As férias de julho chegaram, e agora o que fazer com as crianças?

Vivemos em pleno século XXI, marido e mulher trabalhando fora para juntos complementarem a renda familiar e oferecem uma vida melhor aos filhos, que na maioria das vezes passam o dia todo na escola ou o período regular dentro dela e o outro período sob os cuidados de alguém de confiança, seja a avó ou uma babá. Aí as férias escolares de julho chegam e você fica naquele dilema. E agora? Deixo o meu filho em casa, pego uns dias de férias do trabalho pra curtir com ele ou procuro as tradicionais colônias de férias?


Se a opinião de uma mãe valer pra alguma coisa, então eu deixo ela aqui. Se você tiver a oportunidade de tirar, nem que seja alguns dias de férias do seu trabalho para curtir com seus filhos, faça isso! Você não imagina como isso fará diferença na vida da sua criança. Vou relatar aqui a minha experiência. 

No passado eu estava com uma bebe nova em casa. A Lia tinha apenas alguns meses e as férias de julho chegaram. Depois de conversar com o marido, pesquisar sobre o assunto e ouvir algumas sugestões optamos por deixá-la o mês de julho inteiro na colônia de férias da própria escola. Ou seja, mesmo ambiente e mesmos amigos, mesmo as atividades sendo bem mais descontraídas. Resultado? Quando chegou setembro ela estava esgotada e não queria mais ir à escola. Qual a conclusão que eu tiro disso tudo? Criança também precisa de férias e elas precisam mudar de ares, de ambiente e de energia, para poderem voltar com tudo para o segundo semestre de aulas.

Quem disse que ser mãe e pai é fácil? Terceirizar a educação de um filho é! Então que tal vestir seu papel de verdade e curtir as férias ao lado do seu filho e estreitar os laços que os unem? Aproveito esse post para deixar algumas dicas do que fazerem.

Brincando em casa
Ficar em casa pode ser um programa legal para os dias mais frios ou chuvosos. Muito cuidado com a cozinha pois segundo estudos esse é o local onde ocorrem o maior índice de acidentes com crianças. Use aquelas grades de proteção para evitar que as crianças entrem no ambiente sem que você note.

Cineminha com pipoca e suco: cinema em shopping fica caro né? Então aproveite esses dias e monte um cenário legal. Coloque colchões no chão da sala, apague as luzes, faça pipoca e vale até um chocolate.

Montando cabaninha: pegue lençol e cadeiras, ou mesmo a mesa da cozinha e monte uma cabaninha. Vale fazer uma casinha e colocar muitas bonecas ou um posto de gasolina. Deixe a criatividade fluir.

Brinquedos educativos: vale quebra cabeça, blocos de montar, brinquedos novos ou mesmo os velhos. Só não vale deixar as crianças brincarem sozinhas. Algumas sugestões:


1) Riva Block Calesita
Blocos coloridos para criar, montar e desmontar. Estimula a criatividade e a imaginação dos pequenos e desenvolve a coordenação motora com as peças coloridas, entre elas rodinhas para montar um carrinho, um caminhão ou o que a imaginação inventar.

2) Lanchonete completa Calesita
Assim como o Mini Market e a Le Grand Chef Junior, a Lanchonete completa também ajuda a estimular o senso de coletividade e faz com que a criança coloque em prática os aprendizados das aulas de matemática através das vendas de brincadeirinha dos lanches. Na lanchonete, é possível colocar o hambúrguer na chapa para tostar, pegar as batatas na frigideira, preparar um delicioso cachorro-quente, um suco ou um café para acompanhar e de sobremesa ainda tem sorvete. O brinquedo é equipado com forno e geladeira para a brincadeira ficar ainda mais divertida ao lado dos amigos.

3) Mini Market Calesita
Mercadinho completo para brincar com os amigos. Escolhe as frutas, verduras, pesa tudo na balança e coloca as caixinhas na cestinha para fazer uma compra completa. Com este brinquedo, a criança põe em prática os aprendizados das aulas de matemática, fazendo os cálculos das vendas ou contando os produtos do estoque.

Claro que deixar o filho no computador, celular oubtablet é muito conveniente. Liberar o uso uma hora por dia, desde que monitorado e não próximo a hora de dormir para não prejudicar o sono tudo bem. Mas não abuse. Aproveite os dias e busque alternativas ao ar livre

Brincado ao Ar Livre
Aproveite os dias mais quentes e ensolarados para brincarem juntos ao ar livre. Visite parques ou zoológicos e conheça novos animais, plantas e crie um cenário para um piquenique. As crianças adoram!

Que tal voltar a sua infância e brincar de soltar pipa ou pular amarelinha. Vale andar de skate, patins ou bicicleta desde que seja em um lugar seguro.

E se faltar ideia do que fazer, super indico esse livro que tem uma proposta super bacana:


Disponível para compra na PBKids por apenas R$ 6,50, o livro “101 coisas para fazer com as crianças antes que elas cresçam” contribuir para a educação pública do Brasil. As vendas do título na rede de brinquedos terão o seu lucro destinado para o Instituto Ayrton Senna - organização que se dedica há mais de duas décadas a qualificar o ensino em escolas públicas de todo o Brasil e, com isso, beneficia milhares de crianças e jovens.

O livro é assinado pela jornalista (e mãe!) Roberta Faria, uma das fundadoras da Editora MOL, empresa de comunicação que se dedica 100% ao que chama de projetos socioeditoriais, ou seja, projetos de conteúdo que revertem renda para organizações não-governamentais. Em dez anos, os projetos criados pela MOL já destinaram cerca de R$ 20 milhões para mais de 30 ONGs, inclusive o Instituto Ayrton Senna. "Temos uma tripla missão no mundo: gerar renda para as ONGs, agregar valor às marcas parceiras e inspirar os leitores a conquistar mais felicidade nas suas vidas. Dá para fazer isso em muitos setores, mas, com certeza, facilita ter crianças como tema e um parceiro varejista que tem a brincadeira como alma do negócio", diz a autora Roberta Faria.

Além do fator social, que será um estímulo de vendas do produto, o livro servirá como espécie de um guia para os adultos, que terão 101 sugestões de programas para fazer com as crianças. Todas as opções podem gerar memórias positivas e duradouras, para ressoar em corações e mentes por muitos anos.

São 101 dicas e inspirações bacanas do que fazer com o seu filho. Além de brincarem juntos, vocês ainda ajudam porque o livro traz essa proposta social super bacana!

Espero que as férias sejam boas por ai. Por aqui  já estamos nos programando!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!



Instagram

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários