as emoções vivenciadas em determinado momento da vida. Para isso, elas são divididas em sete grupos, destacando-se entre eles os seguintes florais.

Red Chestnut: para os que sentem medo ou preocupação de que algo ruim possa acontecer com seus entes queridos.

Wild Oat: para aqueles que se sentem perdidos e incertos quanto à própria direção da vida.

Mustard: para a tristeza profunda, sem causa conhecida.

Heather: para os que sofrem com a solidão, se sentem incompreendidos e, por isso, gostam de ser o centro das atenções.

Holly: para sentimentos de ódio, inveja, ciúmes vingativo e revolta.

Larch: falta de confiança nas próprias capacidades.

Chicory: para quem vivencia possessividade, ciúmes, apego, faz tudo pelos outros, mas espera reciprocidade.






Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

2 comentários:

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários