Método BLW: Introdução de alimentos sólidos para bebês


O Método BLW (do inglês Baby Led Weaning - Desmame Guiado pelo Bebê) é uma estratégia de alimentação de bebês cada vez mais popular. De forma resumida, ele consiste em escapar da etapa de papinhas e purês na transição da amamentação para as comidas.

O Método BLW consiste, portanto, em oferecer – na época correta – comidas reais, preparadas de forma mais fácil para a digestão. Além disso, o método acredita no abandono da estratégia de “forçar a criança”.

Isso quer dizer que a brincadeira do aviãozinho não funciona para o Método BLW. Você prepara a comida e a criança come, sob o controle dela própria, sem sua intervenção adicional. Isso gera uma relação mais íntima entre a criança e sua comida, apagando a etapa da comida como algo forçado.


Saiba mais sobre o Método BLW e suas diretrizes de alimentação:

Qual é a idade apropriada para o Método BLW?
Os bebês devem ter, ao menos, seis meses para que o método seja aplicado. É a idade na qual os alimentos sólidos começam a ser introduzidos, e o bebê já consegue sentar-se sozinho sem ajuda e segura objetos com destreza.

O Método BLW garante que os bebês recebam todos os nutrientes necessários?
Não, o que garante os nutrientes necessários é você preparar uma dieta adequada para a criança. O Método BLW diz respeito mais à forma como você irá introduzir os alimentos na vida de seu filho, do que ao que você irá introduzir.

Dar atenção ao fornecimento de alimentos saudáveis é tão importante no Método BLW, quanto em outras formas de alimentação. A diferença é que, neste caso, você não coloca todas as suas esperanças em uma papinha, forçando a criança.

O Método BLW é contra papinhas?
Depende. Se você criar sua própria papinha com ingredientes que conhece, transformando-os em purê, não há nenhum impedimento. O problema começa quando você opta por introduzir “comida de verdade” com papinhas prontas, encontradas no mercado.

Neste caso, você está negligenciando a relação do bebê com sua comida duas vocês. Além de estar definindo o que ele irá comer (o que é esperado a esta altura), você estaria “empurrando” a responsabilidade para o fabricante.

No entanto, fazer comida de qualidade e servir em forma de papinha algumas vezes por semana não é ruim. Quanto mais tipos de textura, sabores e experiências a criança tiver, melhor. O importante é não forçar o seu distanciamento com a comida para a cultura alimentar de seus filhos.

O Método BLW é o melhor para os bebês?
Obviamente, isto depende dos valores que você considera relevantes para sua criança. O Método BLW busca introduzir um valor de proximidade e convivência com a comida desde cedo. Seus idealizadores consideram que o ato de “forçar a ingestão” rouba parte de uma experiência. 

Esta experiência, quando fornecida adequadamente, pode mudar a forma como a criança compreende sua alimentação no futuro. Se você tem dúvidas sobre a utilização do método, converse com um pediatra de confiança. A utilização exclusiva das tradicionais papinhas é uma comodidade, longe de ser uma regra unânime. Oferecer uma experiência variada para seus filhos pode ser determinante para um futuro saudável.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre muito bem vindo!

Google+ Followers

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários