Mudança de Carreira: A busca pela autorrealização

Uma das grandes escolhas de nossas vidas acontece ainda na adolescência, quando saímos do ensino médio e escolhemos que profissão seguir entre centenas de possibilidades de nível técnico ou superior.

Essa escolha geralmente é baseada em uma série de fatores que envolvem não só nossos gostos e aptidões, mas opiniões de familiares, amigos, ou alguma atividade profissional que já esteja envolvido na adolescência, por exemplo.

No entanto, com o passar do tempo novos interesses podem surgir e é comum que em algum momento da nossa trajetória profissional venhamos a nos perguntar se não é a hora de dar uma guinada de carreira.

Abrir o próprio negócio, mudar de área, enfim, dar novos rumos à atuação. Muitas transformações de carreias ocorrem após momentos em que a pessoa começa a rever sua trajetória e buscar um sentido maior no trabalho.


As razões para a realização dessa mudança são diversas, os profissionais podem estar em busca de uma remuneração melhor, mais qualidade de vida ou mais satisfação na atividade a ser desenvolvida.

Segundo, Joseane Freitas, Idealizadora e Diretora de Pesquisa da Perfix Consultoria, empresa especializada em processos de gestão de carreira, nesses casos a palavra chave é planejamento. ‘Para realizar de forma eficaz uma mudança profissional é preciso ter bem definido seus objetivos e com isso elaborar um plano de transição de carreira bem formulado, confiável e seguro’.

Abaixo Joseane lista algumas dicas para realização desse processo da melhor forma possível:

Objetivo
Você já sabe qual é a nova área de atuação que pretende seguir, portanto uma das principais tarefas é saber quais as competências exigidas para essa nova atividade. ‘Quais os conhecimentos obrigatórios?’ ‘O que é considerado um diferencial na área?’ ‘Qual(is) curso(s) você deverá fazer?’, enfim, é importante coletar o máximo de informação possível sobre a área.

Estude!
Sabendo quais competências e conhecimentos são necessários para a nova área de atuação, invista nos estudos. Uma mudança de carreira envolve novos aprendizados e conhecimentos técnicos.
Prepare-se para o recomeço – Sempre que começamos uma nova jornada precisamos subir um degrau de cada vez, portanto, é imprescindível planejar bem sua vida financeira para iniciar essa fase de transição. O processo de entrada no Mercado de trabalho sera iniciado do zero, logo, possivelmente haverá redução nos ganhos até se chegar a um patamar mais elevado na profissão.

Ajuda profissional
O processo de transição de carreira envolve uma reestruturação geral na vida, é preciso adquirir de novos estudos e competências, assim como o remanejamento pessoal e financeiro em busca desse novo objetivo, e muitas vezes as pessoas podem acabar se perdendo, dessa forma pode ser importante procurar ajuda de um profissional especializado que irá ajuda-lo ao longo de todo o processo de transição.

Perseverança 
Como tudo na vida, a transição de carreira é um processo, ele não acontece da noite para o dia, é preciso estar preparado para continuar caminhando mesmo quando houver frustração ou desânimo. Coragem, determinação e atitude são qualidades indispensáveis para se alcançar o sucesso.

Segue abaixo mini currículo da Fonte que pode falar de questões relacionadas a saúde nas empresas:
JOSEANE FREITAS - É Psicóloga, Mestra em Educação pela UNICAMP e Especialista em Desenvolvimento do Potencial Humano nas Organizações, pela PUCCAMP. Possui certificação internacional ‘Professional & Self Coaching’, junto ao Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Integrante da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) e da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Idealizadora e Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento na PERFIX Consultoria Organizacional.


Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!



Instagram

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários