Especial Dia das Crianças: Os brinquedos que as crianças mais vão gostar por faixa etária


Como o Dia das Crianças está chegando e eu sou mamãe, jamais poderia deixar de compartilhar aqui no espaço sonho do blog dicas de como escolher o melhor presente, de acordo com a faixa etária da criança, e também sugestões de brinquedos.

Agora pare e pense. Quantas vezes suas amigas te perguntaram o que dar para seu baby? Quantas vezes você mesma não teve dúvidas do que dar? Se essas dúvidas já surgem quando queremos presentear nossos filhos, os filhos de alguém em especial ainda se sobressaem as nossas não é verdade? É só você para para pensar nas vezes que precisou presentear os sobrinhos, os filhos de amigos, os afilhados ou mesmo os priminhos. Quando é um aniversário então nem se fala. A primeira coisa que a vendedora pergunta: faixa etária! Claro, cada brinquedo tem uma indicação, porque tem o seu papel no desenvolvimento da criança.

Para ajudar na hora da escolha, A Teresa Ruas, especialista em desenvolvimento infantil e consultora Fisher-Price, listou dicas bem bacanas para presentear as crianças de acordo com sua idade e necessidade e eu compartilhar essas dicas incríveis aqui hoje.


Os brinquedos que as crianças mais vão gostar por faixa etária

0 a 4 meses:
Chocalhos, mordedores; ginásios e tapetinhos com mobílies; mobílies; itens de borracha para banheira, brinquedos sonoros.

4 a 8 meses:
Brinquedos de ação e reação, cubos/potes que possam estar seguros nas mãos e serem batidos um contra o outro; brinquedos que rolem para estimular o engatinhar; chocalhos. 

8 a 18 meses: 
Cubos para empilhar; potes para encaixe simples; brinquedos com corda para serem puxados; brinquedos de encaixe simples; instrumentos musicais e brinquedos sonoros. 

18 a 36 meses: 
Fase de grande desenvolvimento simbólico e de representação dos significados. Brinquedos que explorem este universo (bonecas, carrinhos, telefones). Brinquedos de encaixe; potes para empilhar; bolas de diferentes tamanhos, peso e textura; livros musicais.

Pré-escolares, de 3 a 6 anos:
Quebra cabeça; blocos para empilhar; jogos e brinquedos de encaixe com maiores desafios (diferente do encaixe simples); jogos e conjuntos para associar números, quantidades, cores, frutas, animais domésticos/selvagens e objetos; jogos com regras bem simples para desenvolver o comportamento em grupo; brinquedos para explorar a simbolização e imaginação (trem, avião, princesas, bonecas, carros); livros infantis. 

Crianças de 6 a 9 anos:
Jogos/brinquedos criativos e recreativos que estimulem as habilidades cognitivas e motoras; jogos com regras mais complexas que estimulem a convivência e valores grupais; quebra cabeça; livros infantis; livrinhos para desenhar e colorir.

Crianças de 9 a 12 anos:
Jogos com regras mais complexas e que exijam raciocínio; jogos e brinquedos utilizados ao ar livre que estimulem a competição, a convivência em grupo e o aprendizado social; livros; quebra cabeça. 

Adolescentes (após os 12 anos):
Quebra cabeça com número alto de peças pequenas; jogos que estimulem a relação de causalidade nas hipóteses e na indução; jogos e brincadeiras que estimulem o pensamento da indução de leis. 

Quem acompanha o espaço sonho do blog já conferiu as dicas de brinquedos para meninas que eu publiquei AQUI e brinquedos para meninos que eu publiquei AQUI. E eu já estou preparando um seleção especial voltada aos bebês, que postarei em breve. Então não deixe de acompanhar o espaço sonho.

Espero que você tenha gostado e que compartilhe essas dicas com outras mamães, ou tias, madrinhas e vovós!



Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Google+

8 comentários:

  1. Aqui em casa é uma luta para escolher.Minha caçula quer Mais Barbie e a maior quer livros.
    Adorei suas dicas!
    Bjim

    http://vitaminafeminina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre tem né amiga? Ainda mais quando há diferença de idade!

      Excluir
  2. minha irmã tem 7 anos mas prefere os brinquedos da faixa etária de 9 anos acredita?

    beijo
    adoletas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ela é precoce, ou seja, adiantada pra idade dela =)

      Excluir
  3. Amiga, esse ano o dia das crianças por aqui vai ser diferente, rs
    Sem brinquedos, apenas brincadeiras.
    Pelo menos essa é a minha ideia hoje, né!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Brinquedos são bom, mais as vezes é melhor substituir os brinquedos por outras opções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo da idade pode ser uma opção, mas que as crianças amam brinquedos isso é inegável!

      Excluir

Seu comentário é sempre muito bem vindo!



Instagram

Arquivos

Dados do blog

Dias online
Postagens
comentários