Volta às aulas: 5 Dicas para dar as boas-vindas aos alunos no 1º dia de aula

Em algumas escolas as aulas já começaram, mas a grande maioria irá mesmo à escola amanhã. E dá aquele friozinho na barriga, uma ansiedade e até um certo medo. E isso não vale só para as mamães ou papais não, vale para as crianças também, principalmente se entre o ano passado e esse, vocês mudaram seus filhos de escola.


Mas fiquem tranquilos porque é normal os novos alunos sentirem um misto de ansiedade e expectativas sobre a escola, os novos amigos e professores, as atividades a serem desenvolvidas, entre outras dúvidas. Mas lembrem-se: esse também é um período especial, que ficará marcado na vida de muitos deles, e para ser recordado de forma positiva ele precisa ter uma boa experiência logo no início.

Por isso, é hora da escola proporcionar bons momentos nesta ocasião. Algumas escolas promovem essa integração entre estudantes, de maneira animada e acolhedora, como Colégio Poliedro, de São José dos Campos (SP). Com esse intuito, o Poliedro realizou pela primeira vez na escola uma aula de zumba para estudantes dos Ensinos Fundamental II e Médio no dia 29 de janeiro (1º dia de aula). Bacana isso não é mesmo? Eu achei legal!

A aula foi facultativa e só participaram os alunos interessados. “Atividades em grupo nestes primeiros dias de aula são fundamentais para promover a integração entre os alunos e criar laços de amizade, importantes para o decorrer do ano letivo”, afirma Carlos Eduardo Barreira Lambert, coordenador do Ensino Fundamental II do Colégio Poliedro.

Na Poliedro todo início de ano letivo traz uma rotina divertida para os novos estudantes da escola. Já na entrada, o colégio realiza uma recepção exclusiva aos novos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II, com apresentações dos professores e de toda a equipe. Os alunos também têm uma aula divertida com um professor “aloprado” e sua assistente. Eles também preparam um tour pelo Colégio mostrando aos alunos todos os departamentos, laboratórios e colaboradores.

Os pais, por sua vez, podem ajudar as crianças tranquilizando-as e transmitindo a segurança de que a escola terá um ambiente acolhedor. “Acompanhar o filho até a escola também é importante, até que seja recebido por algum colaborador, que dará as informações necessárias”, indica o coordenador.

E que tal conferir algumas orientações para o início das aulas? 

1 – A escola deve ser acolhedora com os estudantes e estar preparada para dar informações neste momento em que surgem tantas dúvidas. O aluno, desta maneira, se sente mais seguro quando é orientado sobre o que vai acontecer e o que ele tem que fazer.

2 – Realize uma recepção especial com apresentações dos professores e de toda a equipe.

3 – Leve os alunos para fazer um tour pela escola. Esse tour deve ser divertido e o responsável deve apresentar os colaboradores ao longo do caminho.

4 – Promova alguma atividade marcante e descontraída. No Colégio Poliedro, por exemplo, os novos estudantes podem participar de uma aula de zumba e também soltam balões coloridos no céu simbolizando a nova etapa na vida escolar.

5 – Realize dinâmicas de integração e em grupo para a sala de aula, onde os estudantes possam se divertir e se conhecer melhor. Ter um ciclo de amizades será importante para o bom andamento dos estudos durante todo o ano letivo.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Google+ Followers

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários